“A Bilha” em exposição a partir de sábado em Campo Maior

ABilhaExposicaoA exposição coletiva “A Bilha – Projeto de Arte” é inaugurada este sábado, 6 de setembro, em Campo Maior. A mostra divide-se entre o Centro Comunitário e o Museu Aberto da vila.

Carlos Godinho, responsável pela exposição, assegura que este “é um projeto que já percorreu várias partes do país”, tendo já, inclusive, chegado ao estrangeiro, existindo há seis anos.

A exposição é uma iniciativa que, para além de educativa, tem uma forte componente cultural (com referências regionais e uma ligação maior à história da humanidade). A exposição, que reúne trabalhos de vários artistas plásticos, é uma mostra da arte contemporânea portuguesa e que remete para um conjunto de princípios alicerçados na difusão cultural de um “Povo para o Mundo”.

A exposição é inaugurada pelas 17 horas no Centro Comunitário de Campo Maior.

Campanha de Sensibilização Ambiental amanhã em Campo Maior

CampanhaSensibilizacaoAmbientalCAMPOMAIORO Município de Campo Maior, em colaboração com a GNR e com os Bombeiros Voluntários de Campo Maior, realiza amanhã, 5 de setembro, pelas 10 horas uma ação de sensibilização que terá como objetivo alertar os munícipes para os cuidados a ter com a deposição do lixo nos contentores instalados na via pública.

Com a iniciativa pretende-se que todos os campomaiorenses colaborem com esta medida, tendo alguns cuidados básicos, como colocar o lixo devidamente ensacado e fechado, para manter a estanquicidade e evitar derrames que provocam sujidade e maus cheiros, tanto nos contentores como na envolvente; colocar sempre o saco de lixo dentro do contentor e nunca no chão, fora dos contentores; e respeitar os horários de deposição, entre as 20 e as 7 horas, por forma a evitar a presença de grandes quantidades de lixo nos contentores durante o dia.

Alentejo com mais dinheiro no novo Quadro Comunitário

AntonioCostaDiebO Quadro Comunitário para 2014/2020 vai intitular-se “Portugal 20 20” e o programa regional vai designar-se de “Alentejo 20 20”.

António Costa Dieb (na foto), presidente da CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – do Alentejo, refere que “dentro deste programa operacional vamos ter novamente o FEDER e o Fundo Social Europeu. O FEDER é aquele fundo que, normalmente, é atribuído às regiões para fazerem os investimentos do domínio municipal e cultural e o Fundo Social Europeu, cerca de 185 milhões de euros, focado em cursos superiores de curta duração, cursos de especialização tecnológica e mestrados e doutoramentos em áreas de especialização da região”.

Ouvir aqui “Ponto de Vista”

“Paralelamente, existe um outro programa, o chamado Programa Europeu de Desenvolvimento Rural – PRODER e que vai continuar a trabalhar de forma independente com mecanismos regionais que garantam a articulação entre os vários programas “, garantiu.

Este novo quadro comunitário conta com um aumento de cerca de 26 %no valor disponível para investimento. Entre 2014 e 2020 “o valor disponível para investimento vai rondar os 1030 milhões de euros”, segundo António Dieb.

António Costa Dieb, presidente da CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – do Alentejo, é o convidado na edição desta semana do “Ponto de Vista” na Rádio Campo Maior. Para ouvir hoje às 17 horas.