Meteorologia: Temperaturas mínimas vão descer

FrioAs temperaturas mínimas vão descer, a partir desta segunda-feira, 5 a 6 graus nas regiões do norte e centro devido à passagem de uma massa de ar frio polar.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a massa de ar frio vai provocar uma descida das temperaturas, nomeadamente das mínimas, até sexta-feira, o dia em que deverão estar mais baixas.

Na região sul as temperaturas mínimas vão ser positivas, devendo variar entre um e cinco graus. Na região do Porto as mínimas vão rondar os três graus e em Lisboa cinco ou seis graus.

Empresas do Grupo Nabeiro entre as melhores do país

Grupo_NabeiroAs empresas do Grupo Nabeiro, de Campo Maior, encontram-se entre as melhores empresas e grupos de Portugal, segundo o Diário de Notícias (DN).

Para a realização desta tabela, o DN utilizou “critérios exclusivamente quantitativos, com base nos dados dos relatórios e contas recolhidos junto das firmas”. “O objectivo desta iniciativa sempre foi premiar a excelência e conferir maior visibilidade aos casos exemplares de gestão do universo empresarial português”, refere o DN.

Nos 100 Maiores Grupos de empresas, na posição 80 surge o Grupo NABEIROGEST.

Num outro ranking, o dos Maiores Grupos com sede em Portugal, o Grupo NABEIROGEST, SGPS surge na 50ª posição.

Numa classificação por sector, nomeadamente no Sector Agroalimentar, Bebidas e Tabaco, no que às exportações se refere, a empresa Nabeiro – Manuel Rui Azinhais Nabeiro surge na 8ª posição.

Na lista das 1000 Maiores, são incluídos dados de empresas e não de grupos, ordenadas por volume de negócios. Neste ranking surgem as seguintes empresas de Campo Maior:

87º – DELTA CAFÉS, SGPS

136º – NABEIRO – MANUEL RUI AZINHAIS NABEIRO

260º – NOVADELTA – Comércio e Idústria de Cafés

Analisando este ranking das 1000 maiores empresas, verifica-se que no distrito de Portalegre se encontram apenas sete, três das quais em Campo Maior, nas posições atrás referidas. As restantes encontram-se nas posições 320 – Amorim Florestal, 375 – ULSNA – Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, 517 – Evertis Ibérica, e na posição 656 – SELENIS Portugal.

 

Sociedade Recreio Musical 1º de Dezembro faz hoje 78 anos

Banda1DezembroCampoMaiorA Sociedade Recreio Musical 1º de Dezembro de Campo Maior comemora hoje o seu 78º aniversário.

A associação, com sede no Largo do Barata, é uma das mais antigas da vila campomaiorense.

A banda tocou pela primeira a 1 de dezembro de 1936, considerada a data de fundação, sendo na altura dirigida pelo maestro Lino Fernandes.

 

Ranking das Escolas 2014: Secundária de Campo Maior sobe na classificação

Ensino2Já é conhecido o Ranking das Escolas 2014, com base nos dados fornecidos pelo Ministério da Educação, e que revela as médias de mais de 3.700 escolas em todo o país.

Para a elaboração do ranking foram tidas em conta as médias dos exames nacionais de 1ª e 2ª fase, de todos os alunos internos.

No ensino secundário, no distrito de Portalegre, a escola mais bem classificada a nível nacional é a Escola Secundária D. Sancho II, Elvas, na posição 346 e com uma média de 96,77.

Em Campo Maior, a Escola Secundária ocupa a posição 413 com uma média de 94,09 valores.

Na posição 501 está a Escola Secundária de S. Lourenço, em Portalegre com 88,84 de média.

A Escola Básica e Secundária Prof. Mendes Remédios, em Nisa, ocupa a posição 539 com uma média de 85,69.

No ranking das dez piores escolas do ensino secundário está a Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, em Alter do Chão, na posição 616º.

Neste ranking está em primeiro lugar o Colégio Nossa Senhora do Rosário no Porto.

O ranking do 4º ano tem por base os exames de 1ª e 2ª fase de Matemática e Português.

A nível nacional, o primeiro lugar é ocupado pelo Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus, no Porto.

A nível distrital, a melhore classificação vai para a Escola Básica do Bairro Novo, em Campo Maior, na posição 485, seguida da Escola Básica de Gavião, na posição 657. A Escola Básica de Atalaião, Portalegre, está na posição 673, e a Escola Básica de Sousel na posição 685. Na posição 1134 surge a Escola Básica da Praceta, Portalegre, seguida, na posição 1335, pela Escola Básica da Fonte Nova, Campo Maior. A Escola Básica de Alter do Chão ocupa a posição 1347 e a Escola Básica da Boa Fé, em Elvas, a posição 1483. Ainda no que diz respeito a Elvas, temos a Escola Básica de Santa Luzia, em 1497º.

A fechar o ranking, na posição 1737, está a Escola Básica da Avenida, em Campo Maior e em 1797 a Escola Básica da Cooperativa, também em Campo Maior.

Nos 6ºs e 9ºs anos o ranking tem por base as médias dos exames de Português e Matemática.

A primeira escola do distrito de Portalegre é o Colégio Luso-Britânico, em Elvas, na posição 9e, seguida da Escola Básica n.º 1 de Monforte, na posição 318 e da Escola Básica Cristóvão Falcão, de Portalegre, em 398º.

Em Castelo de Vide, a Escola Básica Garcia da Orta está em 561º e em 673º, a Escola Básica José Régio, em Portalegre. Algumas posições abaixo, em 680º, está a Escola Básica de Arronches e em 713º, a Escola Básica João Pedro de Andrade, de Ponte de Sôr.

A Escola Básica n.º 1 de Elvas surge na posição 777 e a Escola Básica e Secundária Padre José Agostinho Rodrigues, em Alter do Chão, na posição 891.

Quanto às restantes escolhas do distrito:

898 Escola Básica de Vila Boim, Elvas

984 Escola Básica de Ammaia, Portagem, Marvão

999 Escola Básica Ana Maria Ferreira Gordo, Crato

1003 Escola Básica n.º 1 de Montargil, Ponte de Sôr

1017 Escola Básica Mestre de Avis, Avis

1023 Escola Básica São João Batista, Campo Maior

1056 Escola Básica Frei Manuel Cardoso, Fronteira

1087 Escola Básica n.º 2 de Elvas

“À Conversa Com” Miguel Mendão

mendao

O Restaurante “El Cristo” prepara-se para um novo desafio com a abertura de um espaço gourmet direcionado para produtos regionais de qualidade garantida.

A nova loja, situada na Rua da Cadeia, abre portas amanhã, terça-feira, dia 2 de Dezembro, e pretende “trazer até à cidade mais turistas que me podem ajudar também a mim no negócio, Nesta loja vamos apostar nos produtos nacionais. Vamos ter também produtos estrangeiros como é o caso dos gins e whiskey mas 80 % dos produtos são portugueses. Temos ainda roupa e produtos em cortiça, produzidos na Artipel”.

Miguel Mendão é o convidado na edição de hoje da “À Conversa Com”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”