GNR desenvolve “Operação Carnaval”

OperaoCarnavalA Guarda Nacional Republicana intensifica, entre as 00:00 do dia 28 de Fevereiro até às 24:00 do dia 4 de Março, o patrulhamento e a fiscalização rodoviária, orientando as ações para as vias mais críticas, com especial incidência para as vias que conduzem aos locais onde tradicionalmente ocorrem festividades carnavalescas.

No Comando Territorial de Portalegre a operação envolve militares dos Postos Territoriais, do Destacamento de Trânsito, dos Nucleos de Proteção Ambiental e dos Núcleos de Investigação Criminal, num total de 300 efetivos, que de forma coordenada levarão a cabo ações de caráter preventivo, com o objectivo de combater a sinistralidade rodoviária, regular o trânsito e garantir o apoio a todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança.

Merecerá particular atenção por parte da Guarda o controlo da velocidade, a condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, a não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção, a falta de habilitação legal para conduzir, o uso indevido de telemóvel e o incumprimento das regras de trânsito (manobras de ultrapassagem, mudança de direção, posição de marcha, inversão do sentido de marcha, cedência de passagem e distância de segurança).

Universidade Sénior de Elvas brincou ao Carnaval

comadres1Um grupo de alunos da Universidade Sénior de Elvas, com a colaboração de alunos da aula do curso psicossocial da secundária D. Sancho II, em Elvas, recriou hoje a tradição das Quinta-Feira das Comadres e dos Compadres.

A recriação decorreu ao longo da Rua de Évora, junto à sede do Clube de Futebol “Os Elvenses”.

Foi naquele local que homens e mulheres se juntaram e iniciaram “uma briga”, que entre outras peripécias, incluiu a troca de quadras maldizentes do género oposto. O cortejo seguiu até à Praça da República e integrou dezenas de figurantes.

Estes alunos reavivaram os tempos em que grupos de raparigas desafiavam os rapazes (duas quintas-feiras antes do Carnaval) e, uma semana depois, era a vez de grupos de rapazes fazer as suas partidas carnavalescas às raparigas.

Alandroal: Candidatura do Pólo Escolar de Terena Rejeitada

PoloEscolarTerenaA obra do Pólo Escolar de Terena viu a sua candidatura aos fundos comunitários do Inalentejo rejeitada por falta de parecer favorável da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEST), há data da submissão da candidatura, em setembro de 2013. Esta entidade entendeu que o Pólo Escolar de Terena não reunia as condições necessárias para obter Parecer Favorável.

A Câmara Municipal de Alandroal desenvolveu todos os esforços para inverter esta situação, reunindo com a Direção Regional da Educação e fundamentando que a Revisão da Carta Educativa realizada pressupunha a manutenção do Pólo Escolar de Terena. Em 17 de janeiro foi finalmente emitido o parecer favorável, no entanto, o mesmo não foi aceite pelo INALENTEJO para a candidatura já realizada, em virtude do respectivo aviso prever expressamente a necessidade de parecer favorável, à data de apresentação da candidatura. Assim, o Município de Alandroal apenas terá agora que esperar pela abertura de novas candidaturas ao InAlentejo para poder candidatar a obra do Pólo Escolar de Terena.

Recorde-se que o investimento total candidatado para realização da obra foi de 390.299€, com um financiamento comunitário de 85%. A operação candidatada contemplava o financiamento da realização da empreitada, do projeto, da fiscalização, e a aquisição de mobiliário, material didático e equipamento informático.

Portalegre: Mais um atropelamento em passadeira

passadeiraUma jovem com cerca de 15 anos de idade foi atropelada numa passadeira, junto à rotunda do Continente, em Portalegre, cerca das 9.50 horas desta quinta-feira.

Ao que a Rádio Elvas conseguiu apurar, o atropelamento ocorreu quando a jovem já se encontrava a passar a estrada e foi efetuado por um veículo ligeiro de transporte de mercadorias.

A vítima foi transportada para o hospital de Portalegre, por uma ambulância do INEM.

Arronches: Entidade bancária vai gravar anúncio publicitário em Esperança

EsperancaPinturasRupestresUma entidade bancária vai gravar um anúncio publicitário na freguesia de Esperança, no concelho de Arronches, para “Recuperar a Esperança”, depois dos portugueses terem perdido a confiança na banca portuguesa.

A gravação deste anúncio em Esperança prevê algumas contrapartidas por parte da entidade bancária, como intervenções na recuperação da Igreja daquela freguesia, em casas sociais e no Posto de Saúde. Para além disso, este anúncio vai possibilitar dar à região, onde se situam as pinturas rupestres, uma maior visibilidade.

Tráfico de Seres Humanos no “Ponto de Vista” da RCM

CristinaSantosMAlentejo_2A Rede Regional do Alentejo de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos já é uma realidade. Trata-se de uma rede de cooperação e de partilha de informação, com atuação no Alentejo, visando a prevenção, proteção e reintegração das vítimas de tráfico.

