A Guarda Nacional Republicana desenvolveu, entre 15 de janeiro e 15 de fevereiro, a Operação Censos Sénior 2014, uma operação de dimensão nacional, que teve como objetivos a atualização do registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados e a identificação de novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo.
No distrito de Portalegre foram sinalizados 2869 idosos dos quais 2116 vivem sozinhos e/ou em situação de isolamento e 753 necessitaram de acompanhamento por parte de instituições de apoio social locais. Comparativamente a 2013 identificaram-se mais 774 casos.
Dos 2116 idosos referenciados, 1741 vivem sozinhos, mais 36 do que no ano transato, 246 vivem isolados e 129 vivem sozinhos e isolados.
A par da Operação Censos Sénior foram também desenvolvidas ações no âmbito do Programa Residência Segura. Um dos objetivos deste programa é a georreferenciação de residências isoladas, para uma melhor localização em caso de ocorrência e/ou emergência. O processo de sinalização dos idosos foi feito através do preenchimento de uma ficha de residência, que permitiu a recolha dos elementos necessários para elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto, visando a posterior realização de um patrulhamento orientado para aquela população específica. Aderiram a este programa proprietários de 1250 residências, mais 200 do que no ano anterior.
Durante a operação, foi ainda possível promover ações de sensibilização para que a população idosa adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, bem como aplicar o policiamento de proximidade e segurança comunitária como modelo de policiamento, para que esta faixa da população consiga identificar cada um dos militares responsáveis pelo programa, possibilitando uma melhor troca de informações e consequentemente aumentar o seu sentimento de segurança.


O Município de Campo Maior promoveu, no passado dia 9 de março, pelas 9:00 horas, a 1ª edição do Mercado da Praça, uma Feira de Velharias, Antiguidades e Artesanato de Campo Maior.
A Volta ao Alentejo em bicicleta regressa este ano a Évora, depois de um interregno de três anos. Recuperar este título para a cidade atribui prestígio à prova de acordo com Joaquim Gomes, da organização.
Deflagraram alguns incêndios, esta noite, na vila de Campo Maior. Vários ecopontos foram completamente consumidos pelas chamas sendo que o mais preocupante se verificou junto ao edifício da antiga Moagem, na Avenida Calouste Gulbenkian.
Estão abertas, até ao final do mês de março, as inscrições para a edição deste ano do Prémio de Fotojornalismo da Associação Estação Imagem, em Mora, único em Portugal e dedicado em exclusivo à reportagem.
O projeto Garantia Jovem é hoje apresentado no Auditório do Serviço de Formação Profissional de Portalegre, pelas 10 horas.
O Embaixador do Irão em Portugal esteve esta segunda-feira, dia 10 de março, no distrito de Portalegre.