“Verão de Museus” em Badajoz

ForetSanCristobalA iniciativa “Badajoz, Verano de Museos”, está de regresso este fim-de-semana, à cidade de Badajoz, com dois passeios: um pelo Museu de Belas Artes e outro pelo Forte de “San Cristóbal”.

Desde 2009 que a organização pretende destacar o valor dos museus em particular e de Badajoz, no geral.

Este ano as atividades centram-se nas características mais singulares de Badajoz: as fortificações.

Sendo assim, cada sábado de Julho e Agosto, os interessados podem visitar vários pontos de interesse da cidade.

Noites de Verão de Elvas no “À Conversa Com”

VitoriaBranco_2A Praça da República de Elvas recebe este mês as “Noites de Verão”. Vitória Branco (na foto), vereadora na Câmara de Elvas, é a convidada na edição de hoje do “À Conversa Com”, onde dá a conhecer a iniciativa, que também se estende às freguesias rurais do concelho.

Vitória assegura que a autarquia “continua a apostar nesta iniciativa dada a recetividade do público nas edições anteriores”.

Os dois primeiros espetáculos acontecem já amanhã, sábado, 12 de julho, na Praça da República. A partir das 21h30, sobem ao palco o Grupo Sanvicenteño “La Besana” e o elvense Nélson Cardoso.

A 19 de julho, atua o humorista alentejano Jorge Serafim. No dia 26, são o Grupo Coral das Ceifeiras do Centro dos Reformados do Montijo e a Marcha Amigos das Harmónicas que animam a noite do centro histórico de Elvas.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Café Memória vai ser implementado em Campo Maior

AssinaDeltaNabeiroA Associação Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra assinaram um protocolo com a Coração Delta e a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, para a implementação do projeto Café Memória.

De acordo com Catarina Alvarez, da Alzheimer Portugal, o “conceito deste projeto é internacional”. Em Portugal, só existia, até aqui, na zona da grande Lisboa. Os Cafés Memória são sessões gratuitas e que acontecem uma vez por mês, com o objetivo de reuniur todos os interessados, para além de doentes e familiares, para, de uma forma informal, se debater a doença.

O projecto Café Memória pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que os dentes de Alzheimer se encontram muitas vezes.

Elvense Gao Percusion hoje no Festival NOS Alive

GaosPercussionO jovem músico elvense Sérgio Gaúcho (na foto) atua hoje na abertura do festival NOS Alive (ex: Optimus Alive), que decorre no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras.

Gao partilha o Pórtico Nós Entrance, com os PH Neutro, quando forem 15.00 horas.

Sérgio, conhecido pelo nome artístico de Gao Percussion, falou-nos da sua participação num dos mais conhecidos festivais de verão do país, considerando que se trata de uma boa oportunidade para mostrar o seu trabalho.

Sérgio Gaúcho, com 22 anos, já tocou na Suíça, Espanha e de norte a sul do país. Recentemente participou no álbum de Pedro Amorim e Daduh King.

 

Alunos do secundário conhecem hoje resultados dos exames

PautaExamesNotasJá foram divulgadas as notas da primeira fase dos exames nacionais dos alunos do secundário.

Este é um dia de grande expectativa para alunos, tanto do 11º como do 12º ano, dado que estas classificações são parte fundamental para o acesso ao ensino superior.

A nossa reportagem esteve na Secundária D. Sancho II, em Elvas, à conversa com alguns dos alunos que se até lá se deslocaram esta manhã para ver as suas notas.

Raquel Magalhães, aluna do 12 º ano, considera que as suas “não foram más”, no entanto, tenciona repetir a prova de História na segunda fase de exames, dado que esta serve de prova de ingresso no ensino superior. Os 15 valores na disciplina de Português considera ter sido um bom resultado. Já Tiago Candeias mostrou-se radiante com as suas notas a Geometria e a História e Cultura das Artes.

Francisco Espiginha, professor de História na Secundária D. Sancho II, mostrou-se satisfeito com os resultados obtidos pelos seus alunos.

A primeira fase de exames começou no dia 17 de junho e terminou a 27 do mesmo mês. As inscrições para a segunda fase decorrem na próxima segunda e terça-feira.

CENTRO DE CIÊNCIA DO CAFÉ NO “PONTO DE VISTA”

ceciliaOliveiraRCMO Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, abriu as portas em março deste ano.

Em quatro meses já recebeu mais de 5 mil visitantes, como confirmou Cecília Oliveira (na foto), diretora do espaço.

O perfil dos visitantes pode definir-se como “estudantes, grupos de séniores, IPSS e turistas do Norte da Europa, como Holandeses. Também os Espanhóis têm sido cada vez mais presença assídua”.

“Centro tem de se promover na Europa” – Cecília Oliveira

O Centro assume-se como um espaço único na Europa. Porém, para Cecília Oliveira a Europa e os europeus ainda desconhecem o espaço e as suas potencialidades. “Nós temos uma parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo para aproveitarmos os canais já existentes para a promoção. Iremos igualmente utilizar a rede do próprio Grupo Nabeiro, quer em termos de distribuição do café, vinho, das azeitonas e azeite”.

Ouvir aqui “Ponto de Vista”

Cecília Oliveira, diretora do Centro de Ciência do Café é a convidada na edição desta semana do “Ponto de Vista”. Para ouvir este sábado, dia 12, às 11 da manhã.