Funcionários públicos sofrem novo corte no ordenado

ADSEMinisterioFinancasOs ordenados dos funcionários públicos conhecem mais um corte já no próximo mês, dado o aumento das contribuições para os subsistemas de saúde ADSE, ADM e SAD.

O diploma foi publicado em Diário da República no passado dia 19, sendo que o aumento dos descontos de 2,5 para 3,5 por cento foi aprovado em plenário a 17 de abril.

O Presidente da República, Cavaco Silva, acabou por promulgar esta medida, depois de no mês de março ter chumbado a primeira versão do diploma.

Para e Come no “À Conversa Com”

ParaEComeSemMicroJosé Reis e Augusta Coutinho (na foto) são proprietários do restaurante “Para e Come”, situado na Boa-Fé, em Elvas, e estão na edição de hoje do “À Conversa Com”, para dar a conhecer o seu negócio, aberto desde o início do ano.

“Tivemos muito tempo no país vizinho, em Badajoz”, explica José Reis. “Isto é um negócio de família; estava com alguns problemas, as pessoas que aqui estavam foram embora e eu optei por fechar em Badajoz e apostar em Elvas”.

Apesar do “Para e Come” estar a funcionar, pelas mãos de José e Augusta, apenas há cinco meses, os proprietários dizem-se muito satisfeitos com o negócio. Augusta assegura que durante a semana são os pratos do dia que mais saída têm, sendo que muitos dos clientes que tinham em Badajoz, são agora clientes em Elvas.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

DELTA Q REFORÇA LIDERANÇA EM PORTUGAL

deltaqDelta Q continua a merecer a preferência dos consumidores há dois anos consecutivos, de acordo com os últimos dados da Gfk, comprovando uma vez mais a excelência e qualidade da marca portuguesa.

No mês de Março, Delta Q atingiu os 46,5% de quota de mercado, reforçando a liderança anual (ano móvel) com 29,2% e a liderança do trimestre com 29,3%, segundos dados da Gfk.

Delta Q atingiu ainda a meta de 700.000 máquinas e de 600 milhões de cápsulas vendidas em Portugal.

“Estes resultados revelam a constante aposta da marca em oferecer produtos únicos, inovadores e de qualidade singular aos vários consumidores e apreciadores de café.

Pretendemos continuar a apresentar as melhores soluções e constantes inovações com o objectivo de conquistarmos cada vez mais novos consumidores.”, refere Rui Miguel Nabeiro, Administrador da Delta Cafés. Desde que surgiu no mercado, em 2007, a Delta Q fez da qualidade dos seus cafés e da capacidade de inovação, argumentos que os portugueses reconheceram.

 

Alentejo regista crescimento em termos de turismo

MesquitaNunesO Alentejo é uma das regiões do país que registou, este ano, um dos maiores crescimentos, no que diz respeito à área do turismo. Quem o afirma é o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes.

“O Alentejo é uma das regiões que tem tido um maior crescimento, este ano”, tendo em conta um “renascimento do turismo interno e o crescimento do turismo espanhol”, assegura Mesquita Nunes.

O secretário de Estado alega que a região alentejana é “grande, dispersa e que tem muitos recursos que estão a ser transformados em produtos turísticos”. Este trabalho, “que demora o seu tempo”, lembra Mesquita Nunes, tem estado a ser feito em parceira com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

 

Elvas: Mulher ameaça com faca e tenta matar sobrinha

chinesUma mulher foi detida por tentativa de homicídio a uma sobrinha.

O caso ocorreu ontem, segunda-feira, dia 26, pouco depois das 15 horas, numa loja do centro histórico de Elvas.

A sobrinha, empregada numa loja que vende artigos chineses, acabava de entrar ao serviço após a hora de almoço, quando foi surpreendida pela sua tia.

Agressora ameaçou que ia “matar”

As duas mulheres envolveram-se numa discussão e a tia puxou de uma faca e tentou golpear a rapariga, tendo verbalizado que a sua intenção era “matar” a jovem. A mulher agrediu com violência a empregada da loja, tendo sido impedida de usar a arma branca pelas colegas de trabalho da agredida que se interpuseram entre as duas.

A empregada sofreu vários hematomas na sequência da agressão de que foi vitima e teve de ter assistência hospitalar. A agressora foi detida pelas autoridades. Desconhecem-se as razões que estiveram na base desta discórdia familiar e tentativa de homicídio. O caso está entregue à Polícia Judiciária. Entretanto, a Rádio ELVAS sabe que a agressora foi libertada pelas autoridades.

Festival Sete Sóis Sete Luas apresentado hoje em Badajoz

CISeteSoisSeteLuasArranca na próxima sexta-feira, 30 de maio, em Elvas, o Festival Sete Sóis Sete Luas, onde o teatro e a música são os principais ingredientes.

O programa deste Festival, que se realiza pelo segundo ano consecutivo na cidade, foi apresentado esta manhã, em Badajoz, numa Conferência de Imprensa, pela vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Elsa Grilo, e pela representante da Associação Cultural Festival Sete Sóis Sete Luas, Eliza Tarzia. Também Maria José Solano, do Ayuntamento de Badajoz, marcou presença nesta conferência de imprensa.

Elsa Grilo assegura que com este festival procura-se “promover o turismo cultural”, na esperança que o comércio e os empresários, das mais variadas áreas, possam beneficiar desse mesmo turismo. Já Eliza Tarzia, em representação da Associação Cultural Festival Sete Sóis Sete Luas, garante que a entrada do público é livre, “dando oportunidade aos jovens”, que não têm possibilidades financeiras, de assistir aos espetáculos.

O Festival abre oficialmente na próxima sexta-feira, 30 de maio, às 22 horas, na Praça da República, com um espetáculo de teatro de rua da Companhia Catal㠓Sarruga Produccions”. Este primeiro espetáculo coincidente com a 8ª Feira Ibérica do Livro.

A programação do festival Sete continua em Elvas com a companhia de Teatro de Rua “Deabru Beltzak” (País Basco) no dia 30 de junho, por ocasião da comemoração do 2º aniversário da classificação de Elvas como Património Mundial; com as canções em ladino da israelita Mor Karbasi no dia 11 de julho; e com a energia do Flamenco de David Nieto (Andaluzia) no dia 23 de agosto.