Portel: Plano de Ação 2014-2020 aprovado

AlquevaO Plano de Ação 2014-2020 foi aprovado na sua globalidade e por unanimidade esta sexta-feira, dia 28 de novembro, na Assembleia Geral da ATLA realizada durante a Feira do Montado, a decorrer em Portel, que juntou os municípios e ayuntamientos de Alqueva e seus associados. O documento agora apresentado e aprovado incorporou as recomendações decorrentes da apresentação pública do mesmo realizada dia 7 de novembro em Mourão e os contributos decorrentes de um conjunto de reuniões parcelares com entidades regionais ocorridas entretanto.

O Presidente da Associação, José Calixto, ressaltou “a importância de uma estratégia de gestão territorial integrada e de especialização inteligente do Lago Alqueva”.

O Plano de Ação 2014-2020 foi construído, tendo por base a vocação e especialização deste território, com a participação ativa dos seus parceiros em todas as fases que antecederam a sua apresentação e incorpora os objetivos temáticos e prioridades de investimento definidas pela Comissão Europeia para o próximo Quadro Comunitário de Apoio. Para tal foram definidos seis pressupostos que refletem um conjunto de ações integradoras divididas por quatro eixos: Ações Transversais, Eixo 1 – Ambiente e Ordenamento do Território, Eixo 2 – Inovação, Empreendedorismo e Competitividade, e Eixo 3 – Turismo.

De salientar que este Plano não representa intenções mas sim ações concretas assumidas e quantificadas pelos parceiros que permitem ao Alqueva o prometido desenvolvimento e a sua afirmação ao nível nacional e internacional.

A concretização do Plano de Ação assenta na utilização dos fundos disponíveis no Programa Operacional da Região do Alentejo, nos programas transfronteiriços, transnacionais e inter-regionais, e outros programas comunitários disponíveis, mas também na abordagem dos programas plurifundos.

Da reunião saiu reforçada a convicção de que a criação e implementação da ITI Alqueva, prevista no Acordo de Parceria do Governo Português, será o fator chave que permitirá colocar em prática uma verdadeira gestão territorial integrada acompanhada por uma equipa de missão com um capital humano experiente, resiliente e fortemente orientado para a inovação.

A ATLA assume e reforça assim o seu papel ativo na gestão territorial integrada de Alqueva e o desejo de potenciar o desenvolvimento deste território marcadamente rural, que possui uma identidade muito própria, um capital humano genuíno, recursos naturais e patrimoniais de elevado valor, e um elevado potencial na agricultura e agro-indústria, no turismo e nas indústrias não poluentes.

CCDR Alentejo preside EUROACE

EUROACEA Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) assumiu hoje a presidência da EUROACE, Eurorregião Alentejo, Centro e Extremadura.

António Costa Dieb, presidente da Comissão, refere que a estratégia da EUROACE para os próximos anos passa por “fomentar a maior participação possível das populações no sentido de uma cidadania ativa. Depois, temos como relevante a identidade territorial, inovação e competitividade”.

“O trabalho que está feito é de consolidação da rede e a nós cabe-nos manter esta consolidação de identidade mas também introduzir alguns fatores que tragam algo de novo. Vamos tentar algumas atividades mais focadas no exterior, tirar o maior partido possível daquilo que é a informação produzida pelas entidades de ensino superior e dar às populações a perceção do que é o trabalho da EUROACE através de parcerias ativas”, salientou.

Quanto a projetos definidos para o Alentejo, Dieb garantiu que “não há nem pode haver nada definido apenas para uma região. Terá que haver, depois, a oportunidade de cada região priorizar algum tipo de atividade dentro do que é o Quadro de Articulação entre as Regiões”.

José António Monago, presidente do Governo da Extremadura, até aqui presidente da Euroace, considera o “resultado do trabalho desenvolvido bastante positivo pois conseguimos fortalecer a relação entre Portugal e Espanha. Estou convencido que a nova presidência vai fazer tudo bem, sobretudo porque juntos podemos conseguir os objetivos que quisermos”.

“O projecto do Lago Alqueva foi um dos grandes investimentos em que a EUROACE esteve envolvida e acho que é uma maravilha. Não há nada em toda a Europa. Se isto estivesse na Alemanha era conhecido em todo o mundo. São mais de 80 km navegáveis, fundamentalmente em zona portuguesa por isso temos que investir e disponibilizar alguns recursos que ainda faltam”, reforçou o governante.EUROACE2

Ana Maria Pereira Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, faz balanço “positivo da participação da região na EUROACE. Destacaria aqui os estudos que temos feito em conjunto, sobretudo estudos ligados às universidades, às associações empresariais e às empresas”.

A EUROACE era, até ao dia de hoje, presidida pelo Governo da Extremadura. A partir de hoje passou para a responsabilidade da CCDR Alentejo.

A cerimónia de transição da presidência realizou-se hoje na 2ª Reunião do Conselho Plenário da EUROACE que decorreu nos pavilhões da IFEBA, em Badajoz.

Delta Q lança nova campanha

DeltaQA Delta Q apresenta a sua nova campanha Multimeios, que pretende mostrar como o café revela uma forma de estar na vida, uma aventura exclusiva, e uma atitude única, reforçando as emoções e ligações com os consumidores.

Sob o mote “O café sabe a vida. O café sabe a Delta Q”, a campanha irá estar presente em publicidade exterior e digital, e irá para o ar em TV, nos canais generalistas e por cabo. Com este novo posicionamento, a marca líder no mercado nacional de cápsulas de café, pretende reforçar os valores presentes no ADN da marca: Qualidade, Partilha e Simplicidade, através de uma comunicação mais Emocional, Envolvente e Próxima do Consumidor.

Delta Q quer com esta mudança reafirmar que o café é parte integrante do nosso dia-a-dia, nos momentos de partilha e convívio. Porque todos os momentos são vividos em torno de um café e a marca Delta Q quer estar presente em todos os momentos da vida dos consumidores.

“A Delta Q tem-se revelado uma aposta ganha, o que nos motiva a querer estar presentes em todos os momentos da vida dos consumidores. Pretendemos continuar a inovar e a oferecer aos clientes e consumidores soluções de qualidade e diferenciadoras e esta nova Campanha vem revelar que o verdadeiro café da vida dos portugueses sabe a Delta Q”, sublinhou Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Delta Cafés.