António Costa Dieb na edição desta semana do “Ponto de Vista”

AntonioCostaDiebAntónio Costa Dieb (na foto), de 48 anos, é o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – CCDR – do Alentejo desde 2012.

“Ao longo da minha atividade profissional, tinha tido a oportunidade de ponderar alguns desafios que me foram feitos, no entanto essas oportunidades não me satisfaziam no impacto que podiam ter na melhoria da qualidade de vida das pessoas”. “A CCDR motivou-me e continua a motivar-me pela sua abrangência e por isso tenho tentado fazer o melhor que posso, ao longo destes dois anos, e a vontade de continuar é muita”, garantiu.

Quando questionado sobre o investimento que maior impacto teve na sociedade, Dieb realça “o empreendimento de fins múltiplos do Alqueva pela sua dimensão financeira e pelo impacto que está a ter na sociedade”.

António Costa Dieb, presidente da CCDR – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – do Alentejo, é o convidado na edição desta semana do Ponto de Vista, na Rádio Campo Maior, para ouvir hoje às 21 horas.

Badajoz: Fragoso retira pelouro da polícia ao vice-presidente

AstorgaFrancisco Fragoso, alcaide do ayuntamento de Badajoz, retirou o pelouro da polícia local e urbana ao seu vice-presidente, Alberto Astorga.

A decisão surgiu no seguimento de um episódio que desagradou a Fragoso, nomeadamente o facto de Astorga, no desempenho das suas funções públicas, ter estacionado o seu veículo num lugar destinado a deficientes.

Em conferência de imprensa, Fragoso justificou que “não é bom nem recomendável que o consejal siga sendo o responsável pela polícia local e urbana. É o melhor para todos, inclusive para a cidade”.

Acampamento hoje e amanhã em Aldeia Velha (Avis)

AcampamentoAldeiaVelhaO recinto dos tanques de aprendizagem de natação, em Aldeia Velha, vai ser o cenário de acolhimento do Acampamento de verão a realizar, entre hoje e amanhã (dias 3 e 4 de setembro), pela Associação Desportiva e Sociocultural de Aldeia Velha, com o apoio do Município de Avis e da Freguesia de Aldeia Velha.

O evento, reunindo “campistas” de todas as idades, em atividades lúdico-desportivas, que buscam estreitar relações, criar laços de amizade, estimular o convívio em sociedade, o companheirismo, o autoconhecimento, o desafio de limites e o respeito pelo meio-ambiente, inicia esta quarta-feira, às 19 horas, com a receção aos participantes e a montagem das tendas pelos próprios, seguindo-se uma Caminhada/passeio pela aldeia e um conjunto de Jogos Tradicionais, que terão lugar ao longo do percurso – jogo da malha, jogo dos arcos, corrida de sacos e outros, a anteceder o banho na piscina, por volta da meia-noite.

A quinta-feira será preenchida com um Jogo de Futebol, masculino e feminino, e com o regresso a casa, por volta das 11 horas.

Câmara de Alandroal obrigada a recorrer ao FAM

AlandroalCamaaA Câmara de Alandroal vai ser obrigada a recorrer ao Fundo de Apoio Municipal (FAM). A garantia foi dada à Rádio Campo Maior por Mariana Chilra, presidente do município.

“Vamos ser obrigados porque em 31 de dezembro de 2013 tínhamos uma dívida total que é superior três vezes a média da receita corrente líquida, cobrada nos últimos três exercícios”, explica. “Temos um passivo de 30 169 mil euros e, portanto, isto em termos legais, obriga o município a ir ao FAM”.

Segundo a autarca, a adesão a este fundo “vai retirar a autonomia financeira à câmara”, sendo que “as consequências da adesão ao FAM vão afetar sobretudo a população”.

O Governo estima que 19 municípios sejam obrigados a aderir ao FAM, novo mecanismo de regularização financeira que será facultativo para outras 23 autarquias.

O capital social do FAM é de 650 milhões de euros, a subscrever em 50 por cento pelo Estado e na restante metade por todos os municípios e que terá de ser realizado no prazo máximo de sete anos, com início em 2015, assegurando o Estado desde já o apoio aos municípios em situação mais crítica.