ESAE acolhe curso de Inseminação Artificial em Bovinos

MiguelMinasO convidado de hoje, sexta-feira dia 3, de “À Conversa Com” é o professor Miguel Minas (na foto ao lado), da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), onde explica a primeira edição do curso de Aprendizagem de Inseminação Artificial em Bovinos.

A iniciativa deste curso partiu do Núcleo de Formação Contínua (NFC) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP). A formação é de 50 horas, apenas aos fins-de-semana, com inicio a 4 de outubro até 16 de novembro, e vai realizar-se na ESAE, numa exploração bovina e num matadouro. Os formadores são os médicos veterinários João Nestor das Chagas e Silva e Miguel Minas.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Miguel Minas explicou à Rádio CAMPO MAIOR que o “curso é destinado a alunos e profissionais da área”, dando oportunidade aos formandos de “aprender a técnica, que normalmente não se ensina na faculdade, e que tem uma componente prática forte”.

Esta formação surge em grande parte pelo interesse de alunos e profissionais da área, o curso “foi divulgado durante relativamente pouco tempo e já havia pré-inscritos”, contudo, o professor quer avançar para uma segunda edição, e confessa já ter mais pré-inscritos. As vagas são apenas seis, para que o desempenho e atenção entre formador e formandos seja maior.

Torre do Frade distinguida com Prémio Rolha de Cortiça

PremioCortiaMonforte

A Herdade Torre do Frade, em Monforte, foi distinguida pela Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR) com o Prémio Rolha de Cortiça 2014, na 5.ª Gala da Cortiça, no Porto. Esta casa agrícola alentejana desde que produz vinho, procurou sempre utilizar a rolha de cortiça natural para vedar as suas garrafas.

Fernando Carpinteiro Albino, responsável por este projeto, afirma: “A cortiça já fez e faz tanto pelo vinho nacional e mundial, que está na hora de sermos nós, produtores, a retribuir tentando incrementar a notoriedade desta matéria-prima, que é quase exclusivamente portuguesa. Se não formos nós, produtores portugueses a promover e divulgar de forma sustentada  e inovadora, que, o que é nosso é de qualidade, quem o fará?”

Esta sociedade agrícola 100% familiar, produz há quatro gerações, tendo como principais marcas o ferro da casa, o gado de raça Alentejana, cereais, cortiça, mel e o rótulo dos vinhos.

Jantar-Debate hoje em Évora

Debate_vora

“Cidades Inteligentes: Tecnologia, Sustentabilidade e Qualidade de vida” é o tema do jantar-debate que se vai realizar hoje, sexta-feira dia 3, no Évora Hotel, às 20 horas.

Este evento coordenado pela Associação “Alentejo de Execelência”, terá como principais temas a abordar as “smart cities” e as novas tendências da gestão urbana; as tecnologias de informação e as suas aplicações; sustentabilidade ambiental, eficiência energética e mobilidade; a inovação urbana e a atractividade das cidades, e por último, oportunidades para as cidades alentejanas.

Carlos Sezões, presidente da Associação Alentejo de Excelência, fará a introdução ao debate, logo após ao jantar, tendo como convidados Armando Varela, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Nuno Varandas e Alcides Marques, do Instituto Pedro Nunes, Rui Barroso da ADRAL e ainda Catarina Selada da INTELI.

Coruche recebe a 26ª edição das Jornadas da Gastronomia

Cartaz-Jornadas-2014-restaurantes

Coruche recebe a partir de hoje e até domingo, a 26.ª edição das Jornadas de Gastronomia do concelho.

Neste evento, o público terá oportunidade de provar algumas das iguarias típicas do concelho, num dos restaurantes aderentes.

O cachaço de toiro bravo com grão e hortelã, a sopa de feijão frade à moda do Couço, ou o Bacalhau assado com migas, são alguns dos pratos típicos que poderão ser degustados em Coruche durante este fim-de-semana.