Simulacro de sismo em Escola de Alandroal

simulacro25O Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com as entidades que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil, promoveu um simulacro de sismo, seguido de incêndio, no Centro Escolar de Santiago Maior, em Alandroal.

O exercício, que surgiu na sequência da atualização do Plano Municipal de Emergência, teve como principal objetivo testar a operacionalidade do referido Plano e dos meios envolvidos na resposta a situações de urgência.

O dia começou com a realização de um exercício CPX, em ambiente fechado, que serviu como preparação para o simulacro e não envolveu meios no terreno. De tarde realizou-se o simulacro, onde já foram envolvidos meios de atuação no terreno, nomeadamente, os Bombeiros Voluntários de Alandroal, a Guarda Nacional Republicana e o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

As conclusões do exercício foram positivas, nomeadamente no que diz respeito à prontidão da resposta e dos meios disponíveis.

PSP apresenta 1ª viatura Provida caracterizada

provida2A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública dotou o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa com novas viaturas equipadas com radar PROVIDA, uma delas totalmente caracterizada, fato inédito em Portugal.

Com estes automóveis, a PSP “reforça a sua vertente preventiva, aliando à divulgação prévia dos radares, meios policiais que pretendem contribuir para a diminuição sustentada da velocidade máxima transitada na cidade de Lisboa”.

De acordo com a Direção Nacional da PSP, “esta aposta, em conjugação com outras mais direcionadas e pontualmente realizadas no País, contribui para a diminuição sustentada das vítimas que em 2013 foram 82 menos 5 que em 2012”.

“À Conversa Com” Rute Tanganho

RuteTanganhoAliceNabeiroO Carnaval está à porta e, em Campo Maior, ultimam-se os preparativos. Hoje, na edição do “À Conversa Com”, temos Rute Tanganho (na foto), educadora no Centro Educativo Alice Nabeiro, para dar a conhecer como é o Carnaval das crianças deste estabelecimento de ensino.

Rute Tanganho assegura que as crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro participam, juntamente com as crianças das restantes escolas, no desfile, em Campo Maior, desde que o estabelecimento existe (desde 2007).

As cores que vão predominar nos disfarces das crianças são o “azul e o verde”, sendo que a temática deste Carnaval prende-se com projeto educativo deste ano, subordinado ao tema “Aprender a Ser”.

Ao longo desta entrevista, Rute Tanganho aborda ainda a participação das crianças do Centro Educativo Alice Nabeiro no desafio “Heróis da Fruta”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Desemprego preocupa alcaide de Badajoz

AlcaideBadajozO número de desempregados tem vindo a aumentar, não só em Portugal, mas também no país vizinho.

Francisco Javier Fragoso (na foto), alcaide de Badajoz, em entrevista na Rádio Campo Maior, garante que é necessário que haja investimento privado, uma vez que os serviços públicos têm um número limitado de postos de trabalho.

“Espanha é dos países da União Europeia que mais desemprego tem e a Extremadura é das regiões com mais desemprego no país. Em Badajoz não somos alheios e esta desgraça. É verdade que aqui (Badajoz) temos um fenómeno que é termos muita gente desempregada que se aproxima porque percebe que há mais oportunidades que no mundo rural (…) mas as entidades públicas não criam emprego, são as empresas”, referiu sobre o desemprego na região da Extremadura e, em particular, na cidade de Badajoz.

Passeios de balão de ar quente em breve no Alentejo

BaloesUpAlentejoMuito em breve vai ser possível realizar passeios de balão de ar quente na região alentejana, através da UP Alentejo.

A UP Alentejo é uma empresa cem por cento portuguesa, pioneira na promoção deste tipo de passeios turísticos, e terá a sua apresentação oficinal durante a BTL, em Lisboa, entre os dias 12 e 16 de março.

Hugo Domingos, da empresa, assegura que esta é uma aposta para conseguir “atrair mais turistas até ao Alentejo”, fazendo com que eles “tenham mais experiências” e “fiquem mais tempo” na região.

Os programas de voo da UP Alentejo permitem conhecer o Alentejo de uma forma única, sobrevoando, entre outras, as localidades de Elvas, Alter do Chão, Arraiolos, Beja, Estremoz, Évora, Fronteira, Montemor-o-Novo e Vila Viçosa.

O site oficial da UP Alentejo, onde os interessados podem conhecer as diferentes ofertas da empresa, vai ser lançado no dia 1 de março.

Adega Mayor ganha prémio “Melhor Enoturismo”

RitaNabeiroA Turismo do Alentejo atribuiu, no passado fim-de-semana, o prémio de melhor enoturismo à Adega Mayor, pertencente ao grupo Nabeiro Delta Cafés, em Campo Maior.

Rita Nabeiro (na foto), da administração da Adega Mayor, explicou à Rádio Campo Maior que este foi “o primeiro ano em que a adega se candidatou a estes prémios Turismo do Alentejo”.

Rita Nabeiro relembrou que a Adega Mayor é um projeto não só importante para o Alentejo, como para o país, e que foi a primeira adega de autor criada em Portugal.

 

Seleção Nacional Sub-14 de Râguebi faz estágio em Elvas

raguebiA Seleção Nacional de Sub-14 de Râguebi vai efetuar um estágio em Elvas, entre 28 de fevereiro, próxima sexta-feira, e 3 de março, segunda-feira, numa colaboração entre a câmara municipal e a federação portuguesa da modalidade.

A oportunidade de ter em Elvas estes atletas surgiu depois de um jogo efetuado na cidade com a seleção espanhola de râguebi, em dezembro último.

Município de Alandroal com situação financeira agravada

alandroalCamaraA Câmara Municipal de Alandroal voltou a sofrer mais uma retenção das transferências do Estado, a sua principal fonte de receitas.

De acordo com Mariana Chilra, presidente do município, em declarações à Rádio Campo Maior, “desde o início deste mês de fevereiro, o município está a receber 397 mil euros, menos 42 mil em relação ao mês anterior, diminuindo assim as suas receitas de forma drástica”.

Comparativamente, em 2009, o município recebia mais de 500 mil euros mensais.

Mariana Chilra alerta para o impacto desta redução orçamental. “Depois de pagos os salários dos trabalhadores, prestadores de serviços, estagiários e POC’s e os inúmeros acordos de pagamento que o Município tem com os fornecedores, sobram 96 mil euros para todas as despesas mensais e de funcionamento da Autarquia, como telecomunicações, combustíveis, seguros, consumíveis, pequenas obras e reparações, entre outros”.

Apesar de todas as dificuldades, o executivo garante que “tudo está a fazer, e continuará a fazer, para ultrapassar as dificuldades e colocar o Município no caminho da estabilidade financeira”.