Recibos verdes vão ter acesso a subsídio de desemprego em 2015

MotaSoares

Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, anunciou em reunião conjunta da Comissão do Orçamento, Finanças e Administração Pública, que cerca de 250 mil empresários em nome individual, incluindo recibos verdes, terão direito ao subsídio de desemprego a partir de janeiro do próximo ano.

Esta medida “irá representar um importante apoio para quem no setor estiver em maiores dificuldades”, considerou Mota Soares, nesta reunião conjunta com a Comissão de Segurança Social e Trabalho, no âmbito da apreciação, na generalidade, do Orçamento do Estado para 2015.

O ministro da tutela assegurou que “o subsídio de desemprego para cerca de 250 mil empresários em nome individual, comerciantes e pequenos empresários, a esse propósito, permitam-me que anuncie que a partir de janeiro, pela primeira vez, esta prestação estará acessível decorridos que estão os meses de garantia”.

Relativamente ao subsídio de desemprego, 800 trabalhadores independentes (a recibos verdes) vão passar a receber esta prestação social no próximo ano.

O diploma que cria uma proteção social de desemprego para os trabalhadores independentes e empresários em nome individual entrou em vigor a 01 de fevereiro de 2013, mas a atribuição do subsídio só poderá ser feita a partir de 2015.

Isto porque, de acordo com o regime jurídico, aprovado pelo Governo a 11 de dezembro de 2012 e publicado a 25 de janeiro de 2013 em Diário da República, a lei exige um período de carência de dois anos, ou seja, o prazo de garantia exigido é de 720 dias, pelo que a atribuição desta prestação social só será efetuada em 2015.

Para usufruir deste subsídio, o candidato terá de ter cerca de dois anos de descontos para aceder à prestação social, que será correspondente a 65% da remuneração de referência.

Elvas: 1240 pessoas visitaram exposição de Joaquim Bastinhas

BastinhasExpoA exposição “Joaquim Bastinhas, de Elvas para o Mundo” , que teve início no dia 18 de setembro, terminou na passada segunda-feira, dia 20 de outubro, e durante este período teve um total de 1240 visitas, na Casa da Cultura, em Elvas.

A mostra pretendia ser uma homenagem ao cavaleiro tauromáquico elvense nas suas diversas facetas e apresentava quadros, fotografias, textos e alguns dos trajes usados nas alternativas de Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório e de Ivan Nabeiro enquanto forcado, nos Amadores Académicos de Elvas. Neste espaço, ficou também patente o percurso do cavaleiro, que conta já com 31 anos de alternativa.

Com o título “Joaquim Bastinhas, para além do toureiro”, a exposição será agora apresentada em outras localidades do Norte Alentejano, como Portalegre e Alter do Chão.

Com a abertura da Casa da Cultura a exposições, no mês de novembro, é inaugurada uma mostra de pintura de António Balsinhas, no dia 5, neste mesmo espaço e que fica patente até 25 do mesmo mês.

1ª Convenção de Fitness em Elvas no “À Conversa Com” de hoje

Cludia_BortasA 1ª Convenção de Fitness em Elvas – Património Mundial, é o tema do “À Conversa Com” de hoje, com a convidada Cláudia Brotas.

Esta convenção vai-se realizar no próximo dia 2 de novembro, domingo, no Pavilhão Gimnodesportivo de Elvas, tendo como objetivo apoiar os doentes de cancro, sendo o valor das inscrições 2 € por pessoa, que reverte a favor da Associação Oncológica do Alentejo.

As inscrições decorrem até ao próximo dia 31 de outubro.

Tal como nos adiantou Cláudia Brotas, vai haver “modalidades muito divertidas que irão agradar a todos de certeza”, o programa inicia-se com “uma caminhada às 9 horas, na Praça da República e vai até ao Pavilhão Gimnodesportivo”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

No Pavilhão Gimnodesportivo é onde decorrerá o resto das atividades, das 11 às 17 horas, asseguradas pelos professores Cláudia Brotas e Pedro Ruas, e haverá também alguns professores convidados. As modalidades em que vai ser possível participar ao longo do dia são: bootcamp; dancefusion; bocua; bodycombat e zumba.

“Sinto que as pessoas andam um pouco desmotivadas, e se calhar tentar fazer com que elas olhem, ao nível desta doença, é muito mais triste que se calhar qualquer problema que no dia-a-dia possamos ter, e nesse dia ganhar um pouco de coragem e ir até lá, estar em contacto com essas pessoas, enfrentar a realidade e disfrutar por elas e por nós também”, é o conselho que deixa a professora responsável por esta iniciativa.

