Dois pilotos paraplégicos vão competir na Baja Portalegre

unnamedO português Valter Martins e o espanhol Isidre Esteve, ambos pilotos de duas rodas, tinham tudo para sonharem com um futuro notável, mas por acidente, ficaram paraplégicos.

Contudo, nenhum baixou os braços, e de Polaris continuam os dois a praticar a modalidade de que sempre gostaram, e na 28.ª Baja Portalegre 500 irão estar a competir lado a lado.

Valter Martins sagrou-se vice-campeão mundial júnior de Enduro em 2002, mas em 2004 o acidente deixou-o paraplégico, tendo regressado às competições de Todo-o-Terreno no Raide TT da Ferraria em 2013, aos comandos de um Polaris, preparado pelo então Campeão Nacional João Lopes.

Isidre Esteve foi vice-campeão europeu de Enduro em 1995 e de Espanha em 1999, participou várias vezes no Rally Dakar, onde foi 4.º classificado nas edições de 2001 e 2005. Em 2007, sofreu uma lesão de extrema gravidade, depois de cair na Baja Almanzora, onde fraturou as vértebras T7 e T8.

O espanhol é agora piloto da equipa KH-7 Polaris e acredita ser possível sagrar-se Campeão de Espanha, um dia, ele que este ano ocupa a segunda posição absoluta.

Também Miguel Villar, destacado navegador e piloto nos anos 80 e 90, vai participar na Baja Portalegre 500, ele que em 1997 um grave acidente o deixou um mês em coma, tendo recuperado e a sua recuperação é considerada um caso raro. Vai participar nesta 28.ª edição com a Yamaha Banshee, que já havia participado com a mesma antes do acidente também nesta pova alentejana, onde irá constar apenas uma frase “Tomás esta é por ti”, dedicada ao seu amigo Tomaz Melo Brayner.

Miguel Villar afirma que a sua participação tem como lema “Se o gajo conseguiu eu também consigo” uma frase que, de alguma forma, é extensiva a estes três pilotos que vão participar na Baja Portalegre 500.

Borba: Homem de 54 anos morre em acidente de trabalho

INEMUm homem de 54 anos morreu ao final da manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho numa pedreira situada no concelho de Borba, na estrada que liga esta cidade a Vila Viçosa.

A vítima mortal caiu de umas escadas, com uma altura de cerca de 6 metros, e não resistiu aos ferimentos.

No local do acidente estiveram quatro elementos dos Bombeiros Voluntários de Borba, apoiados por duas viaturas, a viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Estremoz, a GNR e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Delta Q aposta no digital e cria “Novo Site”

SiteDeltaQA Delta Q, marca portuguesa líder de café em cápsulas, acaba de lançar um website totalmente renovado e repleto de novidades.

Além de um novo projecto gráfico, moderno, actual e funcional, os conteúdos foram organizados, de forma a levar até si o que de mais actual existe no universo Delta Q!

“A nova casa Delta Q” é mais um passo no caminho que a marca tem vindo a desenvolver na área do marketing digital e foi construída a pensar na satisfação dos consumidores, contribuindo para uma melhoria da integração e da experiência de consumo, bem como permite, à distância de um clique, o acesso directo a todas as novidades Delta Q.

A nova loja online foi pensada para responder às necessidades de consumo actuais, é “user friendly”, compatível com diversas plataformas/ecrãs, e faz com que os verdadeiros apreciadores de café tenham acesso ao portfólio de produtos em qualquer lado, a qualquer hora, em qualquer momento.

O website Delta Q (www.mydeltaq.com) foi implementado pela Alencastre.net e o design e consultoria é da autoria da Innovagency, e estará disponível para Portugal, Brasil, França, Espanha, Luxemburgo e Angola.

Sousel: Lançamento da primeira pedra para construção do CAME

CAMESouselArmando Varela, presidente da Câmara Municipal de Sousel, vai  lançar hoje, quinta-feira, às 10.30 horas, no Parque Industrial de Sousel, a primeira pedra para a construção do CAME – Centro de Apoio às Micro Empresas de Sousel.

O CAME – Centro de Apoio às Micro Empresas de Sousel, tem por fim servir de incubadora destinada a estimular o empreendedorismo, a instalação de novas empresas e oferecer condições ao desenvolvimento do tecido empresarial do concelho.

