Proteção Civil alerta para mau tempo a partir de hoje

anpc2A Proteção Civil alerta a população para o agravamento das condições meteorológicas nas regiões Norte e Centro. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se que esta situação comece a partir do final do dia de hoje, terça-feira, e permaneça até ao final do dia de quinta-feira, 16 de outubro.

– Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes;

– Vento forte com rajadas da ordem de 80 km/h.

EFEITOS EXPECTÁVEIS:

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:

– Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis.

– Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;

– Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;

– Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;

– Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;

– Danos em estruturas montadas ou suspensas;

– Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte.

Universidade Sénior de Elvas no “À Conversa Com”

VitriaBrancoRCMVitória Branco é a convidada de hoje do “À Conversa Com”, para falar do arranque do ano letivo 2014/2015 da Universidade Sénior de Elvas, amanhã, dia 15 de outubro.

Para Vitória Branco, vereadora da Câmara Municipal de Elvas, esta é “uma aposta ganha, é um objetivo antingido, e conseguimos assim dar resposta a todos aqueles que, com mais de 50 anos, procuram ocupação a nível do concelho, não só na sede do concelho, também nos bairros  e nas freguesias rurais”.

A Universidade Sénior tem como objetivo a “ocupação, a realização e proporcionar forma de convívio saudável”, como refere a vereadora.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

O único critério para ingressar na Universidade é ter 50 ou mais anos, sendo que o sénior que for portador do cartão “Idade de ouro” não paga nada, e quem não for portador deste cartão paga uma mensalidade de 10 euros, independentemente do número de ocupações/disciplinas em que se inscreve.

O número total de alunos inscritos é por volta de 650, sendo que na sede do concelho estão inscritos 305, e os restantes nas freguesias rurais, embora este número ainda não seja definitivo.

Vitória Branco refere que “todos os anos temos tido um aumento de alunos, de referir que começámos com 43 alunos”, sendo esta uma aposta ganha para a vereadora da Câmara Municipal de Elvas.

Município de Montemor-o-Novo promove Ciclo de Encontros

PortasAbertasMontemorNo âmbito do programa Mor + Economia – desenvolver, empreender e inovar, o Município de Montemor-o-Novo, em parceria com várias entidades concelhias e regionais irá realizar, de outubro a novembro, um conjunto de Ciclos de Encontros, abrangendo vários públicos e áreas.

Com este Ciclo de Encontros, pretende-se criar uma forte dinâmica, capaz de fomentar atitudes coletivas e individuais, criar espaços de debate promovendo a reflexão e a discussão, permitindo identificar novas oportunidades, mobilizar iniciativas.

A iniciativa começou a 13 de outubro, com um Dia de portas abertas do CAME – Centro de Acolhimento às Micro, Pequenas e Médias Empresas, direcionado para os alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Novo e empreendedores. Este tratou-se de um autêntico Dia do Empreendedor, em que, para além da apresentação do CAME, houve o testemunho das empresas/projetos instalados no CAME; a Alenbiz – Associação de Business Angels do Alentejo – deu a conhecer atividade desenvolvida pelos Business Angels, como meio de apoiar a criação e o desenvolvimento de negócios com uma componente inovadora, entre outras. O Dia de portas abertas do CAME incluiu ainda apresentações sobre empreendedorismo, pela ADRAL, e um atelier “ideias simples para bons negócios”, pelo NERE.

Para este mês, mais precisamente a 28 de outubro, ainda terá lugar um Dia aberto das empresas “Ser empresário em Montemor-o-Novo”. Nesta iniciativa, cujo público-alvo são os alunos, estão previstas visitas a empresas do concelho.

Em novembro irão decorrer a seguintes iniciativas:

05 de novembro – Dia aberto da escola

14 de novembro – Dia das portas abertas do CAME

17 de novembro – Economia + Inclusiva

19 de novembro – Dia da Inovação

24 de novembro – Encontro de Incubadoras

CCDR Alentejo marcou presença no 12º Open Days

CCDR-AlentejoO Alentejo esteve presente na 12ª edição do OPEN DAYS, o evento de Política Regional da União Europeia, que decorreu de 6 a 9 de Outubro, em Bruxelas, este ano sob o lema «Crescer em Conjunto ­ Investimento Inteligente ao Serviço dos Cidadãos».

Este evento reuniu cerca de 6 000 representantes das Regiões e das Cidades da Europa, para trocar pontos de vista sobre como transformar a Política de Coesão reformada da UE numa realidade para a criação de Emprego e Crescimento.

O OPEN DAYS – Semana Europeia das Regiões e Cidades, é organizado conjuntamente pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões e constitui uma plataforma para a discussão e o debate sobre o contributo das estratégias de investimento dos Estados-Membros para o cumprimento dos objetivos europeus e o crescimento nas regiões.

