Reformas antecipadas descongeladas no privado já em 2015

ReformaO setor privado vai ver em 2015 as reformas antecipadas serem descongeladas, depois do Governo as ter suspendido em 2012, mas esta medida será apenas para trabalhadores com pelo menos 60 anos e 40 de descontos. Ainda assim, os trabalhadores que optarem por esta medida vão contar com reduções significativas no valor da sua pensão.

Estas reduções devem-se à nova fórmula de cálculo do factor de sustentabilidade, que se reflecte no valor das pensões o aumento da esperança média de vida, e também o corte de 0,5% na pensão por cada mês que falta para a idade legal para a reforma, os 66 anos.

No caso do factor de sustentabilidade, a alteração dos pressupostos feita no início de 2014 faz com que o impacto do aumento da esperança de vida no valor das pensões antecipadas seja de 13% em 2015. Ou seja, quem pedir a reforma antecipada no próximo ano terá de contar, logo à partida, com um corte de 13% na pensão.

A esta redução há ainda que somar um corte de 0,5% por cada mês que falte para atingir a idade legal. Assim, um trabalhador que peça a reforma antecipada com 60 anos e 40 de descontos terá um corte permanente na pensão de 49%.

Contudo, o Gorverno alterou o regime de bonificações para 2015, sendo que neste novo ano, por cada ano a mais de trabalho além dos 40, verifica-se uma redução de quatro meses na idade da reforma.

Estas medidas afectam apenas os trabalhadores do privado, uma vez que na função pública, a reforma antecipada nunca esteve congelada durante a permanência da troika em Portugal.

Em 2015, a idade normal de acesso à pensão mantém-se nos 66 anos e só em 2016, se notará um novo aumento, obrigando as pessoas do sector privado (e também público) a permanecer mais tempo no mercado de trabalho para ter acesso à pensão completa.

Neste novo ano a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) desaparece para a maior parte dos pensionistas, porém, os os cortes continuarão para quem tem rendimentos de pensões mais elevadas, esta medida afecta tanto os pensionistas do regime da Segurança Social como os da Caixa Geral de Aposentações.

Pensões de valor bruto entre 4611,42 euros e 7126,76 euros vão ter um corte de 15%, as pensões que excedem os 7126,76 euros ficam sujeitos a uma redução de 40%. Os cortes nos escalões mais baixos desaparecem.

De uma forma geral, o valor das pensões manter-se-á congelado. A excepção são as pensões sociais (199,53 euros), as do regime agrícola (239,43 euros), e o primeiro escalão das pensões mínimas (259,36 euros) que terão um aumento de 1%. O subsídio de Natal dos pensionustas continuará a ser pago em duodécimos ao longo do ano.

Sérgio Nunes recupera de acidente sofrido durante uma lide

CornadaDezembro2014_2Sérgio Nunes, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, sofreu uma cornada de dez centímetros, de trajectória ascendente, no terço superior da face interna da coxa direita, quando tentava, na terça-feira, na ganadaria António Silva, perto de Coruche.

O acidente ocorreu ao lidar a última vaca, grande e astifina, já na fase final da faena, tendo Sérgio Nunes sido operado de urgência, no hospital de Santarém, e recolhido a casa.CornadaDezembro2014_1

O cirurgião espanhol Luis Carlos Franco (na foto de cima), responsável pela enfermaria da Praça de Toiros de Badajoz e grande amigo dos toureiros portugueses, ao saber da colhida, fez questão de observar e confortar Sérgio Nunes.

 

Ajudas de Vida na edição de hoje do “À Conversa Com”

LuisPericoA Loja Ajudas de Vida, situada no Largo da Misericórdia, em Elvas, tem prestado auxílio à população que necessita do tipo de produtos comercializados, estando disponíveis 24 horas por dia.

“Comercializamos todo o tipo de ajudas, as chamadas ajudas técnicas, ajudas do banho, ajudas de vida diária, em termos de mobilidade a cadeira de rodas, também material de recuperação, algum material de fisioterapia, todo o tipo de ortóteses e ultimamente estamos a apostar numa linha completa de incontinência e material de proteção individual assim como cremes hidratandes, gel de banho…”, conta-nos Luís Perico.

Este projeto da Ajudas de Vida existe há oito anos, “começámos em armazém, só com coisas em armazém, depois tivemos um armazém já com uma exposição e já abríamos um pouco à tarde, e agora com as lojas temos feito um trabalho de porta-a-porta além da publicidade, e a procura tem vindo a aumentar gradualmente”.

Luís Perico confessa-nos que para este novo ano já existem alguns projetos em vista: “Em princípio no início do próximo ano vai aparecer alguma coisa em Campo Maior com as Ajudas de Vida, está tudo bem encaminhado para já, e talvez Borba e Vila Viçosa mais para a frente. Um passo de cada vez”.

