Contrariamente àquilo que era expectável, neste ano letivo não irão encerrar escolas no concelho de Estremoz. O Município de Estremoz congratula-se assim pelo facto de na listagem do Ministério da Educação, que indica os 311 estabelecimentos de ensino a encerrar no País, não estar incluída qualquer escola do concelho.
De acordo com a legislação em vigor, nomeadamente a Resolução do Conselho de Ministros n.º 44/2010, estariam em risco de encerrar cinco escolas do concelho (S. Domingos de Ana Loura, Evoramonte, Santa Vitória do Ameixial, S. Bento do Cortiço e Veiros), por não possuírem o número mínimo de 21 alunos que a referida legislação impõe para que as mesmas funcionem. Destas cinco, as três primeiras apresentavam um risco superior, na medida em que o número de alunos é muito inferior àquele valor.
Perante o quadro legislativo referente ao número de alunos, o Município de Estremoz e outras entidades com responsabilidades nesta área, efetuaram diligências junto da Direção Regional de Educação do Alentejo, com o intuito de defender a continuidade do funcionamento de todos os estabelecimentos de ensino, tendo em conta as distâncias, os tempos de deslocação e o funcionamento dos respetivos jardins-de-infância, o que acarretaria custos mais elevados, designadamente em termos de transporte e refeições, para além do transtorno que tal situação provocaria na qualidade de vida das populações afetadas.
O Município de Estremoz sempre se opôs à política de encerramento de quaisquer serviços públicos, designadamente de escolas nas freguesias rurais, por considerar que o mesmo não poderá apenas ser motivado por números, pois estes indicadores não têm em conta questões relacionadas com a qualidade de vida das famílias, designadamente no que diz respeito à proximidade e à facilidade de acesso aos serviços educativos, não contribuindo assim para contrariar a tendência de despovoamento do meio rural.


O grupo Ecos del Rocio atua amanhã no Teatro López de Ayala, em Badajoz, no âmbito da Feira de São João, que vem a decorrer na cidade espanhola desde o passado dia 20.
No âmbito das medidas desenvolvidas pelo Programa Apoio 65 Idosos em Segurança, a Câmara Municipal de Monforte, em colaboração com a GNR local, promoveu, no dia 23 de junho, uma ação de sensibilização dirigida aos alunos da Universidade Sénior.
A FINA Filarmónica Infantil do Norte Alentejano realizou o seu último ensaio distrital antes de se apresentar em público, em Ponte de Sor, no passado sábado, 22 de junho.
Teve início na manhã desta quarta-feira, 25 de junho, o V Congresso Nacional de Rega e Drenagem, na Escola Superior Agrária de Elvas.
O secretário de Estado do Comércio, Jaime Garcia Legaz, entrgou em Badajoz os Prémios Nacionais de Comércio, do ano de 2013, nas categorias de Ayuntamientos, Centros Comerciais e pequeno comércio.
Numa altura em que os números da taxa de desemprego permanecem com valores preocupantes, a Deco alerta para uma fraude que promete rendimentos extra de uma forma simples e sem sair de casa.
A “Alice Acorda”, que tem por base o livro “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll, é um caleidoscópio de ideias, um texto livre, onde cada um viaja ao sabor da sua imaginação. A peça estreia no CAE Portalegre, hoje pelas 21h30, repetindo dia 26 de Junho, às 10h00 e às 14h30.