ESCOLAS NÃO ENCERRAM NO CONCELHO DE ESTREMOZ

EscolaEstremozContrariamente àquilo que era expectável, neste ano letivo não irão encerrar escolas no concelho de Estremoz. O Município de Estremoz congratula-se assim pelo facto de na listagem do Ministério da Educação, que indica os 311 estabelecimentos de ensino a encerrar no País, não estar incluída qualquer escola do concelho.

De acordo com a legislação em vigor, nomeadamente a Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2010, estariam em risco de encerrar cinco escolas do concelho (S. Domingos de Ana Loura, Evoramonte, Santa Vitória do Ameixial, S. Bento do Cortiço e Veiros), por não possuírem o número mínimo de 21 alunos que a referida legislação impõe para que as mesmas funcionem. Destas cinco, as três primeiras apresentavam um risco superior, na medida em que o número de alunos é muito inferior àquele valor.

Perante o quadro legislativo referente ao número de alunos, o Município de Estremoz e outras entidades com responsabilidades nesta área, efetuaram diligências junto da Direção Regional de Educação do Alentejo, com o intuito de defender a continuidade do funcionamento de todos os estabelecimentos de ensino, tendo em conta as distâncias, os tempos de deslocação e o funcionamento dos respetivos jardins-de-infância, o que acarretaria custos mais elevados, designadamente em termos de transporte e refeições, para além do transtorno que tal situação provocaria na qualidade de vida das populações afetadas.

O Município de Estremoz sempre se opôs à política de encerramento de quaisquer serviços públicos, designadamente de escolas nas freguesias rurais, por considerar que o mesmo não poderá apenas ser motivado por números, pois estes indicadores não têm em conta questões relacionadas com a qualidade de vida das famílias, designadamente no que diz respeito à proximidade e à facilidade de acesso aos serviços educativos, não contribuindo assim para contrariar a tendência de despovoamento do meio rural.

 

Ecos del Rocio atuam amanhã em Badajoz

EcosDelRocioO grupo Ecos del Rocio atua amanhã no Teatro López de Ayala, em Badajoz, no âmbito da Feira de São João, que vem a decorrer na cidade espanhola desde o passado dia 20.

A banda de Sevilha sobe ao palco às 21h30 (hora espanhola), para apresentar em Badajoz o seu mais recente trabalho: “La fuente de tus labios”.

O preço dos ingressos varia entre 30 e 35 euros.

 

GNR e Câmara de Monforte promovem segurança a idosos

Apoio65MonforteNo âmbito das medidas desenvolvidas pelo “Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança”, a Câmara Municipal de Monforte, em colaboração com a GNR local, promoveu, no dia 23 de junho, uma ação de sensibilização dirigida aos alunos da Universidade Sénior.

A ação contou com a colaboração do Guarda Principal David Marrucho, afeto à Estrutura de Investigação Criminal da GNR, que prestou esclarecimentos relativamente aos objetivos do Programa, destacando-se a aposta nestas ações de sensibilização junto da comunidade de forma a consciencializar os mais idosos, bem como aconselhar a adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção, quer em casa, transportes públicos e na via pública, no intuito de diminuir situações de risco, prevenir e evitar burlas e roubos, e conseguir deste modo conferir um maior sentimento de segurança.

O Programa “Apoio 65 – Idosos em segurança” é uma iniciativa que envolve a GNR e a PSP e que visa garantir as condições de segurança e tranquilidade das pessoas idosas e deste modo prevenir e evitar situações de risco. O programa conta também com a colaboração de instituições que prestam ajuda domiciliária, através da troca de informações úteis para a prevenção de problemas e pela formação aos profissionais dessas instituições.

FINA realiza último ensaio em Ponte de Sor

FINAEnsaioA FINA – Filarmónica Infantil do Norte Alentejano realizou o seu último ensaio distrital antes de se apresentar em público, em Ponte de Sor, no passado sábado, 22 de junho.

O ensaio decorreu na Escola Secundária de Ponte de Sor e decorreu ao ar livre como treino para a sua apresentação ao público no próximo dia 5 de julho, pelas 21h30h, em Gavião, inserida no Festival de Bandas do Norte Alentejano, integrado nas comemorações dos 25 anos da Banda Juvenil do Gavião.

