Prova de Ténis “Masters 250” este fim-de-semana em Avis

Alentejo_Tour_Master_2014Tem lugar este fim-de-semana, 12 e 13 de abril, em Avis, a prova de Ténis “Masters 250”. Esta prova, no âmbito da VI edição do Torneio ATP Alentejo Tour Masters, é organizada pela Academia de Ténis de Portalegre, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e o apoio de diversas autarquias do Norte Alentejano, clubes, associações e empresas.

O evento, a decorrer num calendário que teve início a 29 de Março e se prolongará até 20 de Julho do corrente ano, com o principal objetivo de desenvolver a modalidade nos três Distritos Alentejanos (Portalegre, Évora e Beja) vai ter início às 9h30, nos Campos de Ténis Municipais que, pela primeira vez, irão receber a realização deste Torneio.

A competição, disputada na vertente de escalão único, irá envolver atletas de ambos os sexos e de todas as idades, prontos para discutir o acesso à Final, posteriormente jogada entre os 8 melhores classificados de entre os vários torneios.

“Cotãozinho e os seus Irmãos” apresentado às crianças de Campo Maior

cotaozinhoCampoMaiorOs alunos do Ensino Pré-Escolar, do Jardim de Infância “O Despertar” e do Centro Educativo Alice Nabeiro participaram, nas últimas duas semanas, numa atividade em volta do conto “Cotãozinho e os seus Irmãos”, na Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior.

Às crianças, foi contada a história da autoria de Daniel Barradas, com ilustrações de Carla Pott, dramatizada com marionetas. No final, participaram num atelier de Expressão Plástica, onde puderam fazer o seu próprio “Cotãozinho”, personagem principal do conto.

Concurso de Desenho da Aqualia apresentado hoje em Campo Maior

AqualiaA 12ª edição do Concurso Internacional de Desenho Infantil da Aqualia, destinado às crianças do 3º e 4º ano, foi hoje apresentada em Campo Maior. “Conta-nos a tua aventura para salvar o planeta” é o lema deste ano.

Vítor Ferreira, do departamento de Comunicação da Aqualia, assegura que a edição deste ano apresenta características diferentes: “este concurso, este ano, tem uma particularidade diferente dos anos anteriores, uma vez que é por forma digital”.

O concurso, que decorre até 5 de maio, de acordo com Célia Casanova, da Aquamaior, ganhou ao ser adaptado ao meio informático. Já José Emílio, diretor do agrupamento de escolas de Campo Maior, assegura que os alunos têm participado neste concurso com muito entusiasmo, nas edições anteriores.

O leque de prémio a nível internacional inclui 10 tablets, 300 jogos educativos e um prémio coletivo para uma escola. O concurso decorre até dia 5 de maio, através do site www.superheroisdaagua.pt.

“À Conversa Com” Fátima Rego

FatimaRegoA Comissão dos Passos de Vila Boim, no concelho de Elvas, realiza no próximo domingo, dia 13, mais uma procissão centenária para assinalar o período Pascual.

Fátima Rego (na foto), membro desta comissão e convidada na edição de hoje da “À Conversa Com”, garante que “a tradição mantém-se ainda com mais fervor por parte da população”. No Domingo de Ramos, a 13 de abril, pelas 9:30, realiza-se a Bênção dos Ramos (Alecrim), na Igreja de São Francisco, seguindo-se Procissão dos Ramos, percorrendo as ruas habituais com destino à Igreja da Matriz (Igreja de São João Baptista), onde se realizará Missa após termo da referida Procissão.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Às 17 horas, na Igreja da Matriz realiza-se a preparação da cerimónia para início da Procissão dos Passos saindo de seguida da referida Igreja, percorrendo as habituais ruas nomeadamente a rua do Pelourinho, rua de Vila Viçosa, rua das Nogueiras em direção à rua do Forno, rua de Elvas, com Sermão de encontro a meio do percurso junto ao Paço nº.3, seguindo em direcção à Igreja de São Francisco onde recolherá a procissão.

Na Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, pelas 21 horas, tem lugar o Enterro do Senhor, saindo da Igreja Matriz em direção à rua do Forno, rua das Nogueiras, rua de Vila Viçosa, rua do Pelourinho, recolhendo na Igreja da Matriz, onde será sepultado o Senhor.

HOSPITAL DE ELVAS COM ACESSO LIMITADO AOS UTENTES DO DISTRITO DE ÉVORA

hospitalelvasOs utentes do distrito de Évora que pretendam ter uma primeira consulta no hospital de Elvas já não o podem fazer e são informados e aconselhados pelos serviços para marcarem consultas no hospital do espirito Santo, em Évora. A notícia foi avançada ontem pela Rádio Elvas.

