PSP de Portalegre detém cinco indivíduos em sete dias

PSPGenericaEntre os dias 24 e 30 de março, o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública de Portalegre registou três acidentes de viação, realizou 18 operações policiais e deteve cinco indivíduos.

No que diz respeito aos acidentes de viação, na cidade de Portalegre registaram-se dois, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais nas viaturas intervenientes. Em Elvas, registou-se um acidente, do qual resultaram apenas danos materiais nas viaturas.

Relativamente à atividade operacional, a PSP realizou uma ação de fiscalização no âmbito da Lei das Armas, uma ação de fiscalização no âmbito do funcionamento dos estabelecimentos, seis ações de fiscalização de Trânsito e detetadas 107 infrações.

O Comando Distrital da PSP de Portalegre  deteve ainda, em Elvas, dois homens, por tráfico de produto estupefaciente. Foi detido um terceiro, com 47 anos de idade, em cumprimento de Mandado de Detenção. Já em Portalegre, a PSP deteve dois homens (um menor de idade e outro com 51 anos).

GNR alerta estudantes para riscos do álcool e drogas

AlcoolJovensA Guarda Nacional Republicana promove, entre hoje, 31 de março e até dia 3 de abril, próxima quinta-feira, um conjunto de ações de sensibilização junto da comunidade escolar.

Estas ações têm por objetivo alertar para a necessidade de prevenir os comportamentos de risco inerentes ao consumo de droga e álcool, numa altura em que se aproximam as habituais viagens de finalistas, dos alunos do 9º e do 12º ano.

Durante a operação, 627 militares dos Núcleos Escola Segura levam a cabo cerca de 356 ações de sensibilização em estabelecimentos de ensino de todo o país.

 

Barbies de Carnaval expostas em Badajoz

BarbiesCarnvalBadajozPelo quarto ano consecutivo, o Museu do Carnaval de Badajoz, recebe a mostra de “Barbies de Carnaval”.

As bonecas mais famosas do mundo, com disfarces alusivos ao Carnaval, permanecem expostas nas salas 3 e 4 do Museu do Carnaval de Badajoz, durante todo o ano.

O Museu do Carnaval de Badajoz abre de terça-feira a sábado, das 10h às 14 horas e das 17h às 20 horas (hora espanhola). Aos domingos e feriados só abre das 10h às 14 horas. As entradas são gratuitas.

Diogo Peseiro atuou em Huelva no sábado

DiogoPeseiroDiogo Peseiro, aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno, atuou no passado sábado, em Huelva, numa novilhada sem picadores, com novilhos da ganadaria portuguesa de José Luis Cochicho.

Do cartel fizeram parte Fernando Flores (Escola Taurina de Badajoz), Antonio Muñoz Ruiz (Amate), Pablo Aguado (Sevilha), Fernando Palza (Madrid) e “El Chispa” (Béziers/França).

No domingo, Peseiro participou na segunda jornada do Bolsin Taurino de Zamora e, para o mês de abril, tem já três compromissos agendados: dia 19 em Serpa, dia 20, em Abiul, e dia 25, no Sobral de Monte Agraço.

“À Conversa Com” Elsa Grilo

ElsaGriloRCMOs projetos de recuperação do Forte da Graça, em Elvas, já foram realizados e todas as obras encontram-se a concurso.

Elsa Grilo (na foto), vice-presidente do município de Elvas está hoje no “À Conversa Com” para dar a conhecer tudo aquilo que a Câmara Municipal tem programado para este monumento histórico, para depois de realizadas as obras de requalificação.

De acordo com Elsa Grilo, os objetivos da intervenção que se vai levar a cabo no Forte passam, sobretudo, por “contribuir para a preservação e para a atratividade da cidade enquanto Património Mundial e reforçar a dinamização da economia local”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Para este monumento histórico, o município tem uma “proposta de musealização que procura selecionar percursos chave do Forte e estratégias museográficas e expositivas”. A Câmara de Elvas propõe quatro percursos temáticos, sendo que o Forte vai contar com uma zona de acolhimento e de orientação do público, uma zona de receção e loja, cafetaria, instalações sanitárias, áreas de apoio técnico (como as salas de montagem de exposições e gabinetes de apoio) e um espaço para serviços educativos.

O Forte da Graça é monumento nacional desde 23 de junho de 1910 e Património da Humanidade desde 30 de junho de 2012.

Entidade bancária continua a “Recuperar a Esperança”

EsperancaRecuperarA campanha publicitária gravada por uma entidade bancária em Esperança, no concelho de Arronches, já está no ar.

No entanto, como explica Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Arronches, esta “acaba por ser bem mais que uma campanha publicitária”. Para além das intervenções ao nível da igreja e do posto de saúde de Esperança promovidas pela entidade bancária em questão, muitas são as atividades que vão decorrer nos próximos dias, inseridas na campanha “Recuperar a Esperança”.

Esta quarta-feira, dia 2 de abril, realiza-se uma conferência no Centro Interpretativo de Esperança, que conta com a presença, entre outros, do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro.

No próximo dia 13 de abril realiza-se a “Corrida da Esperança”. Fermelinda Carvalho garante que esta “é uma corrida de solidariedade em que o banco pagará uma verba por cada pessoa que se inscrever, num limite máximo de 500 pessoas”. As verbas angariadas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Arronches e do Centro Social de Esperança.

“Volta de Apoio ao Emprego” no Politécnico de Portalegre

empregoVoltaA Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) recebe hoje a iniciativa “Volta de Apoio ao Emprego”, integrada na Semana ESTG 2014.

O Europe Direct do Alto Alentejo/IPP e o IEFP apresentam neste evento sugestões e alguns conselhos sobre as melhores formas de aceder à base de dados de ofertas dos centros de emprego de toda a União Europeia, bem como apresentação de medidas ativas de emprego.

A entrada é gratuita. O evento tem início marcado para as 15 horas.