A Ajudas de Vida é o tema do “À Conversa Com” de hoje, com o proprietário Luís Perico como convidado.

Ouvir aqui edição do “À Conversa Com”

Bonecos de Santo Aleixo em digressão no início de 2015

BonecosSantoAleixoOs Bonecos de Santo Aleixo partem em digressão no princípio do novo ano para realizar um conjunto de espetáculos, após a temporada de apresentação na Biblioteca Pública de Évora, onde foram vistos por 364 espectadores.

A primeira paragem vai ser em Sabugueiro, no concelho de Arraiolos, no dia 3 de janeiro, dia 4 na Casa do Povo de S. Miguel de Machede, no dia 5 na Casa do Povo de S. Manços, dia 7 na Casa do Povo de Torre de Coelheiros, dia 8 na Casa do Povo de Nossa Senhora de Machede, dia 9 na Casa do Povo da Graça do Divor, dia 10 na Sala de Teatro do GURA em Azaruja e no dia 11 será a vez do Salão do Grupo Desportivo de S. Sebastião da Giesteira receber os Bonecos de Santo Aleixo. Todas estas apresentações têm início marcado para as 21.30 horas.

Do reportório a apresentar destaca-se o “Auto do Nascimento do Menino Jesus” e o “Passo do Barbeiro”, estas peças integram o reportório tradicional, transmitido à “família” de bonecreiros do Cendrev pelo Mestre António Talhinhas que com eles trabalhou durante mais de 40 anos. Os actores Victor Zambujo, Ana Meira, José Russo, Isabel Bilou e Gil Salgueiro Nave garantem a realização dos espectáculos.

Este conjunto de espectáculos decorrem no âmbito dos protocolos que o Cendrev mantém com as Câmaras Municipais de Arraiolos e Évora e integram o Projecto Bonecos de Santo Aleixo – Um Património a Preservar, apoiado pelo INALENTEJO.

Raquel Trabuco venceu 32ª corrida de São Silvestre de Avis

SaoSilvestreAVis2014

A 32.ª edição da Corrida de São Silvestre em Avis realizou-se no passado sábado, 27 de dezembro, e este ano contou com a participação de mais de 300 atletas de diversos escalões, em representação de mais de 30 equipas.

O vencedor da prova em masculinos foi Ricardo Mateus do SCP, que percorreu a distância de 6,6Km, em 19,21 minutos.

Em femininos a primeira a cortar a meta foi Raquel Trabuco, do Clube Elvense de Natação (CEN), que percorreu a distância de 3,3Km, em 11,02 minutos.

Na classificação coletiva, o destaque foi para o CBAbrantes que com 132 pontos, alcançou o primeiro lugar do cômputo geral.

A prova contou com a organização da Associação Desportiva e Recreativa “Amigos do Atletismo de Avis”, em parceria com o Município de Avis, com a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e o apoio dos Bombeiros Voluntários Avisenses.

Taça: Terrugem em Monforte e Gafetense em Mosteiros

BolaOs encontros da primeira mão dos quartos-de-final da Taça da Associação têm lugar no primeiro fim-de-semana do Ano Novo: dois jogos no sábado e dois no domingo. A Rádio CAMPO MAIOR vai acompanhar, com reportagens em direto, a deslocação da Juventude da Terrugem a Monforte, no sábado, e a receção do Mosteirense ao Gafetense, na tarde de domingo.

A Associação de Futebol de Portalegre marcou para sábado 3 de janeiro, às 15 horas, as partidas Monfortense – Terrugem e Fronteirense – Montargilense. Para domingo dia 4, também às três da tarde, disputam-se os jogos Mosteirense – Gafetense e Crato – Estrela. A segunda mão desta eliminatória está marcada para sete semanas depois, a 22 de fevereiro.

Os espaços desportivos da Rádio CAMPO MAIOR têm lugar nas tardes de sábado e domingo, entre as 14 e as 18.30 horas, com informação e reportagem em direto.

Operação Ano Novo Seguro da GNR tem início hoje

GNR1A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar, a partir de hoje, dia 31, até 4 de janeiro, o patrulhamento e a fiscalização rodoviária nos itinerários associados às festividades do Ano Novo, com o objetivo de prevenir a sinistralidade rodoviária com a Operação Ano Novo Seguro.

Durante todo o período da operação vão estar nesta operação 6 572 militares, pertencentes à Unidade Nacional de Trânsito, aos comandos territoriais e à Unidade de Intervenção, que estarão particularmente atentos: à condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; ao excesso de velocidade; à não utilização do cinto de segurança e dos sistemas de retenção; à falta de habilitação legal para conduzir; ao uso de telemóvel durante a condução; e ao não cumprimento das regras de trânsito.