Operação Hermes da GNR na estrada até quarta-feira

hermesGNRMais de 5.700 militares da GNR vão efetuar patrulhamento nas estradas portuguesas entre hoje e quarta-feira, numa operação que tem como objetivo garantir a segurança dos portugueses que se deslocam para férias.

O reforço do patrulhamento rodoviário insere-se na primeira fase da operação “Hermes – Viajar em Segurança”, ação que a Guarda Nacional Republicana desenvolve entre 13 de julho e 1 de setembro, em quatro fases.

Na primeira fase da operação, que vai decorrer entre domingo e quarta-feira, vão estar mobilizados 5.785 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais da GNR, que vão realizar cerca de 1.415 ações, refere aquela força de segurança, em comunicado.

Os militares da GNR vão dar “especial atenção aos comportamentos de risco dos condutores que coloquem em causa a segurança rodoviária”, nomeadamente manobras perigosas de ultrapassagem, mudança de direção, inversão do sentido da marcha, cedência de passagem e distância de segurança,

A condução sem habilitação legal e sob efeito do álcool e de drogas, a não utilização do cinto de segurança ou de cadeirinhas para crianças, o uso do telemóvel durante a condução e o excesso de velocidade são outros dos comportamentos que vão estar na mira da GNR.

As restantes fases da operação “Hermes – Viajar em Segurança” vão decorrer entre 1 e 3 de agosto, 15 e 17 de agosto e 29 de agosto e 1 de setembro.

Badajoz: Incêndio alarma bairro de La Granadilla

IncendioBadajozDeflagrou ao final da tarde de ontem, sábado, 12 de julho, por volta das 19 horas (hora espanhola), um incêndio de grande dimensão, junto ao hospital La Granadilla, em Badajoz (Espanha).

O fogo só foi extinto após quatro horas de combate às chamas.

O trânsito na estrada de La Granadilla esteve interdito durante uma hora, sendo que as chamas, com mais de três metros de altura, colocaram em risco a população e as habitações do bairro.

Nelson Cardoso e La Besana animam Noites de Verão em Elvas

1NelsonCardosoNoitesVeraoA iniciativa da Câmara de Elvas “Noites de Verão” regressou ontem à Praça da República.

Em palco, ontem à noite, estiveram o Grupo Sanvicenteño “La Besana” e o fadista elvense Nelson Cardoso. Nelson apresentou, uma vez mais, ao público de Elvas os temas do seu trabalho discográfico “Aprendiz”.

As “Noites de Verão” regressam no próximo sábado, 19 de julho, com o humorista Jorge Serafim. No dia 26, são o Grupo Coral das Ceifeiras do Centro dos Reformados do Montijo e a Marcha Amigos das Harmónicas que animam a noite do centro histórico de Elvas.

 

Sara Tavares em grande no último dia do Badasom

1SaraTavaresChegou ontem ao fim mais uma edição do festival Badasom, em Badajoz (Espanha).

Depois das atuações de Gisela João, na quinta-feira, e Mariza, na sexta, coube ontem a Sara Tavares completar o cartaz, no que diz respeito a artistas portugueses neste festival do país vizinho.

Sara Tavares, que abriu a noite, procurou, ao longo de mais de uma hora de concerto, transmitir todo o seu “bom feeling” aos presentes. Temas como Ponto de Luz e One Love, do álbum “Balancê”, integraram o alinhamento do seu concerto.

1MiguelCampelloSara Tavares, em declarações à Rádio Campo Maior, assegura que foi a primeira vez que atuou em Badajoz e, daí, não ter, antes da atuação, expectativas para este concerto. No entanto, a artista considera que este foi um bom espetáculo, tendo conseguido agarrar o público à sua música.

Não tendo uma agenda de concertos muito preenchida, Sara garante que ainda este ano vai lançar novo álbum gravado ao vivo. Para o ano, espera editar um álbum de estúdio.

A festa ontem só terminou com a atuação do espanhol Miguel Campello. Francisco Camps, diretor artístico do festival, no final, fez balanço positivo de mais uma edição. O Badasom teve casa cheia nos três dias.

Gota D’Arte festejou ontem final do ano letivo

1GotaFestaFinalAnoCriancasA associação elvense Gota D’Arte assinalou na tarde e noite de ontem o final de mais um ano letivo com festa.

Canto, bateria, viola, hip hop e dança contemporânea foram alguns dos ingredientes desta festa que, de acordo com Luís Pires, serviu, sobretudo, para mostrar aos pais das crianças aquilo que elas aprendem nesta escola.

Roberto Cabral, professor na Gota D’Arte, assegura que o canto tem sido a área que mais se tem destacado, e que é importante a presença de jovens como Inês Ramos em programas de televisão, no sentido de divulgar aquilo que se faz nesta escola de artes.