IGREJAS CONSIDERADAS COMO MONUMENTOS DE INTERESSE PÚBLICO

ConventodeSFranciscoQuatro igrejas e uma capela em várias zonas do país foram classificadas esta segunda-feira pelo Governo como monumentos de interesse público. 

De acordo com uma portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República pela Secretaria de Estado da Cultura, uma das igrejas é a de Nossa Senhora da Graça do Divor, no distrito de Évora, é distinguida pelo seu interior, que “alberga um notável conjunto de azulejaria seiscentista dos anos 30 do século XVII”. 



Foi ainda classificada a Igreja da Misericórdia de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, que corresponde a “um modelo maneirista de gosto regional e despojamento característico do estilo chão”, com destaque, no exterior, para “o delicado e exuberante portal manuelino” e, no interior, o retábulo barroco do altar. 

Outro monumento considerado de interesse público é a Igreja de Santo Isidoro, em Cavernães, distrito de Viseu, que resulta da campanha de renovação que ampliou, ao longo do século XVIII, um primitivo templo quinhentista, em que se realça a “riqueza do património integrado do interior: talha e pintura”. 

Também no distrito de Viseu foi classificada a Capela da Senhora da Saúde, edificada na segunda metade do século XVI, onde se destaca o “importante conjunto de pinturas murais”, no interior. 

Outro monumento de interesse público decidido pelo executivo é o conjunto da Igreja e antigo Convento de São Francisco em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, fundado em 1585.

“Cidades Amigas dos Estudantes” apresentado no IPP

ipp_logoO projeto “Cidades Amigas dos Estudantes” foi apresentado esta manhã no Instituto Politécnico de Portalegre.

A iniciativa, que se materializa numa página online, “procura reunir diferentes tipos de condições que possam atrair alunos para o Instituto Politécnico de Portalegre e para a Escola Superior Agrária de Elvas”, segundo Joaquim Mourato, presidente do IPP.

A trabalhar em conjunto estão parceiros regionais, com o objetivo de criar condições favoráveis para o acolhimento, a integração e o bem-estar dos alunos do ensino superior.

A iniciativa foi apresentada pelo presidente do IPP, Joaquim Mourato, em conjunto com Nuno Mocinha, presidente da Câmara de Elvas e Adelaide Teixeira, presidente da autarquia da capital de distrito.

Avis homenageia José Saramago com Exposição Bibliográfica

Exposio_Bibliogrgica_Saramago_Quatro_Anos_Depois“Saramago Quatro Anos Depois” é o nome da Exposição Bibliográfica que a Biblioteca Municipal de Avis irá patentear em homenagem ao escritor José Saramago.

No mês em que se assinala quatro anos sobre a sua morte, o Município de Avis honra-se em homenagear o ilustre escritor, romancista, teatrólogo e poeta, cuja ligação ao concelho de Avis advém da atribuição do seu nome à nova Biblioteca Municipal de Avis, doravante designada de “Biblioteca Municipal José Saramago”.

A mostra, organizada pela autarquia, apresenta-se composta por cerca de 30 títulos da sua notável e singular obra literária – reconhecida com a atribuição, em 1998, do Prémio Nobel da Literatura, e irá ocupar a Sala de Leitura da Biblioteca Municipal de Avis, entre os dias 7 e 31 de Julho.

 

“À Conversa Com” Inês Ramos

InesRamosA participação da cantora elvense Inês Ramos no talent show da TVI Rising Star chegou ao fim no passado domingo. Hoje é nossa convidada no “À Conversa Com”.

Inês assegura que ficou triste por ter abandonado o programa, mas não considera injusta a sua saída: “ninguém está preparado para sair e quando estamos no palco e recebemos a notícia é mau, mas a minha saída não foi injusta, porque todos o que ficaram são muito bons”.

“Acho que saí em grande, porque foi uma das minhas melhores atuações, o júri aplaudiu-me de pé, recebi muito carinho dos apresentadores”, assegura a jovem de 16 anos. “Tenho de me sentir orgulhosa da minha participação”, remata.

De todas as suas atuações, Inês considera que a melhor foi aquela em cantou “Royals”, da neozelandesa Lorde. Da experiência, Inês destaca o facto de ter conhecido pessoas “espetaculares”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Três curtas portuguesas no Festival Ibérico de Cinema de Badajoz

20FestivalCinemaBadajozO Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, que celebra a sua vigésima edição de 16 a 19 de julho, conta com três curtas-metragens portuguesas a concurso: ‘Longe do Éden’, de Carlos Amaral, ‘Gambozinos’, de João Nicolau e ‘Carrotrope’, de Paulo D ?Alva.

‘Gambozinos’ conta a história de um rapaz de dez anos que se debate com as dificuldades que encontra numa colónia de férias, onde é ignorado pela menina de quem gosta e a sua camarata é vandalizada por outros rapazes. O diretor português João Nicolau regressa com esta proposta ao Festival Ibérico de Cinema, onde já participara nas anteriores edições de 2007 e 2010.

O filme ‘Carrotrope’, por sua vez, é uma obra de animação que representa os movimentos cíclicos da vida, enquanto um homem bebe e vê passar o tempo.

A terceira curta-metragem portuguesa selecionada pelo certame, ‘Longe do Éden’, conta a história de um sobrevivente que viaja em busca de um último bastião de civilização.

