Dois Incêndios, esta tarde, em Campo Maior

Bombeiros_C_MaiorDois incêndios deflagraram na tarde desta terça-feira, dia 2, no concelho de Campo Maior. O primeiro, “na Herdade da Godinha, onde ardeu uma enfardadeira e cerca de um hectare de pasto”. No local estiveram três viaturas da corporação campomaiorense. A hora do alerta foi pelas 14.54 horas.

O segundo incêndio teve com foco de incêndio uma zona de pasto, na estrada nacional (EN) 371, junto à Herdade das Argamassas, tendo ardido cerca de 500 m2 de pasto. O alerta para esta segunda ocorrência foi às 15.29 horas.

A esta hora as duas situações já se encontram extintas.

“À Conversa Com” António Brinquete

AntonioBrinqueteRCMA 1ª Mostra de Gastronomia e Artesanato decorre na freguesia da Terrugem, no concelho de Elvas, entre os dias 6 e 15 de junho. António Brinquete (na foto), da organização, está na edição de hoje do “À Conversa Com” para dar a conhecer o evento.

Este certame, explica António Brinquete, “consta de mostrar o que há de artesanato e gastronomia na Terrugem”. “Esperamos muita gente de fora”, acrescenta.

“Nós contratámos o pessoal dos cafés e dos restaurantes da freguesia e cada um vai mostrar as suas especialidades”. “Em relação ao artesanato, temos também o que cada um faz e temos ainda alguns colecionadores de colecionismo”, garante António.

Para além da gastronomia, do artesanato e do colecionismo, integram esta mostra espetáculos diários, atividades pelas associações, caminhadas, palestras, um convívio piscatório, o II prémio de poesia popular do Alentejo, corridas de carrinhos de rolamentos e o IV Passeio de Motos Antigas.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Academia de Aprendizagem e Cultura festeja fim do ano letivo

academiaseniorCoroCMFoi no passado sábado, 31 de maio, que a Academia de Aprendizagem e Cultura de Campo Maior celebrou o encerramento de mais um ano letivo, no salão da CURPI.

Presentes na cerimónia estiveram, para além do Coro da Academia Sénior, acompanhado por Alexandre Gomes e Nuno Cirilio, à viola e guitarra portuguesa, o presidente do Município Ricardo Pinheiro, o presidente da Assembleia Municipal Pedro Murcela, os vereadores Sérgio Bicho e Luís Rosinha e o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação João Rosinha.

José Pedro Caldeirão, presidente da CURPI, mostrou-se orgulhoso pelo sucesso da Academia de Aprendizagem e Cultura de Campo Maior.

Artes Maiores em exposição no Centro Comunitário

ArtesMaioresCampoMaiorA exposição “Artes Maiores” foi inaugurada, no passado dia 30 de maio, no Centro Comunitário de Campo Maior.

A exposição consiste numa mostra de trabalhos desenvolvidos no âmbito dos Clubes dos Maiores, que durante o ano decorrem no Centro Comunitário. Os trabalhos fazem uso de diferentes técnicas e materiais.

A mostra fica patente ao público até ao próximo dia 8 de junho.

IPP mantém valor das propinas no próximo ano letivo

ipp_logoO Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) não vai aumentar o valor das propinas no próximo ano letivo. A garantia é dada pelo presidente da academia, Joaquim Mourato. O valor mantém-se pelo terceiro ano consecutivo.

“Dado o contexto do nosso país, da região e das famílias, não aumentamos o valor das propinas e, portanto, mantemos o valor de há três anos para cá”, alega Joaquim Mourato. Para além disso, mantêm-se também as formas de pagamento, “permitindo que o pagamento ocorra por mensalidades, o mais leve possível, para que desta forma as famílias tenham uma maior possibilidade no cumprimento desta propina”.

A instituição decidiu introduzir uma diferenciação para os agregados familiares com mais do que um elemento a frequentar o ensino superior. O primeiro elemento do agregado familiar paga a propina normal, no valor de 900 euros, enquanto ao outro, ou aos outros elementos, a frequentar a instituição será cobrada a propina mínima no montante de 500 euros.

Banco Alimentar de Portalegre recolhe 21 toneladas de alimentos

bancoalimentarO Banco Alimentar Contra a Fome de Portalegre angariou 21 toneladas de alimentos na campanha realizada no passado fim de semana. No total, os Bancos Alimentares recolheram 2.081 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 1.995 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo, Viseu, Terceira, Madeira.

Os resultados mostram que os portugueses continuam a apoiar de forma significativa uma iniciativa em que acreditam e que os mobiliza destinada a minorar as carências alimentares com que muitos dos seus concidadãos se debatem.

Os resultados não incorporam ainda os donativos efetuados no âmbito da Campanha Vale nem através da plataforma online, que vêm adquirindo um peso cada vez maior nas contribuições dos particulares pelo nível de conforto e de facilitação da operação logística que proporcionam a todos os envolvidos, a começar pelos doadores.

Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2257 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 375 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confeccionadas.

Ao longo da próxima semana haverá ainda a possibilidade de contribuir para os Bancos Alimentares Contra a Fome pela internet em www.alimentestaideia.net. Prossegue também a Campanha “Ajuda Vale”, nas lojas Continente, Dia/Minipreço, El Corte Inglés, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl e Pingo Doce e nas bombas de gasolina da BP, CEPSA e GALP.