canceladas as saídas de água da Albufeira do Caia

barragemCaiaA partir desta sexta-feira, dia 21, foram canceladas as saídas de água da Albufeira do Caia.

Aristides Chinita, da Associação de Beneficiários do Caia, esclareceu na Rádio Campo Maior que “na região as quotas estão estáveis, embora a subir muito lentamente, e entendemos parar com essas descargas para evitar a perda de reservas hidricas na albufeira do Caia”.

Albufeira do Caia, a maior barragem do distrito de Portalegre no rio Caia, abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior e Arronches.

CENTRO DE SAÚDE DE SOUSEL REABRE DOMINGO, DIA 23

saudeO Centro de Saúde de Sousel, no distrito de Portalegre, reabre ao público no próximo domingo, dia 23.

Recorde-se que o edifício foi encerrado na passada segunda-feira, dia 17, para a realização de serviço de limpeza e higienização.

Em alguns locais do edifício foram detetados odores anómalos e, por forma, a salvaguardar a saúde pública dos profissionais e utentes, a Unidade Local de saúde do Norte Alentejano (ULSNA), decidiu encerrar o Centro.

A reabertura está agendada para este domingo, como confirmou à Rádio Campo Maior António Miranda, enfermeiro chefe na ULSNA.

“ A situação no Centro de Saúde de Sousel está regularizada. Foi feira uma limpeza profunda e uma desinfestação. Temos o edifício perfeitamente operacional, que irá estar aberto a partir do próximo domingo, no horário de funcionamento normal, ou seja, a partir das 8 horas”.

Causas do mau cheiro são “Inespecíficas”

Quanto às razões que estiveram na origem dos “odores anómalos”, o enfermeiro chefe assegurou que as causas “são inespecíficas”.

O Centro de Saúde de Sousel reabre ao público este domingo, dia 23, após 6 dias encerrado para trabalhos de limpeza e higienização.

Perfumarías Marionnaud fecha 6 das 7 lojas em Badajoz

marionnaudO grupo de Perfumarías Marionnaud em Badajoz vai fechar seis das sete lojas que tem abertas em Badajoz, mantendo apenas uma delas, a da avenida Villanueva.

A atual crise econômica também afetou este grupo de perfumarias que vai fechar 70 das 117 lojas que se espalham por toda a Espanha.

Em janeiro, a empresa teve um Plano para “adaptar-se à situação atual no país.”

Um possivel acordo com os sindicatos poderiam ter reduzido este número de despedimentos.

O encerramento das lojas começam a vigorar a partir da próxima semana.

Bombeiros falecidos no Verão distinguidos pelo Governo

BombeirosFernando Manuel Sousa Reis, António Nuno Joaquim Ferreira, Cátia Pereira Dias, Daniel Alexandre Preto Falcão, Pedro Miguel Jesus Rodrigues, Bernardo Albuquerque de Vasconcelos Figueiredo e Ana Rita Abreu Pereira, os setes bombeiros que morreram no combate aos incêndios no verão passado, foram distinguidos Governo com a medalha de mérito de protecção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.

De acordo com os despachos de Miguel Macedo, ministro da Administração Interna publicados esta sexta-feira em Diário da República, os bombeiros regularam a sua “conduta, em prol do ideal de serviço à comunidade, com espírito voluntarioso, competente e afável, tendo granjeado, desde sempre, a simpatia, a amizade e respeito dos seus camaradas e também do público que, pela sua função no corpo de bombeiros”, os “conhecia e respeitava”.

II Encontro de Natação de Desporto Escolar em Campo Maior

NataoO Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova recebeu no passado dia 19 de fevereiro o II Encontro de Natação de Desporto Escolar.

A prova destinada a alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade de todo o distrito de Portalegre, serviu para, em conjunto com os resultados do I Encontro, apurar os alunos que vão competir a nível regional.

A modalidade de natação do Desporto Escolar em Campo Maior está a cargo da professora Ana Rita Lopes, responsável pela organização deste evento.

 

Instituto Português de Sangue apela à dádiva

doar_sangueO Instituto Português do Sangue fez, esta quinta-feira, um apelo “urgente” à dádiva de sangue por parte da população uma vez que as reservas estão muito baixas, sobretudo dos grupos zero e A negativo.

Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), no mês de janeiro houve uma quebra de recolha de 13%, comparativamente com o mesmo mês do ano anterior.

Esta tendência tem-se mantido no mês de fevereiro, agravada pela sazonalidade associada ao surto de gripe.

CIMAA REPUDIA NOVA REORGANIZAÇÃO JUDICIAL

tribunalA Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) está contra o fecho do Tribunal de Castelo de Vide e a passagem dos tribunais de Nisa e de Avis a secções de proximidade, no âmbito da reforma de reorganização judicial, aprovada pela Governo.

