Orçamento Participativo em Degolados e Campo Maior

CPNo próximo dia 15, em Degolados, e dia 16, em Campo Maior, vão-se realizar as sessões do Orçamento Participativo, tendo em vista o ano 2015.

Este é um método de gestão autárquica da Câmara Municipal de Campo Maior, que tem como objetivo aproximar e envolver os munícipes no processo de preparação e definição dos projetos a desenvolver no concelho, a cada ano.

Em Degolados a sessão terá lugar no Centro Polivalente de Degolados, às 19 horas, já esta quarta-feira, dia 15, e em Campo Maior terá lugar no Centro Cultural de Campo Maior, às 21 horas de quinta-feira, dia 16 de outubro.

 

Maçonaria esteve em destaque em Campo Maior

MAonariaCampoMaiorO Centro Cultural de Campo Maior recebeu no passado dia 10 de outubro a conferência “300 Anos de Maçonaria em Portugal, com algumas referências a Campo Maior”, com apresentação do professor António Ventura. A sessão contou com a participação do presidente Ricardo Pinheiro e do presidente da Assembleia Municipal, Pedro Murcela.

Na abertura da conferência, Ricardo Pinheiro agradeceu a disponibilidade do professor António Ventura para se deslocar a Campo Maior, afirmando ainda esperar que esta servisse para modificar a ideia que os portugueses possam ter da Maçonaria.

Sendo uma das instituições que mais interesse e polémica suscitam em todo o mundo, ao longo da conferência, o Professor Catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa, desmistificou alguns dos mitos em torno da organização, muitos deles gerados devido ao profundo desconhecimento que existe sobre o tema.

O professor explicou a todos os presentes a origem da Maçonaria, contando a sua história tanto a nível internacional como nacional e terminou com a referência a vários maçons nascidos ou com alguma ligação a Campo Maior, como por exemplo Carlos Ramiro Coutinho, Visconde de Ouguela e Carlos de Almeida Pereira, campomaiorense que foi o primeiro governador da Guiné no pós-5 de outubro de 1910.

Miranda Calha candidato a Vice-Presidente da AR

MirandaCalhaO Grupo Parlamentar do Partido Socialista (PS) apresentou o nome do deputado e ex-secretário de Estado Miranda Calha para suceder ao actual líder da bancada socialista, Ferro Rodrigues, numa das vice-presidências da Assembleia da República.

Esta decisão foi comunicada durante a primeira reunião do candidato socialista a primeiro-ministro, António Costa, com o Grupo Parlamentar do PS.

Na sua carreira política, Miranda Calha, exerceu as funções de governador Civil de Portalegre, de membro da Assembleia Parlamentar da União da Europa Ocidental, da Comissão de Defesa da Assembleia Parlamentar da União da Europa Ocidental, entre outras.

Miranda Calha foi já condecorado com a Grã Cruz da Ordem do Mérito Grande Oficial da Ordem do Infante e com a medalha de ouro cidade Portalegre.

TT: Nuno Matos e João Belo abrem Rali de Castelo Branco

MatosNuno Matos e João Belo vão participar na última prova do Campeonato Nacional de Ralis, o Rali de Castelo Branco, que se realiza já nos próximos dias 17 e 18.

Os dois pilotos de Todo-o-Terreno aceitaram o convite da organização, a Escuderia de Castelo Branco, para pilotar os carros “0” e “00” que abrem os troços cronometrados e verificam as condições de segurança.

Nuno Matos, que vai acompanhado por Filipe Serra, ao volante de um Opel Astra GTC, já tinha desempenhado estas funções, mas João Belo vai fazer a sua estreia, com o seu co-piloto habitual nas provas de TT, Lino Silva, ao volante de um Opel Astra BiTurbo.

“Este é um desafio diferente de que gosto muito”, afirmou Nuno Matos, já João Belo confessa  que esta será “a primeira vez num rali, mas quero aproveitar esta oportunidade ao máximo. Vou estar muito concentrado nas minhas tarefas de segurança e tentarei tirar partido desta experiência para viver um rali por dentro”.

O Rali de Castelo Branco marca o regresso da Escuderia ao Campeonato Nacional de ralis, 30 anos depois, e realiza-se nos dias 17 e 18 deste mês, com um total de oito classificativas. Na sexta-feira, dia 17, realiza-se a super-especial, enquanto que no sábado terão lugar as restantes sete especiais.

Depois do Rali Castelo Branco, as duas duplas de pilotos Opel vão participar na Baja Portalegre 500 que encerra o Campeonato Nacional de Todo Terreno e tem lugar de 30 de outubro a 1 de novembro, ao volante dos seus Opel Mokka Proto e Opel Astra Proto.

S. Vicente: Ação de Sensibilização para Idosos

_DSC0017A Guarda Nacional Republicana(GNR) organizou durante a manhã de hoje, na Junta de Freguesia de S. Vicente, uma ação de sensibilização destinada à população idosa, acerca de normas de segurança e da circulação da nova nota de 10 euros.

José Figueiredo, da GNR de Elvas, contou que esta ação “consiste em alertar os idosos para a entrada em vigor da nova nota de 10 euros, e os filigramas de segurança que a nota trás”, apresentaram também “um powerpoint para alertar os idosos para todas as possíveis burlas e alertar para as várias formas de burla que há”._DSC0010

Estas iniciativas não têm tido muita aceitação por parte da população, embora sejam devidamente divulgadas em estabelecimentos locais. Hoje compareceram na Junta de Freguesia de S. Vicente sete idosos.

IPMA: Portugal está em alerta amarelo devido à chuva

alerta_amarelo_todo_paisPortugal Continental está hoje em alerta amarelo para chuva.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um Aviso Meteorológico de Alerta AMARELO para Aguaceiros fortes e trovoada em todo o país.

Este alerta estará em vigor até às 24 horas de hoje.

Hoje é o Dia do Peregrino

PeregrinosB2011A Assembleia da República aprovou o projeto de resolução para criar o Dia do Peregrino a ser comemorado hoje, 13 de outubro.

“Ser peregrino é condição própria da pessoa que sabe que não tem morada permanente neste mundo pois nós estamos aqui de passagem”, garantiu o pároco de Elvas, José António.

“Quando nós fazemos peregrinações, elas são acatadas pelos cristãos como uma representação desta caminhada da vida, por isso acho muito interessante que exista este dia”.

O dia 13 de outubro, assinala a última aparição de Nossa Senhora de Fátima, em 1917, aos três pastorinhos.