A construção deste espaço visa dinamizar a atividade económica, procura captar investimentos, manter e criar postos de trabalho, para fazer face à crise que o país, em geral, atravessa.

O espaço disponibilizará áreas distintas para escritórios, com um combinado de serviços comuns, capazes de acolher projetos e empresas de natureza inovadora, possibilitando assim a criação de novos negócios no concelho, atraindo investidores nacionais e estrangeiros por forma a melhor a atividade económica local e regional.

A criação da infraestrutura do CAME insere-se na estratégia traçada para o desenvolvimento do concelho, enquanto fator determinante da fixação de população por via da criação de postos de trabalho.

Reguengos: Congresso Internacional de Turismo Rural arranca hoje

Congresso-Internacional-Turismo_RuralOs temas mais relevantes para o desenvolvimento do turismo rural vão estar em análise no Congresso Internacional de Turismo Rural, que vai decorrer hoje e amanhã, dias 30 e 31 de outubro, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz. Nestes dois dias de debate sobre o setor, vão participar especialistas da Alemanha, Brasil, Reino Unido, Portugal, França, Holanda, Espanha, entre outros.

Na sessão protocolar de abertura, que vai decorrer hoje, pelas 10h, vão estar José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo. Meia hora depois inicia-se o primeiro painel, que vai abordar a “Estruturação do Produto e Políticas de Desenvolvimento”.

A primeira sessão, moderada por Pedro Chenrim, Diretor da revista Ambitur, será sobre “Planeamento e Desenvolvimento da Oferta Turística em Meio Rural” e terá como oradores Maria Custódia Correia, Coordenadora Nacional da Rede Rural – DGADR, Maria Godinho, Presidente da Privetur, Paulo Fernandes, Presidente da Aldeias do Xisto, Marta Cabral, Presidente da Associação Casas Brancas e Linas Zabaliunas, da Associação de Turismo Rural da Lituânia.

A segunda sessão terá como tema “As políticas de fomento e os instrumentos financeiros para o período 2014-2020” e será moderada por Teresa Ferreira, Diretora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Turismo de Portugal. Esta temática vai ser analisada por António Dieb, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Rural do Alentejo, Joaquim Amado, representante da Federação Minha Terra, Cândido Mendes, Presidente da Federação de Turismo Rural e Marta Alter, diretora técnica da GAL Monte.

O segundo painel inicia-se às 14h, vai abordar a “Marca e Comunicação: que posicionamento competitivo para o turismo rural?”, será moderado por Carina Monteiro, Diretora do jornal Publituris, e terá como oradores Félix Ott, da empresa suíça Cantar do Grilo, Apolónia Rodrigues, Presidente da Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo/Genuineland – Dark Sky Alqueva, Lisa Zambujinho, especialista em marketing online da Heranças do Alentejo, Francisco Calheiros, Presidente da Turihab – Associação do Turismo de Habitação e Almudena Martin, Presidente da Rede Andaluza de Alojamentos Rurais (Espanha).

O painel “Distribuição e comercialização: novas necessidades e respostas” vai ser moderado por Ruben Obadia, responsável pela comunicação da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, e o tema será debatido por Oliver Zahn, responsável da Olimar Reisen (Alemanha), Otto-Mark Schaap, co-fundador da Girassol Vakanties (Holanda), Leire Gonzalez, Diretor de Marketing do TripAdvisor e Christophe Maridet, Director de Comunicação Digital e Marketing da Gîtes de France.

No segundo dia do Congresso Internacional de Turismo Rural, a partir das 10h inicia-se o quarto painel, sob o tema “Internacionalização do turismo rural e promoção integrada”. Este tema será moderado pelo Diretor da revista Turisver, José Luís Elias, e terá como intervenientes Dora Simões, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Vitor Silva, Presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Andreia Roque, Presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Brasil) e Ana Jacinto, Secretária-geral da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal.

Às 11h30 decorre a conferência “Naturaleza, elemento diferenciador para la comercialización del turismo rural”, que será proferida por Arturo Crosby, Presidente da Forum Natura International e Diretor da Nature Destinations – Naturetravelers (Espanha). A fechar o congresso, pelas 12h, realiza-se a conferência “The opportunities for sustainable rural tourism experiences”, por Richard Hammond, Correspondente de Eco Travel do jornal The Guardian (Reino Unido).

O Congresso Internacional de Turismo Rural é organizado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.