Avançado Hemiliano já é jogador de “O Elvas”

hemilianoLopesO jogador Hemiliano Lopes já é jogador de “O Elvas”, integra os treinos desta semana e pode ser utilizado, no próximo domingo, em casa diante do Sporting Ideal.

O avançado, de origem guiniense, jogou no Arouca na época passada, quando este clube garantiu a subida à I Liga, embora tenha participado apenas em três jogos na II Liga e outros três na Taça de Portugal.

Hemiliano foi júnior nos minhotos do Ribeirão (AF de Braga), antes de jogar no Arouca.

Completou 21 anos, recentemente em janeiro, e já viajou com a equipa de Lisboa para Elvas, no domingo passado, depois da vitória no campo do Futebol Benfica.

“À Conversa Com” João Rosinha

JooRosinhaRCMJoão Rosinha é o atual presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, no concelho de Campo Maior, e está hoje no “À Conversa Com”.

Eleito recentemente, João Rosinha explica, ao longo desta entrevista, aquilo que tem sido feito, ao longo dos últimos três meses, e adianta a possibilidade da “construção de um campo de padel”. “Estes três meses passaram-se, praticamente, a conhecer os cantos à casa”, sendo que “foi feito um levantamento de todas as condições com que a junta se debate”, assegura o presidente da junta.

“Fizemos algumas iniciativas de cariz cultural e temos já planeado com a Câmara fazer alguns melhoramentos do recinto desportivo da junta de freguesia”, acrescenta.

Nesta entrevista, João Rosinha explica ainda que o desemprego é uma das principais preocupações da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Escolas de Campo Maior participam no desafio “Hino da Fruta”

heroisFrutaO Centro Educativo Alice Nabeiro e as Escolas da Avenida de Campo Maior e de Degolados participam no desafio “Hino da Fruta”, a nível nacional, do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”.

O “Hino da Fruta” é uma competição nacional que utiliza a música como veículo universal de transmissão de mensagens para levar as importantes lições do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” não só às crianças, mas também aos adultos.

As crianças, nesta atividade, partilham o que aprenderam sobre a importância de comer fruta todos os dias, convidando os adultos para ver, ouvir e votar nos seus hinos da fruta, aumentando assim o impacto deste projeto fora das escolas e envolvendo um número cada vez mais abrangente de pessoas.

Para votar no hino do Centro Educativo Alice Nabeiro tem de ligar o 760 458 088.

Para votar no hino da Escola da Avenida de Campo Maior tem de ligar o 760 458 090.

Para votar no hino da Escola de Degolados tem de ligar o 760 458 089.

As chamadas têm um custo de 60 cêntimos (mais IVA).

Os vídeos podem ser vistos em: http://www.heroisdafruta.com

Alandroal promove concurso de poesia popular

Alandroal_poesiaCom o objetivo de promover e incentivar o prazer de ler e escrever, dinamizar a poesia popular e contribuir para a valorização da produção literária, o Município de Alandroal vai promover a II edição do Concurso de Poesia Popular de Alandroal, integrado na V Mostra Gastronómica do Peixe do Rio.

Apenas são admitidos a concurso trabalhos inéditos e não publicados, escritos em português.

Ostrabalhos deverão ser enviados, até ao próximo dia 28 de Fevereiro, para a morada: “Concurso de Poesia Popular, Câmara Municipal de Alandroal (Setor de Cultura), Praça da República 7250-116, Alandroal.

Os trabalhos serão premiados até ao 6º lugar, com a atribuição de cabazes de produtos regionais e um prato de barro comemorativo do evento. Para mais informações poderá contactar o Setor de Cultura do Município de Alandroal, através dos contactos 932088849 ou 268448076.

Elvas: Universidade Sénior recria tradição dos Compadres

compadresEcomadresOs alunos da Universidade Sénior de Elvas vão recriar a tradição do dia das Comadres e Compadres, na quinta-feira da próxima semana, dia 27, pelas 15 horas, na sede do Clube de Futebol “Os Elvenses”.

A penúltima quinta-feira antes do carnaval é o Dia dos Compadres e na quinta-feira antes do carnaval é o Dia das Comadres.

No Dia dos Compadres, são as raparigas que fazem malandrices aos rapazes e no Dia das Comadres são os rapazes que fazem patifarias às raparigas.

Antigamente, no Dia dos Compadres, as raparigas iam chocalhar os rapazes. No Dia das Comadres, faziam um jantar e cada uma levava o que podia. Depois, os rapazes iam chocalhar os chocalhos e faziam quadras. Os rapazes iam dizer estas quadras e as raparigas deitavam-lhe algumas “sujidades” para cima.

A população está convidada a participar e assistir na recriação dos alunos da Universidade Sénior de Elvas.

Aprovada elaboração do plano de pormenor de enquadramento da fortificação de Campo Maior

campo-maiorpalnofortificacoes

Foi aprovada, na última reunião da Câmara Municipal de Campo Maior, a elaboração do plano de pormenor de enquadramento da fortificação da vila.

Os planos de pormenor deverão ser sujeitos a avaliação ambiental, sendo que, o município, como entidade responsável pela elaboração, deve ponderar e decidir que o referido plano não causa impactos significativos no ambiente.

Novas regras ao Código do Trabalho aprovadas

codigotrabalhoO Governo aprovou uma proposta de lei com alterações ao Código do Trabalho relativamente ao despedimento por extinção do posto de trabalho ou inadaptação.

O Executivo pretende que as empresas sigam hierarquicamente cinco critérios, sendo a avaliação do desempenho o mais importante, de acordo com o ministro do Emprego, Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.

Novas Regras para Despedir

O primeiro e mais importante é o da avaliação do desempenho do trabalhador. O segundo critério prende-se com as menores habilitações académicas e profissionais; terceiro critério: a onerosidade do vínculo laboral. O quarto e quinto critérios, menor experiência profissional e menor antiguidade na empresa, respetivamente, beneficiam, em contrapartida, os trabalhadores mais antigos. Sendo que este último critério é, atualmente, o único tido em conta pelas empresas.

Sindicatos opõem-se às novas regras

Sobre esta matéria, a Rádio Campo Maior ouviu Diogo Serra, coordenador da União dos Sindicatos do Norte Alentejo (USNA), que defendeu que o governo “está a legislar com o objetivo de acabar com os direitos do trabalho e dos trabalhadores”.