Porém, não são só os utentes de primeira vez que veem a vida dificultada no acesso ao hospital de Elvas. A Rádio Campo Maior está em condições de avançar que há utentes que estão a ser seguidos em consultas da especialidade no Hospital elvense e quando lhes é requerida uma consulta de outra especialidade também existente em Santa Luzia, a mesma lhes é negada, caso seja a primeira vez que tal é pedido e/ou caso sejam do distrito de Évora.

Exemplificamos, um utente operado pela ortopedia no hospital de Elvas e que necessitava do serviço de fisioterapia não lhe foi permitido inscrever-se na consulta, sendo a mesma pela primeira vez e sendo o doente fora da área de influência do hospital de Elvas.

Ouvir aqui Reportagem da Rádio Campo Maior

José Robalo, presidente da administração regional de saúde (ARS) do Alentejo, ontem em declarações à Rádio ELVAS justificou a medida. “Os utentes que pertencem ao distrito de Évora não podem ser reencaminhados para o hospital de Santa Luzia, uma vez que o Hospital de Elvas não é o de referência para os doentes de Évora”.

Dezembro 2013: Robalo garantia que Hospital de Elvas não perdia utentes

 

Contudo, em dezembro de 2013, aquando de uma reunião com os autarcas da região sobre o hospital de Elvas, José Robalo garantia que o Hospital ia “continuar a funcionar exatamente como até aqui havendo a hipótese de alargamento de especialidades”.

Apesar disto, em declarações proferidas ontem, Robalo justificava a saída dos utentes do distrito de Évora do hospital de Elvas com as elevadas listas de espera no hospital de Portalegre.

Dezembro 2013: Dorinda Calha, presidente da ULSNA, garantia que não haveria mudanças

Num curto mail, o responsável do gabinete de comunicação e porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) escreve e passamos a citar “Sobre esta questão, os esclarecimentos solicitados deverão ser dirigidos à Administração Regional de Saúde do Alentejo”.

A Unidade não reage à notícia hoje, mas em dezembro de 2013, no final da mesma reunião com os autarcas, a presidente da administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Dorinda Calha, assegurava que o hospital ia continuar igual e até melhorado.

“Não vai haver mudança nenhuma no Hospital de Elvas”, garantia Dorinda Calha, em dezembro de 2013.

Encontro sobre Violência Doméstica hoje em Portalegre

EncontroViolenciaDomesticaO Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Portalegre organiza, ao longo do dia de hoje, um Encontro sobre “Violência Doméstica”, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre.

“No sentido de qualificar os profissionais sobre a temática e prestar alguma informação decidimos organizar um evento desta envergadura”, explica a diretora técnica do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Portalegre, Carla Batista.

O objetivo deste encontro passa por “conhecer e refletir para intervir e criar um espaço em que todos possam aprender algo novo e a conhecer melhor a problemática da Violência Doméstica”, explica Carla Batista.

Secretário-geral da JS reúne com estudantes da Agrária de Elvas

AgrariaReuniaoJoaoTorresJSJoão Torres, secretário-geral da Juventude Socialista (JS), esteve ontem em Elvas, para uma reunião com os representantes da Associação de Estudantes da Escola Superior Agrária.

Esta reunião, como explica João Torres, integra “um roteiro de Ensino Superior”, que “consiste num conjunto de visitas, quer com as direções de instituições de Ensino Superior, quer com o movimento associativo estudantil”. “Nós queremos estabelecer uma relação de confiança entre a JS e o movimento associativo estudantil e queremos ter uma visão ampla, dinâmica e lúcida sobre o estado do Ensino Superior em Portugal”, alega.

O desinvestimento no Ensino Superior é uma das principais preocupações da Juventude Socialista e foi assunto para a reunião de ontem: “acreditamos que um país que não tenha um horizonte de aprofundamento das suas qualificações vai perder a possibilidade de assegurar um desenvolvimento mais sustentável no curto e no médio prazo”.

João Torres relembra que “há cada vez mais jovens a abandonar o Ensino Superior, fruto das dificuldades que as políticas de austeridade têm colocado às famílias portuguesas” e, por isso, esta reunião e este roteiro servem para “denunciar um conjunto de situações que muitas vezes, de forma oculta, vão ocorrendo e marginalizando uma considerável fatia dos estudantes”.