Cláudia Brotas confessa que “gostava de juntar naquele pavilhão mil pessoas”, a ultima convenção deste género, da esclorose multipla, juntou 500 participantes.

Festa dos Maiores no “À Conversa Com”

IsabelRaminhasRCMMicroA Festa dos Maiores decorre em Campo Maior, desde o passado sábado, 18 de outubro.

Numa iniciativa da Câmara Municipal, a festa procura, de acordo com Isabel Raminhas (na foto), vereadora na autarquia e convidada na edição de hoje do “À Conversa Com”, dar uma especial atenção aos seniores do concelho.

“Muitas vezes esta faixa etária precisa desta nossa atitude e desta atenção”, adianta a vereadora. Desde sábado passado que já muitas iniciativas decorreram, sobretudo, no Centro Comunitário de Campo Maior, sendo que até domingo, 26 de outubro, ainda muito vai acontecer. Isabel Raminhas apresenta muitas dessas atividades ao longo desta entrevista.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Sol-Duatlo de Estremoz realiza-se este fim-de-semana

EstremozduatloEstremoz vai receber no próximo fim-de-semana, dias 25 e 26 de outubro, a terceira edição do Sol-Duatlo de Estremoz, onde a proposta é visitar os planetas do nossos Sistema Solar, a correr e a pedalar.

Com efeito, em 2007, o Centro de Ciência Viva de Estremoz instalou no concelho de Estremoz um dos poucos Sistemas Solares à escala existentes em todo o Mundo, com um Sol com mais de 3 metros de diâmetro localizado no centro da cidade de Estremoz e Plutão com 5,6 mm instalado à porta do castelo de Evoramonte, a mais de 14 km de distância.

O Centro de Ciência Viva de Estremoz e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, que já tinham sido responsáveis pela conceção e instalação deste curioso Sistema Solar em colaboração com a Câmara Municipal de Estremoz, juntaram-se de novo idealizando com a Federação de Triatlo de Portugal, um evento único, desta vez cruzando a ciência e o desporto.

Tal como é costume em colaboração com a Escola de Triatlo Santo António de Évora e as Associações de BTT de Estremoz “Sobe e Desce Team” e “Rota d’Ossa”, o Sol-Duatlo de Estremoz é uma prova que contempla duas modalidade – corrida e BTT -, havendo também lugar para outras atividades, onde quer os atletas, quer o público podem participar.

O programa é o seguinte:

Dia 25 de outubro:

– 14h30 – Circuito Regional Jovem;

– 15h30 – Prova Aberta;

– 16h30 – Campeonato Nacional de Clubes – Prova de Estafetas.

– Dia 26 de outubro: 10h00 – Taça de Portugal PorTerra.

Elvas: Maestro Victorino d’Almeida encerra Mês da Música

MesdaMusicaO “Mês da Música” vai terminar na próxima sexta-feira, dia 24 de outubro, com um espetáculo do maestro António Victorino d’Almeida, intitulado “Canções e Valsas Vienenses”, que terá início às 21.30 horas, no Cine-Teatro de Elvas.

O maestro, que tem sido presença obrigatória desde a primeira edição do “Mês da Música”, vai em breve dar nome ao arruamento onde se localiza a Delegação de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, na saída da cidade para a Ajuda, sendo este um dos pontos que consta na ordem de trabalhos para a reunião desta quarta-feira, na Câmara Municipal de Elvas.

Este evento organizado pelo município de Elvas é livre, mas para este último concerto, de sexta-feira dia 24, o acesso será feito mediante a apresentação de um bilhete, que pode ser levantado no Posto de Turismo da Praça da República (até sexta-feira às 18 horas) e na bilheteira do Cine-Teatro (na sexta-feira, a partis das 21 horas).

 

Espaço de Beleza, Saúde e Bem-Estar hoje em Campo Maior

FestaMaioresPrograma2014Espaço de Beleza, Saúde e Bem-Estar é a proposta de hoje para as seniores do concelho de Campo Maior, no Centro Comunitário da vila, no âmbito da Festa dos Maiores, que vem a decorrer na vila desde o passado sábado, 18 de outubro.

O objetivo passa por “dar um pouco de saúde, beleza e bem-estar às senhoras de Campo Maior, para que saíam daqui ainda mais bonitas”, explica Isabel Raminhas, vereadora na câmara.

As seniores vão poder disfrutar, de forma gratuita, de manicure, esteticista, cabeleireiro, ótica e clínicas médicas.