Byron Guama vence 1ª Etapa da “Alentejana”

ByronGuamaByron Guama (na foto), da equipa Team Ecuador venceu a etapa inaugural da 32ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros na chegada a Marvão ao final de 4 horas e 19 minutos.

O Complexo Desportivo de Sousel será palco de partida para a segunda etapa que vai acontecer amanha às 10h30. O percurso, quase 193 quilómetros será pontuado pelas metas volantes em Estremoz, Vila Viçosa e Alcaçovas antes de ser concluído em Montemor-o-Novo, por volta das 15h30. Esta chegada inédita junto ao castelo servirá também para classificar os melhores trepadores que terão aí uma contagem de 4ª categoria.

“À Conversa Com” Diogo Henriques da Nabeirauto

DiogoHenriques-NabeirautoO setor de venda de automóveis novos ou usados foi muito atingido pela crise em Portugal, registando um decréscimo acentuado nas vendas.

Porém, as vendas voltaram a subir desde o início de 2014, de acordo com Diogo Henriques (na foto), diretor da Nabeirauto. Diogo Henriques está na edição de hoje do “À Conversa Com”, para dar a conhecer este espaço dedicado ao mercado automóvel, situado na zona industrial de Elvas, e para dar a conhecer a atual situação deste negócio.

Diogo Henriques assegura que o acesso ao crédito foi um dos fatores que possibilitou a revitalização do setor, quer na venda de carros novos como usados.

A Nabeirauto abrange, para além do concelho de Elvas, os de Campo Maior e Arronches.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Detidos dois indivíduos em Elvas por tráfico de estupefacientes

ApreensaoPSPDrogaForam hoje detidos dois indivíduos do sexo masculino, maiores de idade, residentes no concelho de Elvas, por suspeita de prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Na sequência de uma investigação levada a cabo pela Divisão da PSP de Elvas, foram realizadas duas buscas domiciliárias: uma na cidade de Elvas e outra numa das freguesias rurais do concelho.

Ao todo, foram apreendidas 2120 gramas de Liamba, pronta a consumir, 16 gramas de sementes da mesma substância, um armário transformado em estufa para cultivo de estupefacientes, duas caçadeiras, uma pressão de ar e 247 maços de tabaco (2470 cigarros).

Os detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Elvas para efeitos de primeiro interrogatório. Estas diligências são o culminar duma investigação iniciada há cerca de oito meses e cujo principal suspeito já havia sido detido, encontrando-se em prisão preventiva.

“Alentejana”: 1ª etapa, 167km, de Castelo de Vide a Marvão

bicicleta_volta_alentejo_2014O pelotão da 32ª Volta ao Alentejo em Bicicleta vai hoje para a estrada, para percorrer 167 quilómetros, com partida de Castelo de Vide e meta no alto de Marvão, numa etapa toda percorrida no distrito de Portalegre.

Os 15 ciclistas de 18 equipas saem de Castelo de Vide às 11 horas, passam por Alpalhão, Crato (meta volante), Alter do Chão, Cabeço de Vide, Monforte (meta volante), Santa Eulália, Barragem do Caia, Campo Maior, Degolados (meta volante), Arronches, Portalegre, Monte Paleiros (prémio da montanha de 3ª categoria), Portagem e Marvão, com a meta instalada à entrada da muralha e a coincidir com uma contagem de segunda categoria do prémio da montanha.

Numa manhã sem previsão de chuva, mas com o vento a constituir um obstáculo para os ciclistas, a chegada dos primeiros corredores a Marvão deve acontecer entre as 15 e as 15.30 horas desta quarta-feira.

 

Campo Maior: Município promove recolha de assinaturas para promover petição

InseguranaPetioO município de Campo Maior vai desenvolver, no próximo sábado, 29 de março, uma ação conjunta de recolha de assinaturas para promover a petição “Garantia de Segurança para os Habitantes de Campo Maior”.

Vai ser instalado um ponto de recolha de assinaturas no Jardim Municipal, que vai contar com a presença do presidente Ricardo Pinheiro, dos vereadores Sérgio Bicho, Isabel Raminhas e Luís Rosinha, dos presidentes das Juntas de Freguesia Miguel Tavares, João Rosinha e Florival Cirilo e do presidente da Assembleia Municipal Pedro Murcela.

Esta iniciativa surge no seguimento da tomada de posição do executivo municipal, no passado dia 20 de março, em consequência do clima de insegurança que se tem vindo a agravar nos passados meses em Campo Maior e que levou o município a associar-se a um grupo de cidadãos campomaiorenses que lançou uma petição pela “Garantia de Segurança para os Habitantes de Campo Maior”.

ADEGA MAYOR LANÇA RÓTULO “ROTA DAS ESTRELAS”

rotulo25A Adega Mayor, referência nacional vitivinícola pertencente ao Grupo Nabeiro, volta a participar no Festival Gastronómico “Rota das Estrelas” 2014, um evento singular e de grande prestígio, que junta chefs de topo, na sua maioria detentores de estrelas Michelin.

Para celebrar a 5ª edição da Rota das Estrelas, a Adega Mayor, em parceria com o grupo Porto Bay, lança uma edição especial do vinho Reserva do Comendador, com rótulo comemorativo exclusivo para este vinho Alentejano, do ano de 2009.

“É com muito orgulho que, uma vez mais, nos associamos a este evento amplamente reconhecido e de grande prestígio, que pretende oferecer aos participantes, o melhor da gastronomia nacional e internacional. São iniciativas como esta que ajudam a promover o nosso país, e que contribuem para dar a conhecer os produtos de qualidade que em Portugal produzimos.”, sublinhou Rita Nabeiro, Administradora da Adega Mayor, do Grupo Nabeiro.

