Baja Portalegre: Luta pelos títulos disputa-se amanhã

LogoBajaA Baja Portalegre 500, uma das mais importantes provas do Todo-o-Terreno internacional, conta este ano com a sua 28ª edição, e terá em disputa o título da Taça do Mundo FIA de Ralis Todo-oTerreno, com os Campeonatos Nacionais de Automóveis e Motos a ficarem também decididos nesta prova do Automóvel Clube de Portugal.

No dia de hoje, sexta-feira, realizou-se o prólogo, para ordenar as ordens de partida amanhã, com Henrique Nogueira a vencer o prólogo de Motos, deixando Mário Patrão a vinte e cinco centésimos de segundo, tendo sido este último o segundo mais rápido, seguido do alemão Sebastian Buhler, que perdeu 5,53s para o primeiro.

Nos Quads Rúben Alexandre foi o mais forte, tendo terminado os 5,52 km com o tempo de 4m32,23, deixando Ricardo Carvalho a 3,83s, o atual campeão nacional Roberto Borrego classificou-se em terceiro neste dia, tendo este sido um pódio exclusivo Yamaha.

Na classe UTV dois irmãos espanhóis dominaram, Teo Viñaras foi o melhor com o seu Polaris, tendo superado o seu irmão Roberto Viñaras por uma diferença de 21 centésimos de segundo. O terceiro tempo foi para António Ferreira, que ficou a 7,38s do primeiro, aos comandos do seu Rage. O português é o primeiro nos Buggies.

Na Promoção de Motos Luís Portela conseguiu terminar em primeiro o prólogo, com a sua Honda XR400, tendo Tiago Martins ficado a 5,06s e Bernardo Villar concluiu o prólogo com uma diferença de 9,3s do mais rápido.

Nos Autos Nasser Al-Attya, da Ford Hrx, foi quem venceu o prólogo, com 4h36s10, deixando o português Miguel Barbosa, da Mitsubishi Racing Lancer, com uma diferença de 90 segundos e o também luso Ricardo Porém, da equipa Mini All 4 Racing, posicionou-se em terceiro, com um tempo total de 4h42s70.

Amanhã, sábado, tem lugar a prova que vai definir as provas nacionais e internacionais.

Campo Maior: Aves em exposição até domingo

GALO

A Exposição de avicultura da Associação Lusa de Criadores de Aves de Capoeira (ALCAC) iniciou-se hoje, em Campo Maior, no estacionamento em frente ao Hotel Santa Beatriz, onde vai ficar patente até ao dia 2 de novembro.

António Damas, presidente da ALCAC, realça o facto de este ano haver “uma grande participação em termos de coelhos, patos, gansos e as habituais galinhas de raça”.

António Damas convida a população a visitar esta exposição, para ver de perto as aves que, como diz, “não são iguais aquelas que costumamos ter no prato”.

A Exposição tem “entrada é gratuita e podem ver animais que às vezes não têm possibilidades de ver, porque aquilo que se come no prato não é igual a estes que nós temos aqui”, refere o presidente da associação.

“Espera-se uma grande afluência de visitas durante este fim-de-semana”, e António Damas espera ter muitos espanhóis a visitar, à semelhança de anos anteriores. “Este ano o feriado calha num sábado, tenho até confirmação que vêm pessoas especialmente do Norte, umas para chegar hoje, outras amanhã, que vêm à procura de ver os animais”, acrescenta.

Elvas: V Expo Aves abriu ao público esta sexta-feira

AMARELO

A V Expo Aves abriu hoje ao público no Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas, onde mais de 600 aves vão estar em exposição até domingo, dia 2 de novembro.

“Este ano batemos todos os records de aves inscritas na exposição: tivemos 430 aves para exposição e 210 para a Feira de Aves”, adianta José Onofre, da Associação Ornitológica de Elvas. “Dentro das 430 aves, em canários escuros tivemos 248, canários de suporte 87, exóticos 89 e agaparos 36”, acrescenta.

Ainda antes desta edição da Expo Aves abrir ao público, uma comitiva de juízes procurou fazer a avaliação dos animais.

Nesta exposição, existe a possibilidade de compra de aves, pelo que José Onofre adianta que, às primeiras horas do evento, já existiam “cinco aves marcadas” para o efeito.

Centro do Cante e do Saber inaugurado em Viana do Alentejo

CanteAlentejanoVianaO Município de Viana do Alentejo inaugura hoje, sexta-feira, dia 31 de outubro, pelas 15.45 horas, o Centro do Cante e do Saber, no antigo edifício da Escola das Escadinhas.

Este valioso edifício, construído em 1949 e desativado para a educação formal no ano letivo 2013/2014, tem uma enorme importância histórica e cultural, e este novo espaço visa a promoção e divulgação do cante alentejano e do envelhecimento ativo.

O Centro do Cante e do Saber vai albergar as sedes dos grupos corais da vila – Grupo Coral Feminino, Grupo Coral e Etnográfico e Grupo Coral Velha Guarda – e ainda o Polo de Viana do Alentejo da Universidade Sénior Túlio Espanca/Escola Popular da Universidade de Évora.

 

EN4: Veículo ligeiro abalroado por pesado de mercadorias

acidente1Uma mulher ficou ferida na Estrada Nacional 4, quando a viatura ligeira em que seguia foi abalroada por um veículo pesado de mercadorias e arrastada cerca de 50 metros.

Segundo fonte do CDOS de Évora, o acidente ocorreu ao final da tarde de ontem, na Estrada Nacional 4, entre Montemor-o-Novo e Arraiolos, ao KM 96.

A vítima, única ocupante do veículo ligeiro, teve que ser desencarcerada, apresentando ferimentos ligeiros.

No local estiveram 19 elementos, entre Bombeiros Voluntários de Arraiolos, VMER de Évora e GNR.