As curtas-metragens portuguesas selecionadas concorrem com os melhores trabalhos espanhóis do último ano, entre os que se encontram ‘Inocente’, de Álvaro Pastor e ‘Foley Artist’, de Toni Bestard, realizadores que regressam a Badajoz despois de terem conseguido o primeiro prémio em 2003 e 2005. Entre os realizadores que voltam ao certame encontra-se também Borja Cobeaga, diretor da curta-metragem ‘Democracia’, que é ainda um dos guionistas da longa-metragem ‘Ocho apellidos vascos’, um fenómeno sem precedentes no cinema espanhol. O ano passado, o primeiro prémio do festival foi para o realizador madrileno Esteban Crespo com o filme ‘Aquel no era yo’, um trabalho que também foi finalista nos prémios Óscar de Hollywood.

Rio de Moinhos: Festas de S. Tiago a partir de sexta-feira

RioMoinhos11jULHODecorrem de 11 a 14 de julho as Festas de S. Tiago, em Rio de Moinhos.

Este é já o 40º aniversário das Festas em honra do padroeiro daquela freguesia do concelho de Borba.

A festa faz-se com música de Hangar 7, no dia 11, Rebeca e bailarinas no dia 12 e MDR no dia 13.

Desenvolvimento Rural em debate da FAE de Arronches

 flyerAs Propostas do Programa de Desenvolvimento Rural 2014/2020 vão ser apresentadas na V Feira das Actividades Económicas (FAE) do concelho de Arronches já no próximo dia 12 de julho.

A recepção aos participantes será feita às 14 horasm na Sede da Confraria do Norte Alentejano. No painel 1 serão expostas as Medidas no âmbito da Agricultura e Recursos Naturais (Agro Ambientais) às 14h30; e no painel 2, a Valorização da Produção Agrícola (Medidas de investimento) às 16h30.

Alentejo: 30 ME para projetos de reabilitação urbana

JESSICAPortugalO Fundo JESSICA Portugal disponibiliza, até ao final do primeiro semestre de 2015, 30 milhões de euros para projetos de reabilitação urbana na Região do Alentejo. Oportunidades de financiamentosão debatidas na próxima sexta-feira, dia 11 de julho, pelas 15 horas, em Sines (Casa do Médico, Quinta de S. Rafael).

Com o objetivo de apoiar os Estados membros da União Europeia na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana, a Iniciativa JESSICA já permitiu o desenvolvimento de 55 projetos em todo o país, num total de 284 milhões de euros, tendo sido criados 1200 postos de trabalho diretos. A nível nacional, estão ainda disponíveis 120 milhões de euros, até junho de 2015.

As quatro grandes prioridades de intervenção são a reabilitação e regeneração urbanas, incluindo infraestruturas e equipamentos; eficiência energética e energia renovável em áreas urbanas; revitalização económica urbana, em especial PME e empresas inovadoras e a disseminação de TIC em áreas urbanas, incluindo infraestruturas de banda larga e redes sem fios.

As áreas de intervenção que mais têm recorrido ao Fundo são o Turismo, os Equipamentos Sociais, o Imobiliário, o Comércio, a Energia e a Educação.

CAMPO MAIOR: CENTRO DE CIÊNCIA JÁ RECEBEU MAIS DE 5 MIL VISITANTES

ceciliaOliveiraRCMO Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, abriu as portas em março deste ano.

Em quatro meses já recebeu mais de 5 mil visitantes, como confirmou Cecília Oliveira (na foto), diretora do espaço.

O perfil dos visitantes pode definir-se como “estudantes, grupos de séniores, IPSS e turistas do Norte da Europa, como Holandeses. Também os Espanhóis têm sido cada vez mais presença assídua”.

“Centro tem de se promover na Europa” – Cecília Oliveira

O Centro assume-se como um espaço único na Europa. Porém, para Cecília Oliveira a Europa e os europeus ainda desconhecem o espaço e as suas potencialidades. “Nós temos uma parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo para aproveitarmos os canais já existentes para a promoção. Iremos igualmente utilizar a rede do próprio Grupo Nabeiro, quer em termos de distribuição do café, vinho, das azeitonas e azeite”.

Cecília Oliveira, diretora do Centro de Ciência do Café é a convidada na edição desta semana do “Ponto de Vista”. Para ouvir hoje às 21 horas, amanhã, quinta-feira, dia 10, às 17 horas e no sábado, dia 12, às 11 da manhã.

Mor Karbasi esta sexta-feira no Festival Sete Sóis Sete Luas

7Sois7LuasMorkarbasiO Festival Sete Sóis Sete Luas regressa esta sexta-feira à Praça da República, em Elvas. Desta feita, é a cantora israelita Mor Karbasi que anima a noite elvense.

Elsa Grilo, vice-presidente na Câmara de Elvas, assegura que este “é um espetáculo de música e dança emocionante, com origens e influências desde Marrocos até à Pérsia”.

Mor Karbasi “canta músicas de países como a Espanha Árabe da Idade Média, norte de África, Europa Mediterrânica”, sendo que o espetáculo inclui ainda “obras de poesia litúrgica e hebraica e danças sefarditas”.

O espetáculo tem início marcado para as 21h30.