Um grupo de alunos do 1o e 2o ano da licenciatura de Administração de Publicidade e Marketing da ESTG, está entre os finalistas do concurso universitário EDP University Challenge 2014.
“Fidelização de clientes através de um produto inovador no mercado” foi o tema abordado pelos alunos na sua campanha de lançamento de um serviço pré-pago no mercado elétrico nacional.
Como tem acontecido nos anos anteriores uma equipa de alunos de APM está entre os 15 finalistas. Diamantino Roque, Joana Damas, Fábio Entradas e Diogo Pimenta são os alunos de 2o e 3o ano da ESTG que atingiram a final do curso universitário da EDP.
O EDP University Challenge 2014 é a 8a edição de um concurso universitário que tem por objetivo promover o desenvolvimento de trabalhos nas áreas de estratégia, marketing e comunicação. A final vai ter lugar no Museu da Eletricidade, em Lisboa, em Outubro, com uma sessão de Elevator Pitch, para que os melhores grupos apresentem os seus trabalhos.
A organização pretende com o Elevator Pitch que todos os grupos finalistas do projecto tenham a oportunidade de apresentar os seus projectos à audiência presente na cerimónia tipicamente constituída por quadros da EDP e da PremiValor Consulting, docentes e alunos das diversas escolas a nível nacional, convidados oriundos de outras empresas, investidores, jornalistas, entidades financeiras, sociedades de Private Equity, Business Angels, etc.
Os 15 projectos finalistas resultam de uma avaliação preliminar já realizada dos inúmeros trabalhos apresentados a concurso. Nas edições anteriores estiveram presentes dezenas de equipas de mais de quinze universidades.
O EDP University Challenge é um prémio universitário que irá atribuir ao grupo vencedor, uma bolsa estudo e é dada ainda a possibilidade de realizar um estágio na EDP.
Esta é uma iniciativa da EDP Energias de Portugal, SA, cujo objectivo é o de contribuir para o desenvolvimento da excelência na formação académica complementar de estudantes ao nível da Licenciatura, Pós-Graduação e Mestrado (1o e 2o ciclo do processo de Bolonha).
O objectivo do projecto é premiar as vertentes académicas e científicas dos trabalhos apresentados pelos grupos que participem nesta iniciativa, promovendo uma maior interligação entre as universidades e o mundo empresarial em linha com o preconizado pelo Processo de Bolonha.
O concurso foi lançado na ESTG com uma apresentação por parte da empresa à escola na qual estiveram presentes alunos das diversas licenciaturas da escola, o desafio foi agarrado pelos alunos do curso de Administração de Publicidade e Marketing que já têm alguma tradição de concorrer a concursos universitários em geral e a este em particular.
Depois de uma análise do mercado e levantamento dos problemas, os alunos propuseram um serviço pré-pago para o mercado eléctrico à semelhança do que existe nas telecomunicações. E é essa proposta que os levou a ser uma das equipas finalistas.