Uma semana depois dos primeiros internamentos por causa do surto de Legionella, as populações das três freguesias mais afetadas no concelho de Vila Franca Xira retomam hoje a sua vida normal.
As piscinas e pavilhões desportivos das freguesias do Forte da Casa, Póvoa de Santa Iria e Vialonga reabrem hoje, depois de terem sido encerradas por decisão da Autarquia no passado dia 9 de novembro. No entanto, a população local lamenta não saber ao certo qual a origem do surto.
Em comunicado, a Direção Geral de Saúde anunciou ontem que foi reportado, desde sexta-feira, dia 14 de novembro, um novo caso de infeção por Legionella com ligação ao surto de Vila Franca de Xira.
Em termos acumulados, verificaram-se, até agora, 317 casos, e ocorreram até ao momento, oito óbitos confirmados por Doença dos Legionários, em doentes com idades compreendidas entre 52 e 89 anos (seis homens e duas mulheres).
Hoje pelas, 17 horas, será emitido um comunicado conjunto da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a fim de detalhar a evolução do surto.
De acordo com a Direção Geral de Saúde não existe risco de transmissão entre pessoas e que é segura a ingestão de água da rede pública de abastecimento.