Campo Maior: Noite de Fados encheu Largo do Terreiro

NoiteFadosCampoMaior26JulhoO Município de Campo Maior organizou uma noite de Fados intitulada Vozes da Vila, no passado sábado, dia 26 de julho, no renovado Largo do Terreiro, com a participação dos artistas locais Beatriz Clemente, Joel Moriano, Maria do Rosário, Tina Murcela e os instrumentistas Alexandre Gomes na viola e Nuno Cirilo na guitarra portuguesa.

O evento, que foi apresentado pela Ana Badalo, foi um enorme sucesso, podendo o Município concluir que, pela afluência de campomaiorenses ao local, esta era uma medida há muito requerida pela população. Algumas centenas de pessoas lotaram totalmente o recinto para voltar a ouvir cantar o fado no Largo Barão Barcelinhos.

O Município de Campo Maior congratula-se pelo sucesso desta medida, não só pela sua componente social e cultural, mas também pelo facto de ter sido uma intervenção municipal que reformulou e requalificou este largo, permitindo agora que a sua utilização dignifique eventos desta natureza.

Elvas: Moradia de Rondão Almeida alvo de vandalismo

VandalismoCasaRondaoCA residência de Rondão Almeida, situada nas Sochinhas, em Elvas, tem sido alvo de atos de vandalismo nas últimas semanas.

“Já moramos aqui, praticamente há 20 anos e durante esse período não nos lembramos de ter sido assaltados ou que fosse. O que acontece é que, recentemente, verificámos que os animais andavam na estrada. Quando fomos verificar constatámos que a vedação tinha sido aberta para que os animais saíssem para a rua.” Mas estes atos continuaram pois “na semana passada trocaram as mangueiras que temos na piscina para filtrar a água. Mas hoje, durante a manhã tínhamos a piscina praticamente vazia. Quando fomos à casa das máquinas tínhamos a casa das máquinas completamente destruída”, informou Rondão Almeida.

Os prejuízos dos estragos desta noite “rondam os 5 mil euros”.

“Os elvenses têm que saber o quem vindo a acontecer à minha pessoa e à minha família e neste momento começo a estar preocupado com a insegurança dos meus netos, das minhas filhas e da minha mulher, pois quanto a mim não tenho medo de nada nem de ninguém”.

Segundo Rondão Almeida “a Policia de Segurança Pública (PSP) já esteve no local e está a tomar conta da ocorrência”.

GNR: Balanço da Operação “Truck and Bus”

OperaoTruckAndBusGNRA Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 21 e 27 de Julho, a operação “Truck and Bus” que consistiu na fiscalização intensiva de veículos pesados de mercadorias e passageiros, nas principais estradas do distrito de Portalegre com maior volume de tráfego deste tipo de veículos.

Os militares do comando territorial deram especial incidência nas suas ações de fiscalização ao controlo do peso e dos tacógrafos (tempos de condução, pausas, tempos de repouso, viciação e manipulação), ao acondicionamento e transporte de carga, às condições técnicas dos veículos; à condução sob efeito do álcool e à deteção de infrações de natureza fiscal, aduaneira e ambiental.

Durante a operação estiveram empenhados 188 militares, foram fiscalizados 639 condutores e detetadas 55 infrações, das quais se destacam: seis por excesso de peso e seis por carga mal acondicionada em veículos pesados de mercadorias, e ainda 5 contra-ordenações por irregularidades apresentadas no tacógrafo.

As infrações mais verificadas dizem respeito à não utilização do cinto de segurança, ao excesso do peso de carga em veículos pesados de mercadorias, ao uso do telemóvel durante a condução e a deficiências nos pneumáticos dos veículos.