A Igreja das Chagas, no Panteão das Duquesas de Bragança, em Vila Viçosa, é esta noite palco para um concerto pelo Coro Misto da Aposenior e pelas Tunas Seniores de Évora e Borba.
O concerto começa às 21h30 e tem entrada livre.
A Escola Secundária de Campo Maior foi alvo de obras muito recentemente e a inauguração aconteceu na semana passada.
Na edição de hoje do À Conversa Com, o diretor do agrupamento de Escolas, José Emílio Pernas (na foto), lembra que foi um processo atribulado, mas que valeu a pena o resultado final.
Temos de criar condições de conforto aos alunos, que neste momento, existem, alega. A escola, só por si, não nos vai levar a melhores resultados, mas com esta escola, com o empenho das diferentes entidades podemos melhorar o nosso objetivo, lembra.
Para além da escola em si, é assunto de conversa nesta entrevista o balanço do ano letivo que chega agora ao fim e a feira escolar que decorreu, recentemente, no espaço da nova escola.
A época de exames nacionais arrancou esta manhã, com os alunos do 9º ano a serem chamados a prestar provas finais a Português e os do ensino secundário a realizarem prova de Filosofia (exame não obrigatório).
No final da prova, alguns alunos de 9º ano revelaram à nossa reportagem que o exame foi simples e acessível. As obras mais estudadas, dizem os alunos, como é caso de Os Lusíadas e o Auto da Barca do Inferno, não saíram no exame.
A prova de Português é obrigatória para todos os alunos do 9.º ano. Quase 106 mil, em todo o país, fizeram esta manhã o exame. Amanhã são os alunos do 12º ano que realizam a prova de Língua Portuguesa.
Há 13 anos, a Câmara Municipal de Mora criou o Cartão do Idoso, para apoiar idosos, pensionistas e reformados do concelho, contribuindo para uma melhoria considerável no nível de vida dos mesmos.
Ao longo desses 13 anos, muitos foram os idosos que beneficiaram desses apoios. Luís Simão, presidente da Câmara de Mora, assegura que, no ano passado, este benefício foi alargado a todos os idosos e pensionistas do concelho com uma reforma até 400 euros, ao invés dos 350 euros em vigor até então.
A Câmara Municipal de Mora já gastou cerca de um milhão e meio de euros desde a implementação do cartão.
O antigo Quartel do Calvário, no centro histórico de Elvas, vai ser alvo de obras de recuperação para acolher oito sedes de associações locais.
Localizado entre a Escola Superior Agrária de Elvas e o Paiol de Nossa Senhora da Conceição, o antigo Quartel do Calvário vai acolher a ISEKAIS, Ciclotur de Elvas, Associação do Bairro das Caixas, Paraquedistas do Alto Alentejo, Arkus, Agrupamento 158 (Elvas) do Corpo Nacional de Escutas, Federação de Associações do Concelho de Elvas e o Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes.
A Ciclotur de Elvas neste momento tem a sua sede numa garagem. O presidente, José Pasadas, assegura que esta nova sede vai ser uma mais-valia. Já Joaquim Amante, presidente da Associação do Bairro das Caixas, garante que este novo espaço vai permitir a criação de mais modalidades e uma dinamização da colectividade.
Marciano Albuquerque, dos Paraquedistas do Alto Alentejo, assegura que com a nova sede a coletividade vai conseguir fixar-se num sítio, coisa que não acontecia até aqui. Também o professor Carlos Dores, responsável pela ISEKAIS, atribui bastante importância a esta nova sede que vai ser criada.
A época de exames nacionais do ensino secundário arranca hoje com a prova de Filosofia, enquanto os alunos do 9.º ano são também chamados também a prestar provas finais a Português, a partir das 9h30.
Quase 106 mil fazem o exame de Português, prova obrigatória para todos os alunos do 9.º ano. A grande maioria dos alunos que faz a prova tem entre os 14 e os 15 anos, a idade regular para quem teve um percurso escolar até ao 9.º ano sem retenções.
Para a prova de Filosofia do ensino secundário estão inscritos mais de 12 mil alunos.
Para o total de exames nacionais do ensino secundário, que também contam como provas de acesso ao ensino superior, estão inscritos mais de 158 mil alunos, uma redução de quase mil alunos no total do número de inscritos nos exames face a 2013
Os exames valem 30 por cento da nota final dos alunos.