Cuidados a ter com o calor

calorO Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê no período de 15 a 16 de julho de 2014, tempo quente, com valores de 37 a 40 °C de temperatura máxima.

Face ao aumento das temperaturas, recomenda-se a observação das seguintes medidas de auto proteção:

– Beba água com regularidade ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar;

– Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (aproximadamente entre as 11h00 e as 16h00);

– Evite bebidas alcoólicas e com elevados teores de açúcar;

– Evite fazer atividades que exijam muito esforço físico, particularmente nos períodos de maior calor;

– Se viajar de carro, escolha horas de menor calor. Não permita que pessoas (especialmente crianças e idosos) e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol;

– Esteja atento a pessoas mais vulneráveis, especialmente crianças e idosos;

– As pessoas que sofram de doença crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal, ou com restrições de líquidos, devem aconselhar-se junto do seu médico;

– Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede, pelo que estão particularmente vulneráveis – ofereça-lhes água e esteja atento.

Centro de Ciência do Café promove oficinas de dança

CCCOficinaO Laboratório Intergeracional à Volta do Café do Centro de Ciência do Café, de Campo Maior, recebeu, entre os dias 7 e 11 de Julho de 14 várias oficinas de dança criativa, artes plásticas e escrita, contos e expressão dramática.

Crianças, jovens e seniores participam nas atividades que tiveram como objetivo explorar todo o Ciclo de Produção do Café, desde as suas origens até ao seu consumo.

Estas atividades culminaram na sexta-feira, com um espetáculo no Auditório do CCC, onde foi apresentada uma estrutura dramatúrgica que reúne todos os materiais criativos das diferentes oficinas.

“À Conversa Com” Ana Sabido da DECO

AnaSabidoDecoSemMicroAs compras online são práticas mas nem sempre as lojas virtuais respeitam a lei.

A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, alerta os consumidores “para conhecerem os seus direitos, por forma a evitar riscos”, segundo Ana Sabido (na foto), jurista na delegação de Évora e convidada na edição de hoje da “À Conversa Com”. 

As lojas online devem divulgar de forma clara e simples os termos e as condições de venda. Destas deve constar informação sobre o uso dos dados pessoais e o direito de acesso, retificação e eliminação dos mesmos.

“Nem sempre estes requisitos são respeitados”, como lembra Ana Sabido.

Ouvir aqui “À Conversa Com”