Esta noite há chuva de estrelas

perseidas2012aNa noite de hoje será possível ver-se uma “chuva de estrelas” quando a Terra estiver na zona principal da corrente de meteoritos das Perseidas. 

Estes pequenos pedaços de rocha têm origem na passagem do cometa Swift-Tuttle. Quando a Terra passar pela zona dos detritos, estes atingem a atmosfera e desintegram-se provocando flashes de luz, popularmente conhecidos por estrelas cadentes.

O espetáculo espacial começará com o cair da noite e atingirá o apogeu na madrugada.

Para quem pretende ver a chuva de meteoros terá de estar atento e colocar-se num local muito escuro e de preferência no campo. Serão mais de 100 meteoros por hora que podem ser observados à vista desarmada durante esta noite.

A região Alentejo pelas suas características sem poluição atmosférica e de predominância rural é um dos locais recomendados para a visualização deste fenómeno.

 

Badajoz: “Verão dos Museus” visitou Forte de “San Cristóbal”

ForteBadajozA atividade cultural “Badajoz, Verão de Museus”, cruzou o Guadiana, no passado sábado, para mostrar o Forte de “San Cristóbal” e o seu centro de interpretação.

O passeio, pela fortificação do século XVII, percorreu os seus elementos mais relevantes como o caminho coberto e a praça de armas do forte.

No centro de interpretação, através de suportes audiovisuais, os visitantes ficaram a conhecer, detalhadamente, a importância do forte na defesa da cidades e a importância da fronteira hispano-lusa, a sua história e elementos fortificados.

Prossegue a festa do Jardim de Papel em Campo Maior

JardimPapel111Prossegue em Campo Maior a 3ª edição do Jardim de Papel. Esta é uma iniciativa do Município de Campo Maior e da Associação das Festas do Povo, que tem como principal objetivo manter viva a tradição e a arte centenária dos campomaiorense fazerem “florir o papel”.

A nossa reportagem esteve à conversa com algumas das pessoas que têm visitado o Jardim Municipal de Campo Maior. António Almeida, por exemplo, diz que “preferia que o dinheiro gasto com o Jardim de Papel fosse guardado para as festas”, que só se fazem quando o povo quer. Já Paula Folgado garante que o Jardim de Papel é só uma “pequena amostra” do que são as Festas do Povo.

Gonçalo Cabaça, por sua vez, assegura que a diferença mais significativa entre o Jardim de Papel e as Festas do Povo reside na dimensão das mesmas.

Quem também marca presença nesta iniciativa é a Loja Social de Campo Maior, que procura, num dos stands instalados numa das ruas junto ao Jardim Municipal, vender alguns dos trabalhos que se vão realizando ao longo do ano.