A elvense Cristina Santos (na foto), 28 anos, integra a equipa multidisciplinar especializada para a assistência a estas vítimas, na qualidade de psicóloga.

No decorrer de cerca de uma hora de entrevista, Cristina Santos explica o que se entende por tráfico de seres humanos, que já é um crime público; as várias formas de concretização do tráfico e exploração humanas; quem são as principais vítimas e opressores, entre outras questões pertinentes na abordagem do tema.

Ouvir aqui Programa “Ponto de Vista”

O fenómeno cada vez mais comum do tráfico de seres humanos e a sua incidência na região Alentejo é tema para a edição desta semana do “Ponto de Vista” com Cristina Santos, da delegação Alentejo da equipa multidisciplinar especializada para a assistência a vítimas de tráfico.

Todos podem colaborar para a diminuição do tráfico de seres humanos, através da denúncia de casos. As mesmas podem ser feitas pela linha SOS TSH Alentejo – 91 865 41 06 ou no mail apf.sostsh.alentejo@gmail.com (dias úteis das 9 às 17 horas), ou recorrendo a qualquer autoridade como GNR, PSP, SEF.

Para ouvir hoje, quinta-feira, dia 27, às 17 horas e no sábado, dia 1 de março, às 11 da manhã.

Visita guiada “Interiores” este sábado em Badajoz

plazaaltaNo sábado, dia 1 março, tem lugar uma visita guiada pelos locais mais emblemáticos da cidade de Badajoz (Espanha).

A iniciativa é organizada pelo Departamento de Turismo da Cidade de Badajoz a cada primeiro sábado do mês e tem como objetivo mostrar o interior de alguns dos monumentos mais importantes da cidade e divulgar novos conteúdos que os mesmos possam oferecer.

A visita tem a duração de cerca de 2 horas e os locais a visitar são: Casas mudéjares , onde pode ser apreciado o novo vídeo promocional para a cidade , a Plaza Alta (na foto), onde pode visitar o Old Town Hall.

Segue-se a passagem entre a Alcazaba e porta do carro Puerta del Capitel , e terminará em Puerta de Palmas, onde será mostrado o novo centro de interpretação.

A participação é livre. Para mais informações, contatar: 924 20 13 69 ( Centro de Informações Turísticas de mudéjares Homes ) de 10:00 às 14:00  e 17:00-19:30 de segunda a sexta e as 10:00 h às 14:00 h sábados.

Elvas: Universidade Sénior brinca ao Carnaval

carnavalseniorUm grupo de alunos da Universidade Sénior de Elvas vai recriar, este ano, a tradição da Quinta-Feira das Comadres e dos Compadres.

A ação está marcada para esta quinta-feira, dia 27, entre as 14.30 e as 16.30 horas, ao longo da Rua de Évora, em Elvas, junto à sede do Clube de Futebol “Os Elvenses”.

Estes alunos desejam reviver os tempos em que grupos de raparigas desafiavam os rapazes, duas quintas-feiras antes do Carnaval, e, uma semana depois, era a vez de grupos de rapazes fazerem as suas partidas carnavalescas às raparigas. Toda a população está convidada a assistir e participar.

Campo Maior vive Carnaval de amanhã até domingo

carnaval2011AEstá à porta mais um Carnaval. Em Campo Maior a festa faz-se durante três dias: de sexta até domingo.

Isabel Raminhas, vereadora no município campomaiorense, explica que a autarquia colabora com os grupos carnavalescos do concelho de duas formas: “a nível financeiro, com uma comparticipação (…), por pessoa” de cada grupo e a nível “logístico, com o som nas ruas, o som nos carros, as madeiras e a organização da decoração dos carros”.

A vereada assegura que a aposta nesta época festiva, por parte da autarquia, “é para continuar” nos próximos anos. “Apesar de não ser uma tradição vinculada dos campomaiorenes, foi uma festividade que foi agarrada, por todos, com garra e animação”, explica Isabel Raminhas.

Amanhã, sexta-feira, 28 de fevereiro, há desfile das crianças das escolas; no sábado, 1 de março, decorre o desfile de foliões e carros alegóricos, concursos e bailes de máscaras; no domingo, 2 de março, a festa acontece na freguesia de Degolados.

Dar ou não dar tolerância de ponto? Municípios reagem

carnavalcm2O governo decidiu não dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval aos funcionários públicos da administração central. Porém, há vários municípios que decidiram em sentido contrário.

A Rádio Campo Maior fez a ronda pelos municípios do distrito de Portalegre e Évora para aferir da decisão das autarquias e conhecer os argumentos que sustentam a tomada de decisão.

Ouvir aqui Reportagem da Rádio Campo Maior

As câmaras das três capitais de distrito do Alentejo, Beja, Évora e Portalegre, vão dar tolerância de ponto aos funcionários na terça-feira de Carnaval, a 4 de março.