Futebol Distrital: Terrugem ganha 0-3 em Sousel

Bola_1A Juventude Desportiva de Terrugem venceu em Sousel por 0-3, na tarde deste domingo, dia 7, na nona jornada da primeira fase do campeonato distrital de seniores. Com este triunfo, o conjunto do concelho de Elvas consegue a primeira vitória do campeonato. O Sousel não tem pontos nem golos marcados

Os golos da Terrugem em Sousel foram marcados por Alfaia (45’), Janita (90’+1’) e Sérgio (90’+3’). Num encontro em que a equipa do concelho de Elvas desperdiçou várias ocasiões, os souselenses não tiveram nenhuma.

Resultados da jornada: Monfortense, 0 – Mosteirense, 3; Estrela de Portalegre, 2 – Fronteirense, 1; Sousel, 0 – Terrugem, 3; Gafetense, 1 – Montargilense, 1 e Gavionenses, 1 – Crato, 1.

A classificação, no final da primeira volta, está assim: 1º Crato 23 pontos; 2º Estrela 19; 3º Gavionenses 18; 4º Mosteirense 15; 5ºs Montargilense e Monfortense 13; 7º Fronteirense 10; 8º Gafetense 9; 9ºTerrugem 4; e 10º Sousel com zero pontos.

Reabilitação urbana de Alegrete distinguida nos Prémios IHRU 2014

Prmios_IHRU_2014O projeto designado por “Delimitação da Área de Reabilitação Urbana de Alegrete”, da Câmara Municipal de Portalegre, foi distinguido com uma menção honrosa, na categoria “Área de Reabilitação Urbana”, na edição 2014 dos Prémios IHRU.

O Prémio IHRU, atribuído pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, é o mais antigo e um dos mais prestigiados que é atribuído no nosso País nesta área, e visa, entre outros objetivos, “valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projetistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana”, “promover a disseminação de boas práticas” e “contribuir, através do conhecimento de experiências inovadoras, para a contínua adaptação a novas situações”.

A cerimónia pública de entrega dos Prémios IHRU 2014 realizou-se em Lisboa, no dia 4 de Dezembro, e foi presidida pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Eng.º Jorge Moreira da Silva.

O projeto em causa, e ao qual foi agora atribuída esta distinção, foi inteiramente realizado na Câmara Municipal de Portalegre e por técnicos da Autarquia, nomeadamente pelas arquitetas Susana Sousa (coordenadora técnica) e Maria de Jesus Pires, arquiteta paisagista Ana Santos e engenheiro Armando Campino, sob a coordenação geral do vereador Nuno Santana.

A Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Maria Adelaide Teixeira, mostrou-se extremamente satisfeita e orgulhosa com mais este prémio, “sinal e reconhecimento de que o trabalho que foi pensado e que tem sido levado a cabo pela Autarquia, na área da reabilitação urbana, é um trabalho sério, consequente e cujos resultados começam já a ser bem visíveis”. Adelaide Teixeira destacou, por outro lado, o facto de “o projeto agora premiado ser da inteira responsabilidade e ter sido integralmente executado por técnicos da Câmara Municipal, o que atesta o empenho, a dedicação e a competência dos mesmos e o excelente trabalho que tem sido realizado pelo Serviço de Reabilitação Urbana, integrado na Divisão de Ordenamento, Planeamento e Gestão Urbanística”; manifestando ainda a certeza de que “o investimento na reabilitação urbana, até por esta ser uma área que o atual Executivo definiu como estratégica e prioritária, vai prosseguir e, sobretudo, vai ser aprofundado, alargando-se, nomeadamente, a outras zonas da cidade e a outras freguesias rurais”.

Campo Maior: Projeto Incentiv@r-te animou população

Lemm_Project_em_Campo_MAiorO espetáculo anual do projeto Incentiv@r-te E5G (Escolhas 5ª Geração) da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, realizou-se ontem à tarde, no centro cultural da vila.

Alexandra Mamede, da organização, referiu que ao longo da tarde “tivemos as mostra de dança, hip hop e dança cigana, a apresentação resumida das principais atividades ao longo do ano, a exibição de uma curta-metragem sobre um jovem de Campo Maior que nós achamos que é um exemplo a seguir e representações teatrais”.

O projeto Incentiv@r-te E5G (Escolhas 5ª Geração) pretende “integrar crianças em risco social, como é o caso das crianças de etnia cigana”.

“Posso dizer que tem sido um prazer trabalhar com estas crianças e jovens e ajudá-los a enfrentar os seus medos. Temos que acreditar na integração, dar uma oportunidade e conhecer as pessoas”, salientou Alexandra Mamede.

O espetáculo contou com a atuação musical dos “Lemm Project”.

Monsaraz inaugura presépio de rua com Cante Alentejano

PresepioMonsarazA vila medieval de Monsaraz vai apresentar pela décima quinta vez consecutiva o presépio de rua com figuras em tamanho real. Na inauguração, que se realiza este domingo, dia 7 de dezembro, pelas 19h, vai ouvir-se o Cante Alentejano, classificado recentemente como Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, através das vozes dos cantadores do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

O presépio de rua com figuras em tamanho real é um projeto artístico da escultora Teresa Martins e integra 46 figuras representativas da natividade. As figuras foram construídas a partir de grandes estruturas de ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua e estão pintadas em tons pastel, rosa velhos e lilases, e com as caras e as mãos feitas em cerâmica.

Monsaraz vai ter animação durante a quadra natalícia. Os visitantes que se desloquem à vila medieval entre 5 de dezembro e 6 de janeiro terão a possibilidade de efetuar um percurso diferente do habitual pelas ruas da vila, “acompanhados” por figuras representativas do Natal, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o almocreve, a lavadeira ou a fiadeira.

As figuras vão estar iluminadas e dispersas pelas ruas até ao Largo do Castelo, local onde se encontra o conjunto principal do presépio, constituído pelas esculturas da Virgem Maria, S. José e o Menino Jesus. Em cada ano há figuras que são colocadas em diferentes locais de Monsaraz, atribuindo-lhes outro significado.

Com este presépio de rua, o Município de Reguengos de Monsaraz pretende animar a vila medieval, tornando as suas ruas históricas como espaço privilegiado para a figuração da Natividade. No dia 20 de dezembro, às 21h, haverá “Cante ao Menino” na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, pelo Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, que fará também o concerto “Cante de Reis”, no dia 5 de janeiro, às 19h30, junto ao presépio de rua.