“À Conversa Com” João Relvas

JooRelvasJoão Relvas (na foto), natural de elvas, 23 anos, é atleta na modalidade de atletismo no Clube Elvense de Natação e está na edição de hoje do “À Conversa Com”.

O gosto pelo atletismo “começou logo desde pequenino, aos 6 anos; comecei a ir na brincadeira, comecei a gostar e ainda continuo”, conta João. “Na minha altura, quando andava mais ativo, eramos muitos”, mas também agora os jovens se mostram interessados pela modalidade, alega.

O atleta assegura que treina todos os dias da semana e quando as provas se aproximam, os treinos acontecem duas vezes no mesmo dia. “É duro”, mas “como se gosta, tudo se faz”, revela.

Ouvir aqui “À Conversa Com”


Dia Mundial da Esclerose Múltipla é hoje

esclerosemultipla65 por cento dos doentes com esclerose múltipla (EM) referem já ter tido problemas de acesso no âmbito da patologia, sendo os mais frequentes os problemas de acesso a apoios sociais.

Estes dados foram apurados pela Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), que promoveu um estudo inédito sobre o acesso e consumos de informação junto da comunidade portadora de EM.

O acesso é o tema escolhido pela Federação Internacional de EM (MSIF) para o Dia Mundial da EM, que este ano se assinala esta quarta-feira, dia 28 de maio.

Além dos problemas de acesso a apoios sociais, os inquiridos referiram ainda sentir-se afetados por problemas de acessibilidade física (28,7 por cento), problemas de acesso a consultas médicas (22,7 por cento) e problemas para levantar a medicação (22,5 por cento).

Estes problemas de acesso fazem sentir-se de forma diferente nas várias regiões de Portugal. Se no Grande Porto são os problemas de acesso a apoios sociais que predominam (39,6 por cento), os problemas de acesso a consultas médicas fazem sentir-se mais no Sul e Ilhas (27,3 por cento). Os inquiridos mais idosos (idade superior a 60 anos) são, de forma destacada, aqueles que referiram sentir problemas de acessibilidade com maior frequência (41,9 por cento).

O inquérito tinha também como objetivo avaliar as necessidades de informação e os hábitos de pesquisa de informação sobre a EM. Assim, foi possível apurar que 84,6 por cento dos inquiridos procuram com informação sobre a EM e 71,1 por cento aconselha-se junto do “Dr. Google” e faz as suas pesquisas através da internet. As informações sobre novos tratamentos são aquilo que, indiscutivelmente, maior número de doentes procura habitualmente na Internet. 84,3 por cento dos inquiridos referiram utilizar a Internet para procurar saber mais sobre as novas terapêuticas.

 

Presidente de Câmara de Arraiolos no “Ponto de Vista”

Slvia_PintoSílvia Pinto (na foto), 33 anos, é a Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos desde Setembro de 2013.

Eleita pela CDU, foi vice-presidente e vereadora no anterior mandato, onde esteve à frente do pelouro da cultura.

À frente dos desígnios da autarquia, Sílvia Pinto assinala como principal desafio “corresponder às expetativas da população, criar desenvolvimento económico e fixar pessoas”.

A falta de emprego é uma das maiores preocupações da autarca principalmente a partir dos 50 anos.  Pela sua localização a zona industrial de Arraiolos “é apetecível”.  Estes e outros temas para ouvir na edição desta semana do “Ponto de Vista”, esta quarta-feira, às 21 horas, na quinta-feira, dia 29, às 17 horas e no sábado, dia 31, às 11 da manhã.

Comitiva iraniana visita Delta e Centro de Ciência do Café

IranianosCCCA Delta Cafés e o Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, receberam esta manhã a visita de uma comitiva iraniana. A deslocação vem na sequência da Assinatura do Acordo de Colaboração entre o Município de Qazvin, no Irão e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Carlos Nogueiro, primeiro secretário da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, assegura que esta visita é o retorno de uma feita, anteriormente, por uma comitiva do Alentejo ao Irão. Estas visitas têm por objetivo fortalecer o entendimento e as relações de amizade, estabelecer e desenvolver a cooperação económica, social e cultural dos dois Países.

Um dos elementos da comitiva iraniana, constituída por 15 elementos, garantiu à nossa reportagem que esta está no Alto Alentejo “para dar início a uma colaboração com algumas empresas, como é o caso da Delta Cafés”.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, explica que a CIMAA procura com estas visitas promover os produtos da região, como é o caso do café, em Campo Maior. Já o comendador Rui Nabeiro alega que é uma “felicidade” receber no Centro de Ciência do Café e na fábrica pessoas vindas de toda a parte do mundo.

Após terminada a visita em Campo Maior, a comitiva seguiu para Elvas, onde foi recebida pelo presidente da Câmara, Nuno Mocinha, na Biblioteca Municipal.