O ensaio do passado sábado foi o culminar do trabalho levado a cabo durante este ano letivo em todas as escolas de música das bandas filarmónicas distritais. A Federação de Bandas procurou reunir os vários jovens, ao longo do ano, em ensaios intermunicipais ou em ensaios distritais trimestrais.

O ensaio contou com cerca de 140 músicos de 12 locais diferentes. Para além dos músicos, compareceram mais 30 pessoas entre monitores, maestros e diretores.

V Congresso Nacional de Rega e Drenagem até amanhã em Elvas

CongressoRegaDrenagemTeve início na manhã desta quarta-feira, 25 de junho, o V Congresso Nacional de Rega e Drenagem, na Escola Superior Agrária de Elvas.

De acordo com Francisco Rodrigues, professor responsável pela organização do evento, este congresso “pretende reunir todas as pessoas que estão ligadas à questão do regadio agrícola: os empresários agrícolas, os técnicos e as entidades oficiais”. O congresso serve, sobretudo, para debater todos os problemas que surjam relacionados com a temática”, explica.

Ao todo, marcam presença neste evento mais de 80 congressistas vindos de toda a parte do país, que procuram, até amanhã, discutir os problemas relacionados com a rega e a drenagem. O objetivo do congresso, a médio e longo prazo, passa por melhorar o uso e gestão da água de rega, e assim, aumentar a disponibilidade de água para mais área de regadio, aumentar a produtividade da água e diminuir o impacto ambiental associado à rega.

Este congresso, de periodicidade bianual, é organizado pelo Centro Operativo de Tecnologia de Regadio.

 

Badajoz: associação “Calle Menacho” recebe Premio de Comercio

PremioCalleMenachoBadajozO secretário de Estado do Comércio, Jaime Garcia – Legaz, entrgou em Badajoz os Prémios Nacionais de Comércio, do ano de 2013, nas categorias de Ayuntamientos, Centros Comerciais e pequeno comércio.

Nesta edição dos prémios nacionais do Comércio, cujo ato se realizou pela primeira vez fora de Madrid, foram entregues três prémios nacionais, cinco segundos prémios e 18 menções honrosas.

Prémio Nacional a Centros Comerciais Abertos

A associação de comerciante da “Calle Menacho” de Badajoz foi a vencedora do prémio deste prémio, no valor de 5 mil euros e com o objetivo de premiar o associativismo comercial direcionado para a promoção de centros comerciais abertos e desenvolvimento de órgãos de gerência.

Esta associação recebeu em 2008 um segundo prémio de Centro Comercial Aberto e desde então que continuou a trabalhar, ampliando o seu espaço de influência, para conseguir ser uma área de compras por excelência em Badajoz e na província. Neste momento é constituída por 180 dos 200 estabelecimentos comerciais da zona.

DECO alerta sobre anúncios fraudulentes

dinheiro1Numa altura em que os números da taxa de desemprego permanecem com valores preocupantes, a Deco alerta para uma fraude que promete rendimentos extra de uma forma simples e sem sair de casa.

Dobrar circulares ou colar etiquetas e selos em envelopes “são alguns dos trabalhos propostos mas que não passam de um engano”. Este é um esquema que induz em erro quem está interessado em conseguir rendimentos extra.

“Alice Acorda” estreia hoje em Portalegre

AliecAcordaA “Alice Acorda”, que tem por base o livro “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll, é um caleidoscópio de ideias, um texto livre, onde cada um viaja ao sabor da sua imaginação. A peça estreia no CAE Portalegre, hoje pelas 21h30, repetindo dia 26 de Junho, às 10h00 e às 14h30.

Este projeto de sensibilização teatral é a continuação por vontade de muitos com quem Fátima Reis partilha as férias de verão e outros ateliers artísticos, de manter atividade durante o ano, fazendo exercícios teatrais, relaxamento e encontro de quem gosta de experimentar estas linguagens.

Dada a pertinência destas Linguagens na formação de um ser humano e o número de interessados, Fátima Reis criou o atelier a funcionar no CAE de Portalegre, ao abrigo do protocolo com a Câmara Municipal de Portalegre. Neste momento, o grupo é constituído por 13 elementos, com idades entre os 6 e os 15 anos e Fátima Reis afirma que “pretende com este atelier que o grupo sinta prazer e unidade, contribuindo para uma afirmação pessoal e uma autoestima equilibrada, para além do desafio de estar perante público assistente, afirmando a sua opção artística”.