DOIS HOMENS DETIDOS EM ELVAS

PSPNa cidade de Elvas foram detidos dois homens em cumprimento de Mandado de Detenção e Condução, emanado pelo Tribunal Judicial de Elvas. Os indivíduos têm 26 e 27 anos de idade, respetivamente. Os dois recolheram ao Estabelecimento Prisional da cidade.

Em Elvas registaram-se quatro acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Segundo informação do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Portalegre, na cidade de Portalegre não se registaram ocorrências de relevo nem acidentes de viação, entre os dias 2 e 8 de junho.

Arraial de Santo António em Campo Maior

arraial1O arraial de Santo António decorre na vila de Campo Maior esta terça-feira, dia 13 de junho, no Largo do Barata, pelas 21:30. 

A animação fica a cargo do Amigos das Harmónicas de Campo Maior, Grupo de Música Popular “Despertar Alentejano” e baile com Luís Corta Ventos e Jéssica. 

AQUALIA ENTREGOU PRÉMIOS EM CAMPO MAIOR

aqua9junho1A Aqualia entregou esta segunda-feira, dia 9 junho, os prémios aos alunos vencedores do concurso internacional de desenho infantil no município de Campo Maior.

Madalena Carvalho, da escola da Avenida, foi uma das vencedoras a nível nacional e recebeu como prémio um tablet Samsung. O Rafael Pepê, da escola da Fontenova ficou entre os finalistas e levou para casa um jogo educativo “Ciência da Vida” da Science4you.

Este concurso é uma referência nos municípios em que a Aqualia presta serviço. Neste caso, em Campo Maior, através da Aquamaior.aqua9junho2

A novidade na edição deste ano foi o facto do concurso ter decorrido em versão digital. Foram convidadas a participar as crianças do 3º e 4º ano do primeiro ciclo do Ensino Básico de Campo Maior, Elvas e Fundão. O objetivo deste concurso é levar os mais pequenos a “criarem a sua própria história sobre como fazer um uso inteligente da água no seu meio, na escola e em casa”. Campo Maior foi contemplado com dois prémios em trabalhos individuais, sendo que nenhuma escola apresentou trabalho coletivo.

 

Comemorações do Dia de Portugal arrancam hoje na Guarda

10JunhoMilitares3Arrancam hoje as comemorações do 10 de Junho. Este ano decorrem na Guarda e voltam a prolongar-se por dois dias, com as tradicionais cerimónia militar e sessão solene, além de um almoço e uma prova desportiva.

De acordo com o programa das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a primeira iniciativa terá lugar esta manhã, com a cerimónia do içar da bandeira na Praça Luís de Camões.

Durante a manhã, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, participará ainda numa homenagem aos combatentes da Grande Guerra, no jardim José de Lemos, e na sessão solene de boas vindas da câmara municipal da Guarda.

Ao almoço, o chefe de Estado irá reunir-se com personalidades que ao longo do último ano se destacaram em Portugal e no estrangeiro no âmbito das suas atividades profissionais.

Ao final da tarde, o chefe de Estado dará a partida para uma prova desportiva,  na rotunda dos 5 F, ainda antes da tradicional sessão de cumprimentos do  corpo diplomático acreditado em Portugal.

O primeiro dia das comemorações termina com um jantar oferecido pelo Presidente da República por ocasião das comemorações do Dia de Portugal.

Já no dia 10, o programa inicia-se com a cerimónia militar comemorativa do Dia de Portugal, no parque urbano do Rio Diz, seguindo depois com a sessão solene, no Teatro Municipal da Guarda, onde o Presidente da República fará uma intervenção.

Na sessão solene, Cavaco Silva irá ainda condecorar perto de 40 personalidades. Este ano, entre os agraciados estão o economista António Borges, a título póstumo, o socialista António Vitorino, e o presidente do Banco Lloyds, António Horta Osório, e o ensaísta Eduardo Lourenço.

As comemorações serão encerradas com um almoço oferecido pelo presidente da câmara da Guarda.

Segundo fonte de Belém, tal como em anos anteriores, os encargos com as comemorações são distribuídos entre a Presidência da República, a câmara municipal da cidade onde se realizam os eventos, o Estado-Maior das Forças Armadas e o protocolo de Estado, entre outras entidades.

AGRICULTORES PREOCUPADOS COM “SUCESSIVAS ALTERAÇÕES” NO SETOR

agriO presidente da Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre (AADP) está preocupado com as “sucessivas alterações” de políticas para o setor contempladas na nova PAC – Política Agrícola Comum.

À Rádio Campo Maior, António Bonito (na foto) explicou que a sua preocupação advém do facto “destas políticas serem idealizadas mediante um determinado conceito e depois parece que se esquecem para quem são feitas: os agricultores”.

“Setor precisa de uma política mais justa”

Bonito alerta para a necessidade de “uma política mais justa para o setor” e exemplifica recorrendo à ironia: “Não nos podem dizer para irmos jogar rugby, nós equipamo-nos e preparamo-nos e depois, de um momento para o outro, dizem-nos para dançar ballet. Por vezes é isto que acontece aos agricultores”.

De acordo com o presidente da Associação dos Agricultores de Portalegre, são “várias” as sucessivas alterações que têm prejudicado o setor no distrito de Portalegre.

“Nós (agricultores) fomo-nos preparando ao longo de vários quadros nalgumas atividades, como é o caso das vacas aleitantes, nas quais investimos e em que fomos desmantelando setores mais tradicionais no Alentejo, como os cereais (…) Deixamos de ter culturas e passamos para a parte dos animais. Vemos com muita preocupação estas alterações”.

Afirmando-se “contra a alteração das regras” a meio de um quadro comunitário, o presidente da AADP diz esperar que a situação seja “alterada no futuro para que os agricultores não vivam na “incerteza”.