O Plano de Ação 2014-2020 foi aprovado na sua globalidade e por unanimidade esta sexta-feira, dia 28 de novembro, na Assembleia Geral da ATLA realizada durante a Feira do Montado, a decorrer em Portel, que juntou os municípios e ayuntamientos de Alqueva e seus associados. O documento agora apresentado e aprovado incorporou as recomendações decorrentes da apresentação pública do mesmo realizada dia 7 de novembro em Mourão e os contributos decorrentes de um conjunto de reuniões parcelares com entidades regionais ocorridas entretanto.
O Presidente da Associação, José Calixto, ressaltou a importância de uma estratégia de gestão territorial integrada e de especialização inteligente do Lago Alqueva.
O Plano de Ação 2014-2020 foi construído, tendo por base a vocação e especialização deste território, com a participação ativa dos seus parceiros em todas as fases que antecederam a sua apresentação e incorpora os objetivos temáticos e prioridades de investimento definidas pela Comissão Europeia para o próximo Quadro Comunitário de Apoio. Para tal foram definidos seis pressupostos que refletem um conjunto de ações integradoras divididas por quatro eixos: Ações Transversais, Eixo 1 – Ambiente e Ordenamento do Território, Eixo 2 Inovação, Empreendedorismo e Competitividade, e Eixo 3 Turismo.
De salientar que este Plano não representa intenções mas sim ações concretas assumidas e quantificadas pelos parceiros que permitem ao Alqueva o prometido desenvolvimento e a sua afirmação ao nível nacional e internacional.
A concretização do Plano de Ação assenta na utilização dos fundos disponíveis no Programa Operacional da Região do Alentejo, nos programas transfronteiriços, transnacionais e inter-regionais, e outros programas comunitários disponíveis, mas também na abordagem dos programas plurifundos.
Da reunião saiu reforçada a convicção de que a criação e implementação da ITI Alqueva, prevista no Acordo de Parceria do Governo Português, será o fator chave que permitirá colocar em prática uma verdadeira gestão territorial integrada acompanhada por uma equipa de missão com um capital humano experiente, resiliente e fortemente orientado para a inovação.
A ATLA assume e reforça assim o seu papel ativo na gestão territorial integrada de Alqueva e o desejo de potenciar o desenvolvimento deste território marcadamente rural, que possui uma identidade muito própria, um capital humano genuíno, recursos naturais e patrimoniais de elevado valor, e um elevado potencial na agricultura e agro-indústria, no turismo e nas indústrias não poluentes.