Aniversário de Elvas Património Mundial é segunda-feira

2PatrimonioMundialO segundo aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial vai ser assinalado a 30 de junho, próxima segunda-feira, com um espetáculo de teatro de rua, pirotecnia e o lançamento de uma coleção especial de selos comemorativos dos CTT.

O lançamento da coleção selos dos Correios de Portugal, “Património da Unesco – Cidade Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações”, realiza-se na Biblioteca Municipal de Elvas, pelas 18 horas.

Às 21h 30 tem início, na Praça da República, o espetáculo “Tamboures de Feu” pela Companhia de teatro de rua Deabru Beltzak, oriunda do País Basco. Esta companhia é uma das mais afamadas de Espanha e traz até Elvas uma combinação de sons e luz, tambores, pirotecnia e fogo. O espetáculo encontra-se integrado no Festival Sete Sóis Sete Luas que se realiza pela segunda vez em Elvas e conta com a organização da Câmara Municipal de Elvas e a produção da Associação Cultural Sete Sóis Sete Luas.

“Noites de Verão” arrancam amanhã em Vendas Novas

NoitesdeVeraoVendasNovasVendas Novas recebe de 28 de junho a 30 de agosto a iniciativa “Noites de Verão”.

Este ano com uma programação renovada e mais diversificada que vai da música portuguesa, clássica e internacional, encontro de bandas e DJ’s, bailes, arraiais, atividades gímnicas e folclore, a iniciativa conta com programa que aposta na variedade de e ritmos, capazes de agradar a todos os públicos.

Na música portuguesa o destaque vai para o concerto de Os Elétricos, na clássica o recital de Vox Angelis e a atuação de Ensemble Odeon e na vertente internacional a música celta com The Burned Old Man. Para os mais jovens, um encontro de bandas locais, no dia 5 de julho, e a vinda do DJ Diego Miranda ao “ONEFEST”, a 30 de agosto, vão pôr Vendas Novas a mexer.

Os jardins e parques públicos da cidade, a freguesia de Landeira e os lugares de Piçarras e Afeiteira são os palcos escolhidos para receber o programa que foi conjuntamente organizado pelo Município de Vendas Novas e o associativismo local, num excelente exemplo de articulação entre instituições.

Pic-Nicão no “À Conversa Com”

PicnicaoVetelvasO Pic-Nicão está de regresso este domingo à cidade de Elvas, numa organização da Vetelvas. Isabel Vinagre, diretora desta clínica veterinária, está na edição de hoje do “À Conversa Com” para apresentar o evento.

“O Pic-Nicão é um evento que nós organizamos anualmente, como forma de celebrarmos o aniversário da nossa clínica”, explica Isabel. “O Pic-Nicão consiste num piquenique em que donos e cães partilham refeição e onde juntamos amantes de cães, pessoas que gostam do convívio e de passar uma tarde bem passada”, acrescenta.

O evento decorre no parque da Piedade, em Elvas, a partir do meio-dia. Para além de almoço, há caminhada, concursos para os cães mais bonitos, mais obedientes e mais trapalhões, desfile e entrega de prémios.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Festival Medieval de Elvas de 3 a 6 de julho

2014FestivalMedievalElvasO Festival Medieval de Elvas volta a animar o Centro Histórico de Elvas, de 3 a 6 de julho, com um programa direccionado para a recriação da vivência na Idade Média.

A abertura desta edição acontece quinta-feira 3, às 19 horas, com início na Rua da Cadeia, seguindo o cortejo até à Praça da República, acompanhados de grupos musicais cristãos e árabes.

Como nos anos anteriores, as tasquinhas concentram-se na Rua da Cadeia e Praça da República, enquanto o fosso do Castelo fica reservado para os torneios medievais, que se realizam sexta-feira dia 4, às 21h30, pelos Cavaleiros do Tempo, repetindo-se sábado, dia 5, em Homenagem ao Mestre de Aviz e com a participação da Brigada Territorial 3 da GNR de Évora.

O programa contempla ainda teatro de rua, jogos infantis, falcoaria, danças, workshops de artes e ofícios e vai haver também animação permanente com bobos, trampolineiros, saltimbancos, trapezistas, tiro com arco, jogos, treino de guerreiros, passeios de camelo.

 

Feira de São João prossegue em Badajoz

BadajozSaoJoaoA Feira de São João, em Badajoz (Espanha), realiza-se até amanhã, sábado.

A tradicional feira de São João é uma das maiores festas da estremadura espanhola, juntando, todos os anos, milhares de cidadãos espanhóis e portugueses.

Atividades culturais, desportivas, concertos e corridas de touros integram esta feira.

No Teatro Lopez de Ayala, no âmbito da Feira de São João, atua hoje David Guapo com o espetáculo “Quenonosfrunjalafiesta”.

Elvas: Instalações da Segurança Social em risco de encerrar

seguranca_socialO Governo vai juntar nas mesmas instalações centros de emprego e Segurança Social. Numa primeira fase, a partilha do espaço ocorrerá em 15 localidades, mas a intenção é alargar este projeto-piloto a outras cidades do país e, numa segunda fase, vir a integrar totalmente o atendimento dos dois serviços.

Segundo fonte da Rádio ELVAS, esta situação está para breve na cidade de Elvas passando os serviços de Segurança Social a funcionar nas instalações do Centro de Emprego.

No entanto, João Laranjo, diretor do centro distrital de Portalegre da Segurança Social, garante que “esta informação não passa de um boato”. “Aquilo que o Governo está a fazer é, nos locais onde há espaços no IEFP ou na Segurança Social, em vez de estarmos a pagar rendas juntamos os dois serviços. No distrito o que temos estado a fazer é uma parceria com as câmaras, como aconteceu em Sousel, Castelo de Vide e Fronteira, para que a Segurança Social passe para um espaço da autarquia”, informou.

“Em Elvas isto não vai acontecer, para já, porque o edifício onde funciona a Segurança Social ainda reúne todas as condições por isso vai manter-se tudo como está”, garantiu João Laranjo.IEFP

Em Estremoz e Sacavém esta situação já se verifica desde o dia 26 de Maio. Já em Vila Real de Santo António, a situação vai acontecer ao contrário, a partir de Julho, o atendimento do centro de emprego vai ser deslocado para as instalações – mais recentes e com melhores condições – da Segurança Social.

Entre os critérios que presidem à decisão de juntar os dois atendimentos estão a poupança de recursos e a disponibilidade de instalações.

O IEFP tem 52 centros de emprego e centros de emprego e formação profissional no Continente (que agregam ao todo 82 pontos de atendimento), que se concentram sobretudo na região Norte e de Lisboa e Vale do Tejo, enquanto o ISS tem mais de 300 centros de atendimento.