ERT potencia Turismo Natureza no Alentejo

alentejoA Entidade Regional de Turismo (ERT) reuniu com representantes de mais de trinta municípios do Alentejo e Ribatejo e responsáveis das Comunidades Intermunicipais para dar inicio à operacionalização de uma Rede de Percursos de Turismo Natureza a dinamizar nas Áreas Classificadas dos dois territórios.

Estruturar o produto Turismo Natureza, assegurar a sua promoção e apoiar a comercialização e a venda dos serviços associados é o propósito principal da estratégia a ser implementada a curto prazo – tanto no Alentejo como no Ribatejo -, tornando-se nesta fase de arranque fundamental debater com os parceiros os objectivos e as linhas operacionais do processo.

Para além de uma reunião mais geral, teve ainda lugar uma sessão de trabalho com os municípios da envolvente do território do Lago Alqueva. Com estes parceiros o objectivo da Entidade Regional de Turismo passa por criar uma rede específica de percursos sinalizada de Turismo Natureza, associada aos serviços de alojamento e restauração.

PSP sensibiliza para perigos do Carnaval

pspbombasO Comando Distrital da PSP de Portalegre, no âmbito do modelo integrado do policiamento de proximidade e em colaboração com a Unidade Especial da Polícia da PSP, tem vindo a efectuar várias ações de sensibilização sobre artigos pirotécnicos e bombas de Carnaval.

Entre as recomendações figuram alguns conselhos, como não transportar nos bolsos bombas de Carnaval, estalinhos, abelhas e foguetões porque podem rebentar com a fricção e o calor;Não aceitar bombas, estalinhos, abelhas e foguetões se estes lhe forem oferecidos;Não introduzir bombas de Carnaval em garrafas ou latas, porque podem rebentar e projetar estilhaços, ferindo-o.

Não apanhar bombas de Carnaval do chão ou de qualquer outro local, pois mesmo que pareça já terem sido utilizadas ainda podem rebentar;Não atirar bombas de Carnaval para uma fogueira, porque podem explodir ou aumentar a intensidade do fogo de forma incontrolável.

Não utilize, em especial nas crianças: Objetos e acessórios pontiagudos, pois podem causar ferimentos; Peças e acessórios pequenos que podem provocar sufocação por aspiração (asfixia); Artigos com cordões, faixas e cintos soltos, para que não exista risco de estrangulamento; Máscaras de material sintético, pois podem impedir a respiração.

Reguengos: Escola Natação organiza convívio

ConvivioReguengosO 9º Festival Aquático Cidade de Reguengos a Nadar e o 5º Torneio de Polo Aquático vão decorrer no dia 1 de março nas Piscinas Municipais Victor Martelo, em Reguengos de Monsaraz. Com esta iniciativa pretende-se proporcionar um convívio durante o Carnaval entre alunos, familiares e professores da Escola Municipal de Natação de Reguengos de Monsaraz, com a prática de polo aquático, demonstração das quatro técnicas da natação pura desportiva, jogos aquáticos e hidroginástica

Entre as 9h e as 13h realiza-se o torneio no escalão de mini-polo aquático, com as equipas da Coral-ANS, Búzios de Coruche e AD Oeiras. A partir das 15h haverá hidroginástica com a participação da Escola Municipal de Natação de Mourão.

Às 16h decorrem atividades aquáticas para bebes e às 17h30 haverá natação de manutenção para adultos. A fechar, pelas 18h, realiza-se um jogo de polo aquático entre pais e filhos.

O Município de Reguengos de Monsaraz vai oferecer a cada participante um diploma e a touca alusiva ao evento.

Carnaval Internacional de Elvas no “À Conversa Com”

VitoriaBrancoMilhares de figurantes participam nos cortejos do 18º Carnaval Internacional de Elvas que arrancam sexta-feira, dia 28, e prosseguem até terça-feira de Carnaval.

“Um desfile escolar, três corsos e uma gala no coliseu são os ingredientes para mais uma edição de um evento que conta com milhares de visitantes”, de acordo com Vitória Branco (na foto), vereadora na câmara de Elvas.

Mais uma vez, as comparsas espanholas marcam presença conferindo o cariz internacional ao evento.

“Este ano, o Rei do Carnaval de Elvas é um elvense que se transformou recentemente numa figura nacional: Luís Nascimento, vencedor da última edição da Casa dos Segredos” referiu a vereadora, garantindo também que a autarquia “faz de tudo para atribuir este papel a um elvense que se tenha destacado nas mais diversas áreas”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Turismo do Alentejo distingue Romaria a Cavalo

VianaAlentejoA Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo foi a única distinguida com uma menção honrosa, na categoria Melhor Evento, dos Prémios “Turismo do Alentejo 2013”, numa cerimónia que teve lugar no passado dia 23, na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz.

Os Prémios “Turismo do Alentejo”, uma iniciativa da Turismo do Alentejo, ERT e que vão já na sua 4ª edição, visam distinguir e divulgar projetos que tenham contribuído para a melhoria da oferta turística do destino e para o reforço da competitividade do sector na região.