A reforma da Política de Coesão da UE foi liderada pelo Comissário Europeu para a Política Regional, Johannes Hahn, e transformou a Política de Coesão num instrumento de investimento moderno e centrado nos resultados, aplicável a todas as regiões europeias, concentrando a maior parte dos recursos em setores fundamentais, como a inovação, a competitividade das PME, as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) e a transição para uma economia Hipo carbónica.

No OPEN DAYS de 2014, a Autoridade de Gestão do INALENTEJO participou, a convite da DG REGIO, no Workshop “Addressing the challenge of sustainable and secure supply of Raw Materials for Europe: how can Regions be in the front line? (Enfrentar o desafio do fornecimento seguro e sustentável de matérias-primas à Europa: como colocar as Regiões na linha da frente?) “. O Vogal da Comissão Diretiva, António Costa da Silva, centrou a sua apresentação na Estratégia Regional de Especialização Inteligente. Face à temática, a representação do Alentejo incluiu também apresentações da responsabilidade do Diretor-geral do CEVALOR, Nelson Cristo, e da representante da SOMINCOR, Mafalda Oliveira, para além da representação da Associação ValorPedra.

O objetivo deste workshop, que se realizou no dia 7 de Outubro, foi apresentar algumas das melhores práticas regionais de inovação aplicadas à cadeia de valor das matérias-primas a apoiar pelos Programas Operacionais Regionais 2014-2020, no âmbito das prioridades para uma especialização inteligente. Foi uma oportunidade da maior importância para dar visibilidade aos processos competitivos e tecnologicamente inovadores desenvolvidos na Região nesta matéria, aliados à responsabilidade social, com garantia da sustentabilidade da biodiversidade e eco-eficiência.

Para além da Região Alentejo, estiveram igualmente representadas no workshop a Lombardia (Itália) e North Rhine-Westhaplia (Alemanha).

No evento, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo – CCDRA, também participou no Workshop “Managing health inequalities – how to tackle the demographic challenges? (Gerindo desigualdades na saúde – como lidar com os desafios demográficos?)“, que se realizou também no dia 7 de Outubro, com o objectivo de troca de conhecimentos e boas práticas sobre a forma como as regiões podem enfrentar as desigualdades em matéria de saúde e aplicar os resultados da investigação e de outras intervenções em benefício do desenvolvimento local e como ferramenta para enfrentar os desafios demográficos a nível da UE.

O orador convidado pela CCDRA para este workshop foi José Robalo, Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, que apresentou a intervenção sobre Gestão de recursos de saúde em contextos geodemográficos adversos, temática que procurou responder à pergunta-chave comum aos participantes no workshop. A delegação do Alentejo a este workshop foi coordenada pelo Vice-Presidente da CCDRA, Roberto Grilo.

Esta temática assume particular importância para o Alentejo, dadas as suas características de território de baixa densidade que combina, negativamente, fatores como um acentuado decréscimo e um forte envelhecimento populacional que colocam importantes problemas em termos de saúde pública.

Neste workshop, o Alentejo integrou um conglomerado composto também pelas regiões de Lodzkie (Polónia), que liderou, do Algarve (Portugal), da Estremadura (Espanha), da Sardinia (Itália) e de Vysocina (República Checa).

Sob o lema «Crescer em Conjunto – Investimento Inteligente ao Serviço dos Cidadãos», os representantes das autoridades locais e regionais da UE reuniram assim com especialistas, decisores políticos e profissionais dos setores público e privado.

Ciclo Clube BTT Elvas participou em prova na Lousã

CicloclubNo passado sábado, uma comitiva de 14 atletas do Ciclo Clube BTT Elvas deslocou-se à Lousã para participar na 3ª Edição do Granfondo SkyRoad Aldeias do Xisto.

Este evento consiste numa prova de ciclismo de estrada caracterizada pela longa distância e altimetria que os atletas têm de percorrer. Deste modo trata-se de uma prova de superação onde os participantes testam os seus limites.

A comitiva do CCBTTElvas esteve presente nas duas variantes da prova. No Mediofondo (90km) o representante foi Luís Gaspar que concluiu a prova na 385ª posição com o tempo de 5h09m. Todos os restantes atletas participaram no Granfondo (168km) tendo sido estas as suas classificações:

– Augusto Piedade, 102º lugar, 6h21m;

– Manuel Silva, 103º lugar, 6h21m

– Fernando Trindade, 180º lugar, 6h46m;

– Jorge Rodrigues, 240º lugar, 7h04m;

– António Magrinho, 261º lugar, 7h11m;

– Gonçalo Passareiro, 268º lugar, 7h12m;

– Jorge Rolhas, 280º lugar, 7h17m;

– Ricardo Costa, 357º lugar, 7h47m;

– Joaquim Santos, 383º lugar, 7h57m;

– Gonçalo Piçarra, 384º lugar, 7h58m;

– José Figueira, 385º lugar, 7h58m;

– José Araújo, 417º lugar, 8h23m.

Marcos e Santos viu-se obrigado a desistir da prova devido a problemas mecânicos.