Gabinete Alzheimer Maior no “À Conversa Com”

RosliaGuerraDesde o dia 11 de janeiro que Campo Maior conta com um gabinete de apoio a doentes de Alzheimer: o Gabinete Alzheimer Maior.

Este projeto é desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e “surgiu pela constatação de uma realidade que tem muita expressão a nível nacional, mas também com muita incidência no concelho de Campo Maior”, como assegura Rosália Guerra (na foto), socióloga na Santa Casa, convidada da edição de hoje do “À Conversa Com”.

“Começámos logo por fazer uma ação conjunta com a GNR que nos leva até sítios mais isolados e permite-nos chegar a pessoas que precisam de informação sobre a realidade da demência”, adianta a socióloga. Para além disso, “já começámos a fazer atendimento psicológico, visitas ao domicílio e já contactámos algumas instituições, não só de Campo Maior, mas também de Arronches e Elvas, que também serão abrangidas pelo gabinete”.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

A doença de Alzheimer é um tipo de demência que provoca uma deterioração global, progressiva e irreversível de diversas funções cognitivas (memória, atenção, concentração, linguagem, pensamento, entre outras). Os sintomas da doença são também apresentados ao longo desta entrevista.