Pista de Gelo de Elvas encerra hoje

PistaGeloUltimoDiaA maior pista de gelo da Península Ibérica, instalada no Coliseu Comendador José Rondão Almeida, em Elvas, fecha hoje portas, depois de ter estado aberta durante quase dois meses.

Desde o dia 29 de novembro, e de acordo com aquilo que a Rádio Campo Maior conseguiu apurar, mais de 19 mil pessoas passaram pela pista e experimentaram deslizar no gelo.

Ontem a nossa reportagem esteve no local e falou com algumas das pessoas que quiseram aproveitar as últimas horas de pista aberta. Nuno Aparício, por exemplo, gostava que a pista de gelo permanecesse “mais tempo” em Elvas, uma vez que, depois das aulas, era ali que se juntava com os amigos. Já Pablo Silverio, vindo de Badajoz, quis ontem experimentar, pela primeira vez, com a família, a sensação de patinar no gelo.

A pista de gelo, com 800 metros quadrados, tem proporcionado momentos de pura diversão a miúdos e graúdos. Mais uma vez, e tal como aconteceu nos últimos cinco anos, esta foi uma forma eficaz de atrair milhares de pessoas de todo o país, e sobretudo de Espanha, até à cidade de Elvas.

Dez escolas de Portalegre participam na “Geração Depositrão”

escola-gerac3a7c3a3o-depositrc3a3oMais de 3600 alunos de dez escolas do distrito de Portalegre participam na sexta edição da “Geração Depositrão”.

Esta é uma iniciativa da European Reclycling Plataform, ERP Portugal, que tem por objetivo estimular comportamentos ambientais corretos, através da sensibilização da comunidade escolar e da população envolvente para a importância da recolha de equipamentos e pilhas em fim de vida.

Como explica Filipa Moita, da ERP Portugal, a “Geração Depositrão”, para além da recolha de resíduos elétricos e eletrónicos, apresenta “vários desafios aos alunos desde o ensino básico até ao ensino universitário”.

Nesta edição, a “Geração Depositrão” conta com a participação de mais de 600 escolas e 320 mil alunos de todos os níveis de escolaridade, a nível nacional.

“A Revolta dos Perus” em exibição hoje em Campo Maior

FilmeRevoltaPerus“A Revolta dos Perus” é a proposta cinematográfica para este domingo, no Centro Cultural de Campo Maior, pelas 16 horas.

“A Revolta dos Perus” é um filme de animação, para todas as faixas etárias, que conta a história de um bando gigante de perus que vive uma vida calma, complacente e repleta de milho. Só se preocupam com a hora de serem alimentados e em descansarem ao sol com o agricultor, que jura que os levará para o “Paraíso do perus”. Todos, menos Reggie, um peru particularmente esperto, mas rejeitado pelo bando devido à sua opinião negativa sobre o agricultor e desinteresse pela existência mundana e anafada dos perus.

Semana Gastronómica do Porco arrancou ontem em Elvas

ApresentacaoSemanaPorcoElvasVários restaurantes de Elvas estiveram ontem representados na cafetaria do Museu de Arte Contemporânea da cidade (MACE), para assinalar o início da Semana Gastronómica do Porco, que decorre, no concelho, até dia 26 de janeiro.

Elsa Grilo, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, assegura que esta é uma iniciativa que costuma ter “bastante sucesso”. Este ano, a Semana Gastronómica do Porco conta com a adesão de um conjunto de 52 restaurantes.

Inauguradas ontem três exposições em Elvas

ExposicoesMACEForam inauguradas ontem, sábado, dia 18 de janeiro, três exposições em Elvas.

No Paiol de Nossa Senhora da Conceição, foi inaugurada a Exposição “Fronteira Namban”, de Carlos No. O autor revelou que a apresentação da sua obra “só foi possível graças ao convite de António Cachola”. Elsa Grilo, vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, por sua vez, assegura que esta é mais uma exposição que permite “aliar o património arquitetónico do Paiol à arte contemporânea”.

Já no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) foram inauguradas a exposição permanente com as obras da Coleção António Cachola e uma temporária com obras do artista Pedro Valdez Cardoso, sob o mote “The Devil’s Breath Parte III – H is for a Hunter”. António Cachola mostrou-se “encantando” com os diferentes trabalhos que constituem a exposição permanente.

As três exposições foram inauguradas ontem, no seguimento das comemorações dos 355 anos da Batalha das Linhas de Elvas.