Elvas: vítima de meningite transportada para hospital de Évora

nmCerca das 12h17 deste domingo, os Bombeiros Voluntários de Elvas receberam um alerta relativo a uma vítima que apresentava sinais de temperatura alta e alguma agitação, bem como dificuldade em se expressar. De imediato foi mobilizada uma viatura com dois bombeiros para o local, onde se veio a confirmar que a vítima era de sexo masculino e tinha 18 anos.

Ao chegar ao Hospital de Santa Luzia, em Elvas, levantou-se a suspeita de meningite bacteriana, pelo que de imediato a vítima e os dois bombeiros (tripulante e motorista) foram isolados enquanto se aguardava os resultados, que se vieram a confirmar.

A vítima de 18 anos foi transportada pela viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas para o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e os dois bombeiros tomaram a medicação adequada a este tipo de situações, pelo que não correm qualquer tipo de perigo de contagio. Já retomaram os dois ao quartel.

Tiago Bugio, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas informa a população que “não é um caso de alarmismo, foi um caso pontual, não há motivos para que a população esteja com nenhum alarmismo nem preocupação, o caso foi identificado, e foram tomadas as medidas necessárias”.

Fronteira: Equipa de Jean Brochard vence 17ª edição do 24 Horas TT

carbonizado108_AA equipa de Jean Brochard, Stéphane Santucci, Mickael Caze e Thierry Charbonnier é a vencedora da 17ª edição da prova de Todo-o-Terreno 24 Horas Vila de Fronteira. A formação do Caze Nissan Buggy liderou durante toda a segunda metade da corrida e foi a primeira a terminar a prova, e foi a equipa que mais quilómetros percorreu no terródromo de Fronteira, com 96 voltas que equivalem a 1632 quilómetros.

Em segundo lugar ficou o A.C. Nissan Proto de Mário Andrade, Alexandre Andrade, Charvot Florent, Cédric Duple e Stéphane Duple, enquanto Jean Chevrier, Philippe Berruier, Bertrand Vincendeau e Luís Dias concluíram a maratona com o Propulsion Oryx no último lugar do pódio.

A corrida teve apenas dois líderes, a Sports & You, que dominou os treinos livres e cronometrados, e ficou na frente da classificação logo desde os primeiros metros, e a formação de Brochard. Um rolamento gripado numa roda do JMS BMC-Evo2 fez com que a equipa que ganhou em 2013 cedesse essa posição apenas temporariamente. O atraso irremediável aconteceu mais tarde. Depois da passagem pela 12ª hora de competição, a caixa de velocidades do protótipo quebrou-se e os técnicos da Sports & You tiveram quase uma hora para a substituírem. António Coimbra, Luís Silva, José Pedro Fontes, Miguel Barbosa e Pedro Bianchi Prata iniciaram nova recuperação na pista mas a pouco mais de duas horas do fim, a suspensão do carro cedeu e a desistência foi inevitável.

A melhor equipa totalmente lusa foi a da Nissan Navara pilotada por Vítor Conceição, Tiago Rodrigues, João Carvalho e Nuno Pires. A formação não só conseguiu um lugar entre os dez primeiros, com o nono posto, como venceu a categoria Promoção C.

Campanha do Banco Alimentar termina hoje com decréscimo de doações

bancoalimentar2014_A Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome chega hoje ao fim, depois de dois dias de recolha de alimentos, nas grandes superfícies comerciais.

Filipe, voluntário no Banco Alimentar em Elvas, afirmou à Rádio ELVAS que este ano “está um pouco fraco”, em fim-de-semana muitos são os espanhóis que aproveitam para passar a fronteira e vir até à cidade raiana, ainda assim, naquele ponto de recolha, a doação foi feita na sua maioria “por portugueses”.

Também Francisco, membro do Agrupamento nº158 de Escuteiros de Elvas, num outro ponto comercial da cidade, garantiu que “está a correr bem, mas notamos mais a diferença em relação ao ano passado, penso que as pessoas estão a dar um pouco menos”.

Campanha de recolha de alimentos a decorrer desde ontem, termina hoje, com menor volume de ofertas, em relação ao mesmo período do ano passado.

“O País das Gravatas” apresentado hoje em Esperança

paisgravatasJoão Sena Janeiro apresenta hoje, domingo dia 30, o seu livro “O País das Gravatas”, no Centro Interpretativo da Esperança, no concelho de Arronches, pelas 16 horas.

O autor explica que este seu primeiro trabalho “é dedicado a um miúdo de cinco anos que sofre de um tumor na cabeça”. “Quando eu soube que tinha esse problema, peguei em tudo o que já tinha na cabeça e escrevi a história numa noite”, lembra João.

O “País das Gravatas” é uma história concebida para os mais pequenos, mas que conta com mensagens direcionadas também para adultos. “O feedback tem sido muito bom”, assegura o autor.

O oficial da GNR já tem mais duas obras preparadas e uma outra em fase de produção. A Alfarroba foi quem editou a primeira obra deste militar da GNR, natural de Elvas. O livro conta com ilustrações de Tânia Bailão Lopes.

A apresentação de “O País das Gravatas” decorre hoje, no Centro Interpretativo de Esperança, no concelho de Arronches, às 16 horas.

Badajoz: Fehispor – Feira Hispano Portuguesa chega hoje ao fim

fehisporChega hoje ao fim a 25ª edição da Fehispor – Feira Hispano Portuguesa.

Cerca de 130 empresas portuguesas e espanholas marcaram presença nesta feira, para se promoverem.

O certame decorre nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz, desde quinta-feira e termina ao final da tarde deste domingo.

Este evento é sobretudo uma amostra cultural e empresarial daquilo que é possível encontrar nos dois países – Portugal e Espanha.

Estremoz: Cozinha dos Ganhões chega hoje ao fim

_DSC0259A 22ª edição da Cozinha dos Ganhões chega este domingo dia 30, ao fim, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, onde decorre desde a passada quinta-feira.

Este ano a exposição “Estremoz Caça e Pesca” decorreu em simultâneo, de 28 a 30 de novembro, no pavilhão C, organizado pela Confraria dos Amigos do Campo, incluído no programa da Cozinha dos Ganhões, com a novidade da ligação melhorada entre os dois pavilhões.

Foram muitos os expositores de artesanato e de produtos agroalimentares estremocenses que marcaram presença nesta 22ª edição, bem como os restaurantes da zona, que deram a conhecer aos visitantes a gastronomia típica alentejana.

A par da gastronomia, produtos regionais, doçaria, vinhos, queijos, enchidos e artesanato, o certame contou ainda com várias iniciativas, como espetáculos de fado e de música popular e um desfile de moda.