Para além da Romaria a Cavalo, o Município de Viana do Alentejo apresentou outras candidaturas nesta categoria, nomeadamente, da Feira D’Aires e da Mostra de Doçaria.

Este reconhecimento vem, assim, premiar o bom trabalho que tem sido desenvolvido pela Comissão Organizadora – Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Câmara Municipal da Moita, Associação Equestre de Viana do Alentejo e Associação dos Romeiros da Tradição Moitense – mas, sobretudo, acrescentar responsabilidade na melhoria da qualidade do certame que, de ano para ano, adquire uma maior notoriedade em termos turísticos.

Recorde-se que a edição deste ano da Romaria a Cavalo parte da Moita, no próximo dia 23 de abril, pernoita em Alcáçovas, dia 25, e chega a Viana do Alentejo, dia 26, no sábado, ao final da tarde.

De salientar o cariz religioso inerente a este evento, coincidente com as procissões em honra de N.ª Sr.ª D’Aires, mas também uma dinâmica de festa e convívio patente num programa cultural e de animação que passa por fanfarras, dança e música flamenca e sevilhanas, cantares alentejanos, baile e gastronomia, na noite de sábado (26 de abril) e tarde de domingo.

Monte Selvagem celebra 10 anos

MonteSelvagemMontemor

A reserva animal “Monte Selvagem”, localizada no concelho de Montemor-o-Novo, cumpre 10 anos de existência neste mês de fevereiro. Porém, as celebrações vão decorrer ao longo de todo o ano.

Ana Paula, do “Monte Selvagem”, fez o balanço destes 10 anos assegurando que “tentaremos fazer com que este ano seja uma retrospetiva do trabalho desenvolvido na década e iremos tirar partido das experiências dos anos passados, uma vez que a equipa está mais formada no contacto com os animais e público”.

Andar de trator, saltar no trampolim gigante familiar e subir às casas das árvores, são algumas das ofertas do Monte Selvagem. Mais de 500 mil visitantes já tiveram a oportunidade de conhecer os 400 animais do parque.

O “Monte selvagem” combina uma reserva de biodiversidade, um projecto de educação ambiental, e é ainda um parque de lazer, onde o contacto com a natureza é privilegiado.

Campo Maior prepara mais um Carnaval

carnavalcmEm Campo Maior ultimam-se os preparativos para mais um Carnaval.

Na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, há desfile das crianças das escolas. Rute Tanganho, educadora no Centro Educativo Alice Nabeiro, assegura que as cores que vão predominar nos disfarces das crianças são o “azul e o verde”, sendo que a temática deste Carnaval prende-se com o projeto educativo deste ano, subordinado ao tema “Aprender a Ser”.

Já o corso de Carnaval dos Bombeiros Voluntário de Campo Maior, conta, para já, com 50 elementos inscritos. Ana Isabel, responsável por este grupo, assegura que todos os fatos são feitos manualmente. Os bombeiros não participam no Carnaval da vila campomaiorense desde 2011.

Peixe do Rio em destaque em Alandroal

mostrapeixedorioApesar das dificuldades económicas que assombram a Câmara Municipal de Alandroal, a autarquia decidiu avançar com mais uma edição da Semana Gastronómica do Peixe do Rio, a decorrer entre os dias 8 e 16 de março.

“Percebemos que é o evento que mais gente traz ao Aladroal e não podemos, apesar destas dificuldades que vimos a sofrer todos os dias, deixar de pensar que o Alandroal não pode parar no tempo”, justifica Mariana Chilra, presidente do município.

O evento, este ano, vai ser associado à poesia e ao canto popular, para além de contar com diversos workshops, sendo que a câmara pretender gastar o mínimo possível com a sua realização.

Tráfico de seres humanos no “Ponto de Vista”

CristinaSantosMAlentejo_2

A Rede Regional do Alentejo de Apoio e Proteção a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos já é uma realidade. Trata-se de uma rede de cooperação e de partilha de informação, com atuação no Alentejo, visando a prevenção, proteção e reintegração das vítimas de tráfico.

A elvense Cristina Santos (na foto), 28 anos, integra a equipa multidisciplinar especializada para a assistência a estas vítimas, na qualidade de psicóloga.

No decorrer de cerca de uma hora de entrevista, Cristina Santos explica o que se entende por tráfico de seres humanos, que já é um crime público; as várias formas de concretização do tráfico e exploração humanas; quem são as principais vítimas e opressores, entre outras questões pertinentes na abordagem do tema.

O fenómeno cada vez mais comum do tráfico de seres humanos e a sua incidência na região Alentejo é tema para a edição desta semana do “Ponto de Vista” com Cristina Santos, da delegação Alentejo da equipa multidisciplinar especializada para a assistência a vítimas de tráfico.

Todos podem colaborar para a diminuição do tráfico de seres humanos, através da denúncia de casos. As mesmas podem ser feitas pela linha SOS TSH Alentejo – 91 865 41 06 ou www.apf.sostshnortemail.com (dias úteis das 9 às 17 horas), ou recorrendo a qualquer autoridade como GNR, PSP, SEF.