O vinho Reserva do Comendador Rota das Estrelas, estará disponível em todos os hotéis do Grupo Porto Bay, assim como em restaurantes e lojas especializadas. Também poderá encontrá-lo na loja online da Adega Mayor em http://loja.adegamayor.pt

UMA MÃO AJUDA A OUTRA – DOE GRATUITAMENTE 0,5% DO SEU IRS

maoA Consignação de IRS tem vindo a tornar-se nos últimos anos uma fonte muito importante de receitas para as instituições, sem custos diretos para os doadores.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que “esta ação consiste na doação à nossa Instituição de 0,5% do imposto pago ao estado na declaração de IRS dos contribuintes”.

Sem custos diretos para a pessoa, os 0,5% são retirados do imposto total do que pagamos ao Estado, e não do que será devolvido ao contribuinte, nos casos em que haja direito à restituição do imposto.

Para realizar esta doação basta preencher o anexo H do quadro nove, no campo 901, assinalando com um X a intenção e identificação do nosso NIF 500 967 768, como entidade beneficiária.

Com esta ação está a ajudar nos programas de Educação para a Saúde, Diagnóstico Precoce do Cancro, Apoio ao Doente oncológico e Investigação Cientifica em Oncologia.

Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se na sexta-feira

CentroHistoricoElvasNa próxima sexta-feira, 28 de março, comemora-se o Dia Nacional dos Centros Históricos.

De acordo com Elsa Grilo, vice-presidente do município de Elvas, este “é um dia que a Câmara Municipal já vem assinalando há vários anos”, dado o “património riquíssimo” da cidade: “as muralhas, os fortes, o castelo e o património religioso e civil”.

As comemorações deste dia vão ser “centradas nas duas cercas árabes” da cidade, sendo que se vai realizar um “espetáculo medieval, com música, falcoaria, adestramento canino, luta de espadas e danças”, na Praça da República.

O município vai oferecer chapéus aos mais pequenos, alusivos ao património da cidade, realiza um peddy paper para os jovens e proporciona ainda visitas aos monumentos históricos aos adultos, através de um passeio de comboio turístico.

FINA ENSAIA EM PÓVOA E MEADAS E GALVEIAS

FINAA FINA – Filarmónica Infantil do Norte Alentejano realizou o seu quarto ensaio nas vilas de Galveias e Póvoa e Meadas na manhã do passado domingo, dia 23.

A nova banda/orquestra distrital pertencente à Federação de Bandas deu continuidade ao seu plano de atividades visando a apresentação oficial ao público no dia 5 de julho, em Gavião, aquando da realização de mais um Festival de Bandas do Norte Alentejano, que se integra nas comemorações dos 25 anos da Banda Juvenil do Município de Gavião.

As escolas de música das bandas e das duas orquestras que recentemente integraram a grande família das bandas filarmónicas distritais (OLEMSA de Santo Amaro e a Orquestra Ligeira do município de Ponte de Sor) encontram-se a trabalhar em força e articulação. Apenas a banda Euterpe não se encontra neste projeto (não é filiada da FBFDP), que já conta com perto de 200 jovens músicos entre os 8 e os 14 anos (a maior parte deles ainda não tocam nas suas bandas de origem) e que já tocam peças musicais como gente grande.

O ensaio de Póvoa e Meadas contou com a presença de 81 jovens e o de Galveias foi composto por 47 elementos. Ambos os ensaios decorreram nas sedes das bandas anfitriãs. No ensaio de Póvoa e Meadas, onde o público da freguesia acorreu em grande número, contou com a presença de mais de 150 pessoas (só músicos assistentes eram 20 e havia ainda 18 maestros e monitores bem como 12 diretores). Este ensaio serviu para as bandas reforçarem o impulso que a Sociedade Recreativa e Musical de Póvoa e Meadas tem vindo a tomar ultimamente e que a retirou da quase extinção para um período de recuperação assinalável.

Nesse ensaio marcaram presença músicos aprendizes de Póvoa e Meadas, Crato, Alter, Nisa, Alpalhão, Castelo de Vide e Campo Maior. Em Galveias registou-se a presença de elementos da Orquestra de Ponte de Sor, de Gavião, Galveias e da Orquestra de Santo Amaro.

DIRETOR DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NO “PONTO DE VISTA”

luisCardoso-ESELuís Miguel Cardoso (na foto), 44 anos, é o convidado na edição desta semana do “Ponto de Vista”.

Luís Cardoso foi reeleito no cargo de diretor da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Portalegre.

Luís Cardoso é professor adjunto da Área Científica de Línguas e Literaturas Portuguesa na Escola Superior de Educação.

Na edição desta semana do “Ponto de Vista” faz o balanço dos últimos quatro anos à frente dos destinos da ESE e perspetiva o futuro mais próximo, sendo a investigação e o desenvolvimento, a oferta formativa e os alunos alguns dos eixos prioritários para o seu mandato.

Luís Cardoso apresenta igualmente os seus argumentos em defesa do ensino superior e politécnico no interior do país.

“Penso que o ensino superior politécnico já deu provas ao país e às regiões que é indispensável ao seu progresso”, defende.

Programa “Ponto de Vista” para ouvir esta quarta-feira, às 21 horas, na quinta-feira, dia 27, às 17 horas e no sábado, dia 29, às 11 da manhã.