Futebol distrital: Estrela em Monforte e Crato em Mosteiros

Bola2As visitas do Estrela de Portalegre a Monforte, no sábado, e do Crato a Mosteiros, no domingo, são as duas partidas mais importantes da quarta jornada da primeira fase do campeonato distrital de seniores da Associação de Futebol de Portalegre. A Rádio CAMPO MAIOR acompanha em direto estes dois encontros.

No sábado, 18 de outubro, às 15 horas, há três jogos: Monfortense – Estrela, Montargilense – Terrugem e Sousel – Fronteirense. No domingo, dia 19, à mesma hora, disputam-se o Mosteirense – Crato e o Gafetense – Gavionenses.

Crato e Estrela, equipas que ocupam o primeiro e segundo lugares da tabela classificativa, têm deslocações teoricamente difíceis, que vão ser acompanhas nos espaços dedicados à reportagem desportiva em direto pela Rádio CAMPO MAIOR, no sábado e domingo, entre as 14 e as 18.30 horas.

Orfeão do S.L. Benfica dá concerto domingo em Borba

BorbaO Cine-Teatro de Borba acolhe, no próximo domingo dia 19, o Orfeão do Sport Lisboa e Benfica, para um concerto com início às 16 horas.

Este ciclo de Canto e Música iniciou-se em junho, e o último concerto foi em setembro, do Orfeão Tomás Alcaide, de Estremoz.

Para além deste concerto, haverá ainda o Encontro Nacional de Colecionadores, que terá lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Borba, durante o dia de sábado, organizado pelo Município de Borba e o Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz.

Domingo pela manhã haverá o passeio “O Outono na Serra D’Ossa”.

 

Degolados: sessão do Orçamento Participativo realizou-se ontem

OrcamentoParticipativoA primeira sessão do Orçamento Participativo no concelho de Campo Maior realizou-se ontem no Centro Polivalente de Degolados.

Ricardo Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, revelou que este projeto tem como objetivo “dar a conhecer à população, agora na freguesia de Degolados e depois em S. João Batista e Expectação, todas as opções que nos vão ser permitidas realizar em termos de receita efetiva que o munícipio vai ter”.

O Presidente confessa que este ano “vamos ter um orçamento muito mais realista que em anos anteriores”, devido às grandes alterações orçamentais.

Florival Cirilo, presidente da Junta de Freguesia de Degolados, contou que na sessão estiveram em cima da mesa os projetos já realizados, do “campo de relvado sintético, do passeio pedonal que liga Degolados ao campo de jogos” e também dos projetos que estão em vista, entre eles “a construção do novo Lar e Centro de Dia de Degolados, e também da zona envolvente da parte velha com a parte nova, onde estamos a tentar criar um jardim que serve de zona de lazer, com várias temáticas”.

A sessão de hoje do Orçamento Participativo 2015 decorre em Campo Maior pelas 21 horas, no Centro Cultural de Campo Maior.

 

Apenas um município alentejano devolve aos munícipes receita do IRS

IRSBDas 308 câmaras do país apenas 12 vão devolver aos seus munícipes a totalidade da percentagem do IRS cobrado pelo Estado. O valor das receitas chegar aos 5 % do imposto.

De acordo com o mapa de transferências para os municípios incluído na proposta de lei do Orçamento do Estado (OE) para 2015, as autarquias que abdicam deste valor são a Mealhada (Aveiro), Idanha-a-Nova e Oleiros (Castelo Branco), Arganil e Góis (Coimbra), Alcoutim (Faro), Manteigas e Sabugal (Guarda), Gavião (Portalegre), Ponte de Lima (Viana do Castelo), Boticas (Vila Real) e Resende (Viseu).

Comparativamente a 2014, saem da lista de municípios que não recebem, Vieira do Minho (Braga), Crato (Portalegre) e Sabrosa (Vila Real) e entram no grupo dos 12 Arganil e Góis (Coimbra) e Idanha-a-Nova (Castelo Branco).

Portalegre: Ordenados em atraso na Escola de Artes pagos em Janeiro

Escola_de_Artes_do_Norte_AlentejanoOs ordenados em atraso dos professores e funcionários da Escola de Artes do Norte Alentejano/Conservatório de Portalegre vão ser pagos a partir de janeiro, numa parceria com três municípios.

Os salários em dívida do ano letivo 2013/2014 vão ser suportados em 50 por cento pelas câmaras municipais de Sousel, Portalegre e Ponte de Sor e os outros 50 por cento a escola assume.

Cerca de 30 professores e funcionários da escola, também conhecida por Conservatório de Portalegre, não recebem salários há seis meses, faltando ainda receber metade dos últimos subsídios de Natal e de férias.

Com uma dívida que ronda os 200 mil euros (incluindo os salários em atraso), o Conservatório de Portalegre, que vive sob um regime de financiamento baseado no Fundo Social Europeu, possui nas suas aulas cerca de 300 alunos.