Rádio Campo Maior assinala Dia das Mentiras com notícia falsa

andar_de_bicicletaHoje é dia 1 de abril, Dia das Mentiras.

A Rádio Campo Maior assinalou este dia dando conta de uma notícia falsa, relacionada com o pagamento de um imposto de circulação aplicável a bicicletas.

Desta forma informamos os nosso ouvintes que as bicicletas não vão pagar qualquer tipo de imposto, a partir do mês de maio.

GNR não entende queixas de insegurança em Campo Maior

CampoMaiorVistaA Câmara de Campo Maior tem considerado “insuficiente” a atuação dos militares da GNR, para fazer face ao problema de insegurança que se tem vivido nos últimos tempos, no concelho. A população lançou um abaixo-assinado a reivindicar mais segurança, o município já o assinou e promoveu várias reuniões para debater o assunto.

No entanto, o Destacamento da GNR de Portalegre assegura que a criminalidade no concelho de Campo Maior diminuiu cerca de 19 por cento em 2013 face ao ano anterior. Filipa Gonçalves, 2º Sargento da GNR de Portalegre, assegura que a Guarda Nacional Republicana “não se revê”, por isso, nas notícias que têm sido divulgadas sobre o assunto. Mais adianta que, “apesar das limitações de efetivo, estão destacados no Posto Territorial de Campo Maior 30 militares, o dobro da média dos restantes postos do Comando Territorial de Portalegre”.

O presidente da Câmara de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, diz “lamentar que a GNR não se reveja nas notícias divulgadas” e “que não contesta os dados estatísticos apresentados”. No entanto, “alerta as autoridades competentes, como aliás, o tem vindo a fazer nestes últimos dois anos, que estes (dados) estão muito aquém da realidade vivida no dia-a-dia por todos os campomaiorenses, sobretudo porque é sabido que a grande maioria dos crimes acabam por não ser alvo de queixa por parte das vítimas”.

Uma comitiva de Campo Maior composta pelo presidente da Câmara, os três presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e pelo presidente da Assembleia Municipal aguarda, desde 20 de março, uma audiência com o ministro da Administração Interna.

Conferência “Recuperar o Interior” amanhã em Esperança

EsperancaRecuperarO Centro de Interpretação de Identidade Local de Esperança, no concelho de Arronches, acolhe amanhã a conferência “Recuperar o Interior”, pelas 14 horas.

A conferência vai contar com a presença do ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional,  Miguel Poiares Maduro, da presidente da Câmara de Arronches, Fermelinda Carvalho, do administrador da Fundação F. Manuel dos Santos, Nuno Garoupa, da presidente da Federeação Europeia dos Bancos Alimentares, Isabel Jonnet, do consultor da AM Consultores, Augusto Mateus, e do diretor executivo do Expresso, Pedro Santos Guerreiro.

Alunos de Campo Maior assistem a “Os Maias” em Elvas

OsMaiasTeatroA peça de teatro “Os Maias”, produzida pela companhia “Há Cultura”, de Lisboa, foi hoje apresentada aos alunos do 11º ano das Secundárias de Elvas e Campo Maior, na Escola Dom Sancho II.

João Loy, protagonista nesta peça, assegura que os atores “substituem o professor” na passagem da história de Eça de Queirós aos alunos. No entanto, a leitura da obra é imprescindível, alega. O ator, natural de Elvas, confirma que esta peça anda pelo país há quase 15 anos, sendo que os subsídios prometidos pelo Ministério da Educação nunca chegaram. É  também pela falta de apoios que o ator se desdobra em quatro personagens na mesma peça.

De acordo o professor Carlos Beirão, a apresentação desta peça aos alunos foi uma mais-valia, dada a “falta de hábito de leitura” por parte dos estudantes. Já os alunos presentes mostraram-se entusiasmados com a peça e com o facto de terem, depois de vista esta representação, compreendido melhor as palavras de Eça.

Em palco com João Loy estiveram os atores Paulo Oliveira e Vânia Formas. Esta é mais uma peça que se insere no 17º Festival de Teatro, promovido pela associação juvenil Arkus.

Caminhada do Dia Mundial do Autismo no “À Conversa Com”

CaminhadaAutismoRCMO Dia Mundial do Autismo assinala-se esta quarta-feira, dia 2 de Abril.

“Os alunos da Escola do 1º Ciclo de Santa Luzia, em Elvas, vão assinalar a data com uma caminhada que parte da zona do Viaduto em direção à Praça da República”, de acordo com a professora Alda Palmeiro (na foto à esquerda), docente no estabelecimento de ensino e convidada na edição de hoje de “À Conversa Com”.

A Escola de Santa Luzia tem um aluno autista. O pequeno Afonso, de oito anos, que é acompanhado pela técnica Carla Gil (na foto à direita).

Neste espaço de entrevistas vamos ficar a conhecer um pouco mais o dia-a-dia do Afonso e também todos os pormenores sobre atividade de amanhã.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Europeus desafiados a escreverem sobre a Comunidade

AnaPereiraOs cidadãos que integram a comunidade europeia são desafiados a escreverem uma breve reflexão sobre o que foi o passado da união e perspetivarem o futuro.

A sugestão é direcionada a pessoas entre os 15 e os 25 anos e o premio é uma viagem a Bruxelas.

O prazo de entrega dos trabalhos decorre até 11 de maio

Este é o tema para a edição desta semana do programa “Espaço Europa” na Rádio Campo Maior.

Ouvir aqui programa “Espaço Europa”

Bicicletas pagam imposto a partir de maio

andar_de_bicicletaO Governo anunciou recentemente que as bicicletas vão passar a ter que ser registadas e pagar um imposto de circulação, à semelhança do que já acontece com os veículos automóveis e restantes veículos motorizados.

Ainda não são conhecidos valores, mas o governo prevê com esta medida, arrecadar centenas de milhares de euros para os cofres do estado.

A nova medida irá entrar em vigor no início do mês de maio. O imposto deverá ser pago, primeiramente no ato de registo da bicicleta e posteriormente, todos os anos até ao final do mês do registo.

Recorde-se que, desde 1 de janeiro, que está em vigor a nova legislação relativa à circulação de velocípedes, nomeadamente, a sua circulação em rotundas. A nova legislação prevê que os condutores de velocípedes terão de se comportar como os veículos automóveis, e na estrada poderão ocupar toda a faixa de rodagem.

Cavaco Silva desafia empresários a investirem no Interior

cavacosilvaO Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, desafiou os empresários a aproveitarem as potencialidades do Interior e a não pensarem “apenas nos investimentos nos grandes centros urbanos”, sublinhando que “vale a pena olhar” para o resto do país.

“É possível investir e criar empresas no Interior do país e rentáveis”, alega Cavaco Silva. Para o chefe de Estado é necessário que os empresários remunerem adequadamente os seus colaboradores.

“Portugal não encontrará certamente a sua competitividade nos salários baixos; nós temos de ganhar a competitividade pela qualidade, pela inovação, pela criatividade e aproveitando a qualidade dos nossos recursos humanos”, remata.