ELVAS: PSP DETÉM HOMEM COM TAXA DE ÁLCOOL DE 2,68G/L

PSPNa cidade de Elvas foi detido um homem, com 31 anos de idade, em cumprimento de Mandado de Detenção, emanado pelo Tribunal Judicial de Elvas, onde foi presente. Um condutor, com 56 anos de idade, foi detido pela PSP de Elvas por exercer a condução de veículo automóvel em estado de embriaguez, apresentando uma TAS (Taxa de Álcool no Sangue) de 2,68g/l. O mesmo foi Constituído Arguido, sujeito a Termo de Identidade e Residência e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Elvas.

Na cidade de Portalegre foi detido um homem com 63 anos de idade, por exercer a condução de veículo automóvel em estado de embriaguez, apresentando uma TAS (Taxa de Álcool no Sangue) de 1,67g/l. O mesmo foi constituído Arguido, sujeito a Termo de Identidade e Residência e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Portalegre. Foram ainda identificados 02 homens, um com 34 e outro com 28 anos de idade, por posse de 0,12gr e 0,20gr de haxixe, respetivamente. Os mesmos foram notificados para comparecer na Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Portalegre.

Dia D assinalado na Secundária de Elvas

DiaDCavaloO Dia D – Dia da Pessoa Diferente – assinala-se ao longo do dia de hoje na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas.

Presentes nas iniciativas promovidas, esta manhã, estiveram utentes da APPACDM de Elvas e da CERCI Portalegre. Entre as atividades realizadas contam-se, entre outras, desportos radicais adaptados a pessoas com deficiência, condução de karts e equitação.

Valter Barrena, técnico da APPACDM de Elvas, assegura que estas atividades têm uma grande importância para estes cidadãos que possuem algum tipo de limitação, sobretudo “pelo aspecto lúdico, por saírem e por estarem com outras pessoas”. Já Marco Canário, do Programa Escola Segura da PSP, garante que as atividades promovidas permitem a estas pessoas sentirem-se “iguais às outras”.

Tanto António Cacheiro como André Caiola, ambos da CERCI Portalegre, concordam que estas são atividades importantes “dada a promoção da inclusão social”.

Estas atividades decorreram nos espaços desportivos da Escola Secundária de D. Sancho II, em Elvas, e contaram com a colaboração da GNR e da PSP.

“À Conversa Com” Conceição Mé

ConceicaoMe_RCMConceição Mé (na foto) é a responsável pela gestão do Complexo de Piscinas da Fonte Nova, em Campo Maior, e está na edição de hoje do “À Conversa Com”, para dar a conhecer o espaço e as várias modalidades disponíveis ao público.

O complexo “está aberto ao público há três anos” e tem “piscina, ginásio, spa, e daí, uma atividade muito diversa”, explica. “Em termos de piscina, para além da utilização que qualquer utente pode fazer do espaço, temos aulas de natação, de hidroginástica e deepwater”.

“Em termos gerais, temos 14 pessoas a trabalhar”, sem contar com os monitores, explica Conceição. Neste espaço, também alunos da Escola Secundária de Campo Maior podem realizar estágios e integrar a equipa do Complexo da Fonte Nova.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

ELVAS: FESTIVAL SETE SÓIS SETE LUAS ARRANCA SEXTA-FEIRA

sarruga_1O Festival Sete Sóis Sete Luas tem início esta próxima sexta-feira, dia 30 maio, na cidade de Elvas. O arranque tem início marcado para as 22 horas, na Praça da República, com um espetáculo de teatro de rua da Companhia Catal㠓Sarruga Produccions”.

A programação do Festival Sete Sóis Sete Luas continua em Elvas com a companhia de Teatro de Rua “Deabru Beltzak” (País Basco) no dia 30 de junho, com as canções em ladino da israelita Mor Karbasi no dia 11 de julho e com a energia do Flamenco de David Nieto (Andaluzia) no dia 23 de agosto. 

O programa em Elvas, em resumo:

Elvas | Praça da República | 22h00 | Entrada Livre
sábado, 30 de maio – Sarruga Produccions (Catalunha, Espanha)
segunda-feira, 30 de junho – Deabru Beltzak (País Basco, Espanha)
sexta-feira, 11 de julho – Mor Karbasi (Israel)
sábado, 23 de agosto – David Nieto (Andaluzia, Espanha)

POLÍCIA ENSINA CRIANÇAS SOBRE REGRAS DE TRÂNSITO

26maioOs elementos policiais afetos aos Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), da Esquadra de Competência Territorial de Elvas realizaram várias ações de sensibilização sobre prevenção rodoviária, no Jardim de Infância do Revoltilho e na Escola Básica 1 da Boa-fé, em Elvas.

 

Foram utilizados cinco karts a pedais, com a finalidade de ensinar e elucidar de uma forma divertida as crianças sobre Sinalização e Regras de Trânsito e de, como deverão utilizar as passadeiras, quer como condutores, quer como peões.

FILME “VIDA ACTIVA” EXIBIDO NA ESEP

vidaativaO filme “Vida Ativa”, de Susana Nobre, é exibido no auditório da Escola Superior de Educação de Portalegre, esta próxima quinta-feira, dia 29 maio, pelas 14:30.

A sessão é seguida de debate sobre a educação e certificação de adultos. Posteriormente é apresentado o livro “A Escola da Vida”, de Pedro Abrantes, pelo professor Luís Capucha.

Festival Portalegre Core com balanço positivo, diz organização

AntonioFreitasPortalegreCoreDecorreu ao longo deste fim de semana, em Portalegre, a 1ª edição do Festival Portalegre Core. O evento levou ao palco bandas dos mais diversos géneros musicais – desde blues, rock, metal, punk rock a heavy metal – ao longo de três noites.

O presidente da Associação Cultural Portalegre Core, Hugo Correia, fez balanço “positivo” da 1ª edição do festival: “tivemos cerca de 350 a 400 pessoas no total dos três dias”. “Acho que a malta se divertiu e foi bom”, acrescenta.

“Só o facto de ter existido já é positivo”, comentou à nossa reportagem António Freitas, da Antena 3, embaixador do festival. “Não houve aquela receção em termos de público”, mas há festivais que “começaram com cinco pessoas, eventualmente”, lembra. “O importante é não desistir”.

A organização do festival ficou a cargo da Associação Cultural Portalegre Core e contou com o apoio da Câmara Municipal de Portalegre.

Dia D na Secundária de Elvas

alcoolkartO dia D – o Dia da pessoa Diferente realiza-se hoje na Escola Secundária D. Sancho II em Elvas.

Entre as iniciativas agendadas contam-se atividades radicais adaptadas a pessoas com deficiência e condução de alcoolkart, que consiste num kart elétrico que simula a condução sob os efeitos do álcool ou outras substâncias, levando a que quem o conduz se aperceba dos perigos reais deste tipo de práticas.

Esta atividade decorre nos espaços desportivos da Escola Secundária de D Sancho II de Elvas e tem a colaboração de várias entidades entre as quais se destacam a Guarda Nacional, a PSP; o Alcoolkart e a Guardia Civil – corporação de Badajoz.