O presidente da CIMAA, Armando Varela, assegurou em declarações à Rádio Campo Maior que esta reforma do Estado “não tem em consideração os fluxos de mobilidade entre os concelhos onde existem tribunais do distrito de Portalegre”.

A CIMAA aprovou, na sua última reunião, uma moção contra o desmantelamento do atual círculo judicial do distrito de Portalegre.

No documento pode ler-se que “A CIMAA com o objetivo salvaguardar o direito fundamental de acesso à justiça, que com esta reforma considera claramente colocado em causa, repudia o encerramento do tribunal de Castelo de Vide, bem como a passagem dos tribunais de Nisa e Avis a mera secção de proximidade e o desmantelamento do atual Círculo Judicial de Portalegre.

Neste contexto e de acordo com este diploma, vão deixar existir as atuais Comarcas para passarem a funcionar apenas “Secções de Competência Genérica”. Esta alteração implicará que as ações cíveis de valor superior a 50 mil euros e os processos-crime da competência de Tribunal Coletivo e de Júri deixam de ter lugar nas atuais Comarcas e passam a decorrer apenas na Secção de Portalegre.

Esta reorganização fomenta a dispersão e a não fixação de muitos técnicos na região e incentiva o desinvestimento, colocando em causa o desenvolvimento do interior do país”.

O diploma, que procede à regulamentação da Lei da Organização Judiciária, divide o país em 23 comarcas e cria 390 secções de justiça especializada, o que na prática vai representar o encerramento de 20 tribunais e a conversão de 27 em secções de proximidade.

NUNO MOCINHA RECUSA LUGAR NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

nunomocinhaNuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas, recusou substituir Pedro Marques na Assembleia da República, eleito nas últimas eleições Legislativas pelo Circulo de Portalegre.

A substituição fica a dever-se ao facto de Pedro Marques ter requerido licença de paternidade.

Nuno Mocinha não aceitou deixar a Câmara de Elvas para ir para a Assembleia da Republica e explicou à Rádio Campo Maior as suas razões.

“Não fazia sentido abandonar a Câmara Municipal”

“ Eu recusei esse convite, porque neste momento exerço as funções de presidente de câmara e não fazia qualquer sentido abandonar as minhas responsabilidades e compromisso para com os elvenses para ir para a Assembleia da República.

Fica bem provado, que ao contrário do que muitos disseram, não fui embora para Lisboa à primeira oportunidade que me surgisse”, justificou.

Nuno Mocinha, nas últimas legislativas, era número dois da lista do Partido Socialista. O PS elegeu um único deputado pelo Círculo de Portalegre, sendo que por direito de substituição, Nuno Mocinha é o primeiro suplente.

Sendo assim, a socialista Sandra Cardoso substitui o deputado Pedro Marques na Assembleia da República. A tomada de posse da nova deputada decorreu esta semana.

PAULO MACEDO QUER TODOS OS NASCIMENTOS EM PORTALEGRE

bebeO ministro da Saúde considera que não faz sentido manter o acordo para que os bebés portugueses nasçam em Badajoz (Espanha) e prefere que esses partos sejam feitos na maternidade de Portalegre.

Em entrevista à Renascença e ao “Jornal de Negócios”, Paulo Macedo deixou claro que a maternidade de Portalegre não pode encerrar, mesmo com menos de mil partos por ano, para não deixar as populações isoladas.

“Há maternidades que têm de ser mantidas, no sentido de vermos se a região não fica totalmente isolada. Não nos parece que faça grande sentido manter os partos em Badajoz e que não possam ser feitos em Portalegre”, afirmou Paulo Macedo na entrevista.

O ministério da Saúde português assinou protocolos na área dos nascimentos de bebés portugueses em Badajoz (Espanha), aquando do encerramento da Maternidade Mariana Martins, em Elvas.

Alcaide de Badajoz quer reforçar protocolos na área da saúde

Por seu lado, Javier Fragoso Martinez, alcaide de Badajoz (Espanha), em declarações à Rádio Campo Maior, defendeu que a cooperação de recursos de saúde deve ser cada vez maior entre os dois países e regiões.

“A minha opinião é que devemos colaborar cada vez mais. Seria bom que o governo português, de uma vez por todas, normalizasse a situação. Creio que é uma grande oportunidade para as mulheres de Portugal, pois poderiam aproveitar as instalações do Materno-Infantil, porque em poucos sítios há uma UCI para crianças e mães. Sou a favor de seguirmos a repartir os recursos sanitários, porque Badajoz, pela sua dimensão, pode ter recursos que seriam impossíveis em Elvas, Portalegre ou Campo Maior, com grande concentração de especialistas”.