Gabinete de Alzheimer Maior alerta para Demências

alzheimerO Gabinete de Alzheimer Maior promove uma ação de sensibilização sobre a problemática das Demências, no próximo dia 8 de abril, pelas 15 horas, no auditório do Cine S.Mateus, em Elvas.

No decorrer do evento terá ainda lugar a inauguração da exposição de fotografia “Olhares sobre a Demência”.

O Gabinete de Alzheimer Maior está sediado na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior. Este projeto de cariz social visa a abrangência de toda a comunidade residente nas áreas territoriais dos concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

 

ALUNOS DE ARRONCHES VISITARAM ÁGUAS DO NORTE ALENTEJANO

Agua25maroNo âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março, a Águas do Norte Alentejano (AdNA) recebeu um grupo de alunos da instituição “O PraCachopos” (Lar de Infância e Juventude Especializado) de Arronches, numa visita à ETA do Caia.

Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma pequena apresentação sobre as várias etapas de tratamento da água realizadas nesta Estação de Tratamento de Águas, assim como, constatarem a realidade do trabalho efetuado nas várias fases do processo de tratamento.

Foram bastantes as questões levantadas, o que demonstrou bem o interesse e a importância do ponto de vista pedagógico que os alunos tiveram sobre este tema, tendo todas as questões sido devidamente esclarecidas por parte da equipa técnica da AdNA.

A Águas do Norte Alentejano considera de suma importância a promoção destas iniciativas junto das comunidades mais jovens, pois os jovens são excelentes agentes de sensibilização no seio da sociedade.

Estremoz Bike no “À Conversa Com” de hoje

DanielCochichoEstremozBikeO Estremoz BIKE está de volta e, para este ano, a data escolhida foi o dia 4 de maio (domingo). Esta prova conta sempre com uma “boa adesão de participantes de vários pontos do pais”, de acordo com Daniel Cochicho (na foto), da Associação BTTMOZ-Sobe e Desce Team e convidado de hoje do “À Conversa Com”.

“Esta prova começou a ser preparada com seis meses de antecedência e este ano apresenta várias novidades entre elas, o facto de incluir uma caminhada e visitas guiadas a uma adega da região”.

O EstremozBike 2014 é organizado pela Associação BTTMOZ-Sobe e Desce Team, Associação Rota d’Ossa e Município de Estremoz.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Alentejo de Excelência promove Jantar-Debate na sexta-feira

AlentejoExcelenciaA Associação Alentejo de Excelência organiza na próxima sexta-feira, 28 de março, um Jantar-Debate, sob o lema “Alentejo 2020: Mais Competitividade, Melhor Capital Humano”.

O evento decorre no Ecork Hotel, em Évora, pelas 20 horas. Os temas em debate passam pela nova lógica competitiva dos Fundos Estruturais e de Investimento 2014-2020, a territorialização do Acordo de Parceria Portugal 2020, o Programa Operacional Regional do Alentejo, a abordagem plurifundo e os novos instrumentos de programação e pelos instrumentos para a competitividade e internacionalização das PME’s.

Neste Jantar-Debate vão estar presentes Carlos Sezões, presidente da Associação Alentejo de Excelência, Paulo Neto, professor universitário, especialista em desenvolvimento regional, António Figueiredo, CEO da Quaternaire, empresa de consultoria focalizada em projectos de planeamento regional, e António Dieb, presidente da CCDR Alentejo.

Aumento de 5,1% do SMN para recuperar poder de compra

dinheiroPara recuperar o poder de compra perdido desde a entrada da Troika em Portugal, em 2011, seria necessário um aumento de 5,1 por cento do Salário Mínimo Nacional (SMN) já no próximo ano. Ou seja, seria necessário passar dos atuais 485 euros para os 510, tal como os sindicatos exigem.

O estudo foi avançado na edição do passado sábado do jornal “Público”.

A reportagem da Rádio Campo Maior foi conhecer a opinião da população a propósito desta matéria. A maioria defende que um aumento de 25 euros mensais não chega para a recuperação do poder de compra.

Recuperar o poder de compra perdido desde 2011 implica mais do que baixar ou estabilizar preços. O salário mínimo ficou congelado nos 485 euros mensais desde que a Troika chegou a Portugal.

“3 em Lua-de-mel” repete apresentação no Centro Cultural de Campo Maior

TresEmLuaDeMelO Centro Cultural de Campo maior recebeu no passado sábado, 22 de março, a peça “3 em Lua-de-mel”, inserida na iniciativa “Março, Mês do Teatro”.

A peça, produzida pelo Grupo de Teatro Arte e Comédia de Campo Maior, conduziu uma enchente até ao Centro Cultural. Por essa razão, a peça terá uma segunda apresentação no próximo dia 4 de abril (sexta-feira), pelas 21h30. Os bilhetes já estão à venda.

Bastinhas apresenta próximos espetáculos tauromáquicos

BastinhasJoaquim Bastinhas, cavaleiro natural de Elvas, comemorou em setembro do ano passado 30 anos de alternativa.

O cavaleiro dá agora a conhecer os espetáculos tauromáquicos pelos quais vai passar nos próximos tempos: “vou tourear um festival a Monforte e vou tourear a corrida televisionada em Estremoz (…), onde também vai estar o João Moura Jr. e o José Maria Branco”. “Já está anunciada também uma corrida muito importante, no Campo Pequeno, em que atuarei eu, o Marcos, o João Moura e o Miguel Moura”, acrescenta Bastinhas.

Apesar da crise que se vive, o cavaleiro assegura que a temporada tauromáquica vai continuar a “decorrer dentro da normalidade”.

Joaquim Bastinhas integra também agora a nova comissão de organização de espetáculos tauromáquicos do Coliseu Rondão Almeida, em Elvas.

STAL hoje em luta pela gestão pública de resíduos

STALResiduosO Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) regressa hoje à rua para uma ação de luta em defesa do setor público de resíduos.

Em Portalegre, a iniciativa decorre no Rossio, entre as 10 horas e o meio-dia. Os sindicalistas insurgem-se contra a privatização da EGF (Empresa Geral do Fomento), que tem uma posição dominante ao nível do tratamento e valorização, controlando 11 empresas, entre elas a Valnor (empresa gestora dos resíduos sólidos do Norte Alentejo).

No distrito de Portalegre os quinze municípios estão contra a privatização da EGF e, por conseguinte, da Valnor. Esta posição foi assumida em reunião alargada na passada quarta-feira em Castelo Branco.