Eduardo Madeira anima Centro Cultural de Campo Maior

eduardomadeiraCampoMaiorEduardo Madeira subiu ao palco do Cineteatro de Campo Maior no passado sábado, 3 de maio, com o espetáculo de stand-up “Commédia Gourmet”.

O humorista, através de temas como a política ou o futebol, conseguiu animar todos aqueles que se deslocaram até ao Centro Cultural da vila, durante mais de duas horas.

Uma década de medicina transfronteiriça no “À Conversa Com”

JuanUrbanoUm grupo de médicos do Hospital de Santa Luzia de Elvas organiza  nos próximo a décima edição das Jornadas Transfronteiriças de Medicina Interna, nos próximos dias 9 e 10 de maio.

Trata-se de uma iniciativa que foi ganhando prestígio ao longo dos anos, cativando a crescente presença e apresentação de trabalhos de profissionais de saúde dos dois lados da fronteira.

Juan Urbano (na foto), médico internista no Hospital de Elvas e presidente das Jornadas apresentou na edição desta terça-feira do “À Conversa Com” a iniciativa.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Este ano as Jornadas abrem com dois workshops: “actualização em suporte avançado de vida” e “noções básicas de ecocardiografia para o internista”. A parte da tarde do primeiro dia dos trabalhos será preenchida com a conferência “São os medicamentos genéricos iguais aos originais?”, pelo Dr. Juan Bureo do Hospital Infanta Cristina de Badajoz, e com uma mesa redonda sobre “Doenças auto-imunes”, com médicos dos hospitais de Elvas e Amadora-Sintra.

Na manhã de sábado, segundo dia das jornadas, serão apresentados os pósteres e comunicações livres e decorrerá uma mesa redonda subordinada ao tema “Risco cardiovascular”. Da parte da tarde mais duas mesas redondas: “temas quentes em medicina interna” e “outro ponto de vista da medicina”. Na primeira serão abordados os temas das novas terapêuticas antiagregantes e anticoagulantes, o presente e o futuro do tratamento da DPCO e a controvérsia na segurança das vacinas, e na segunda as manifestações buco-dentais das doenças sistémicas e a figura do médico através do cinema.

Convívio e amizade marcam encontro de estudantes de Moral

EncontroMoralDecorre hoje em Elvas o 23º Encontro dos Alunos de Educação Moral Religiosa Católica da Arquidiocese de Évora. Depois de uma manhã passada no coliseu da cidade, os mais de quatro mil alunos fizeram do Parque da Piedade um espaço de convívio e de amizade, onde a música não faltou.

No Parque da Piedade, os alunos almoçaram e ultimaram os preparativos para um desfile pela cidade, que arrancou por volta das 13h30.

Os diferentes alunos que falaram à nossa reportagem revelaram gostar “bastante da iniciativa”, dada a possibilidade de conhecerem alunos de outras escolas.

O encontro termina com música, depois de demonstrações equestres e de exibições de ginástica acrobática.

MATERNIDADES DE PORTALEGRE E BEJA EM RISCO

gravidasA nova portaria do Ministério da Saúde não incluiu a especialidade de obstetrícia nos Hospitais de Portalegre e Beja, o que poderá significar o encerramento das respetivas maternidades existentes naquelas unidades hospitalares.

A ser assim, as parturientes da região Alentejo passam a ter uma única maternidade que será a do Hospital de Évora. Estas indicações agora publicadas em Diário da República são para serem aplicadas até 31 de dezembro de 2015.

José Robalo, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) Alentejo, reagiu a esta notícia, afirmando que “esta portaria define um conjunto de especialidades básicas que devem existir em cada uma da tipologia dos hospital e em função das necessidades serão ajustadas (…) falamos de um conjunto de especialidades que são básicas e devem existir nesses hospitais. A ARS do Alentejo definiu um conjunto de especialidades estruturais, nas quais se incluiu as maternidades e o senhor ministro já afirmou que não havia intenção de fechar as maternidades (…) a dispersão territorial do Alentejo não permitiria que houvesse apenas uma maternidade a funcionar. Vamos continuar com a rede hospitalar que foi definida pela ARS, com as instituições, para o Alentejo”.

De acordo com esta portaria (nº 82/2014) a 10/4/2014, os hospitais são classificados por Grupos. As Unidades Locais de saúde do Norte alentejano e Baixo Alentejo estão classificados como pertencentes ao Grupo I.

Este grupo obedece às seguintes características: “valências médicas e cirúrgicas de, medicina interna, neurologia, pediatria médica, psiquiatria, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, anestesiologia, radiologia, patologia clinica, imunohemoterapia e medicina física e de reabilitação.

Outras valências, nomeadamente, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia, cardiologia gastrenterologia, hematologia clínica, oncologia médica, radioterapia, infecciologia, nefrologia,  reumatologia e medicina nuclear são incluídas neste grupo I, de acordo com um mínimo de população servida e em função de mapas nacionais de referenciação e distribuição de especialidades médicas cirúrgicas”.

Este grupo “não exerce as valências de genética médica, farmacologia clínica, imuno-alergologia, cardiologia pediátrica, cirurgia vascular, neurocirurgia, cirurgia plástica, reconstrutiva e estética, cirurgia cardiotorácica, cirurgia maxio-facial, cirurgia pediátrica e neororadiologia”.

PSP de Portalegre regista seis acidente e detém três indivíduos

psp_generica1Entre os dias 28 de abril e 4 de maio, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Portalegre registou seis acidentes de viação e deteve três indivíduos.

Na cidade de Portalegre registou-se um acidente, do qual resultaram danos materiais nas viaturas intervenientes. Já em Elvas registaram-se cinco acidentes de viação, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais nas viaturas.

No que diz respeito às ocorências, a PSP deteve um homem, com 28 anos, por injúrias e desobediência a agente de autoridade. O detido foi constituído arguido, submetido a Termo de Identidade e Residência e Notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Portalegre. Também um menor de 16 anos foi detido, por Mandado de Detenção emanado pelo Tribunal Judicial de Portalegre, onde foi presente. Já em Elvas, um homem, com 35 anos, foi interveniente em acidente de viação, ao ser submetido ao teste de alcoolemia acusou um TAS de 1,26g/l de álcool no sangue. Sobre o exposto, foi elaborado um auto de notícia e o mesmo foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

Neste período de tempo foram realizadas 11 operações policiais: ação de fiscalização no âmbito do funcionamento dos estabelecimentos; ações de fiscalização no âmbito da segurança privada;  ação de fiscalização no âmbito da Lei das Armas e Explosivos; ações de fiscalização de Trânsito, tendo sido controlados mais de 1400 viaturas, sendo que foram detetadas 63 infrações.