Prémios “Turismo do Alentejo” com mais candidatos

ERTA quarta edição dos Prémios “Turismo do Alentejo”, promovidos pela Turismo do Alentejo, ERT, conta com 66 projectos candidatos às sete categorias a concurso, mais nove que no ano passado.

A iniciativa é dirigida aos agentes públicos ou privados que desenvolvam projectos de interesse turístico na região e tem por objectivo distinguir e divulgar a excelência da oferta que, de modo geral, tem contribuído para afirmar o destino nos mercados.

O júri da quarta edição é presidido por José Manuel Simões (Centro de Estudos Geográficos/ Universidade de Lisboa), e constituído por António Lacerda (Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo), Armando Rocha (Sócio da Neoturis), Carina Monteiro (Publituris), Jaime Serra (Universidade de Évora), José Miguel Piçarra (Diário do Sul) e Teresa Ferreira (Turismo de Portugal).

O anúncio dos vencedores e a entrega dos galardões está previsto para o início de 2014.

Mensagem de Natal de Ricardo Pinheiro

Ricardo_PinheiroRicardo Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, deixa uma mensagem a todos os campomaiorenses “numa época que se associa aos valores da sociedade, onde cada um possui ideias e conceitos diferentes”.

Segundo o autarca, “para que o nosso natal corra simplesmente melhor é preciso aceitarmos essas diferenças” e, apesar da realidade económica não ser a desejada, Ricardo Pinheiro deseja a todos os campomaiorenses “um Feliz Natal e, acima de tudo, peço ao povo da vila de Campo Maior, que sempre lutou e se destacou pela alegria, que continue a acreditar e com um espírito de família e de união indeterminável”.

 

Deco deixa conselhos sobre compra de brinquedos

Presentes_NatalNa véspera de Natal é natural para muitos portugueses juntar a família, mas também fazer as compras de última hora.

Se deixou algum presente para comprar, ou decoração de Natal, a Deco deixa algumas recomendações:

– Nas decorações e iluminação de Natal, tenha sempre em atenção as informações do rótulo. Procure artigos não inflamáveis, e siga sempre todas as indicações;

– Leia sempre com muita atenção as informações dos presentes que compra. No caso de serem brinquedos, tenha atenção se a rotulagem está em português e se tem a designação C.E.. Verifique se tem a indicação do importador ou distribuidor e ainformação da idade a que o brinquedo se destina.

“À Conversa Com” Maria Amélia Canoa

AmeliaCanoaCentenas de figuras compõem o presépio de Maria Amélia Canoa (na foto), convidada de hoje de “À Conversa Com”. O maior presépio de Elvas é feito na casa desta elvense, embora este ano a dimensão seja menor. Neste Natal de 2013, “saíram da caixa” mais de 800 miniaturas, dum espólio de mais de mil.

“A tradição de fazer o presépio já vem de longe”, como a própria contou à nossa reportagem. “Já é uma tradição de família. Lembro-me de começar a fazer presépios como a minha avó. Lá em casa sempre houve este costume”. Embora mais pequeno, o presépio deste ano conta com as figuras mais emblemáticas, movimento, iluminação e som.

Maria Amélia Canoa costuma montar o seu presépio de Natal no final do mês de Novembro para no dia 1 de Dezembro estar pronto.

Ouvir aqui “À Conversa Com”

Número de empresas a declarar insolvência diminuiu

InsolvnciaEm 2013, o número de empresas declaradas insolventes caiu 10%, uma tendência que compensa o aumento de 4% nas falências de particulares. Esta é a primeira queda desde o inicio da crise.

Desde Janeiro, os tribunais decretaram 18.500 falências, o que significa um recuo de 0,7% face ao mesmo período do ano passado. Um dado que constitui uma inversão de tendência – pela primeira vez desde 2008, desceu o número de insolvências em Portugal.

Quanto às empresas, desde Janeiro, 5.608 declararam falência. No ano passado foram mais de 6 mil e duzentas.

Os sectores onde o recuo se fez sentir de forma mais acentuada foram a indústria automóvel e a produção de equipamento elétrico. O comércio a retalho liderou as falências judiciais.

Resultados da 26ª São Silvestre do Crato

cenEste domingo, dia 22 de dezembro, o CEN Atletismo deslocou-se ao Crato para participar na São Silvestre daquela localidade.

Além do 3º lugar por equipas obtiveram-se as seguintes classificações individuais numa prova que é sempre bastante competitiva: Benjamins – Filipe Van Acht em 7º e Raquel Conceição em 1º lugar; Infantis – Josue Estevez na 2ª posição, Margarida Barata Araujo na 4ª e Carlota Barradas na 5ª.

Nos iniciados – Yaroslav Kolodiy classificou-se em 2º, Rafael Matos em 7º, Tiago Conceição em 9º e Vincent Acht em 15º; Juvenis – José Oliveira ficou em 5º lugar, Ivo Gonçalves em 6º e Andreia Pingueiro em 3º; Juniores – Pedro Relvas obteve a 5ª posição; Seniores – João Relvas ficou em 16º na classificação, Paulo Farrapa em 29º e Raquel Trabuco em 3º.

Nos Veteranos I – António Rodrigues alcançou o 8º lugar; Veteranos II – Paulo Araújo em 10º e Paulo Conceição em 11º; Veteranos III – Francisco Marco eficou m 3º lugar; Veteranos V – Mario Germano em 8º e Veteranas – Maria Morcillo em 3º lugar.

IBEROCIO 2013 já foi apresentada

ApresentaoIberocioO Delegado da Feira Badajoz.IFEBA , José María Solana , e o diretor da Feira Conselheiro Jesús Reyes, apresentaram a XXIII (23ª edição) da Iberocio , Feira Ibérica da Infância e da Juventude, que terá lugar de 26-30 dezembro de 2013, na IFEBA, em Badajoz.

Este ano, vão ser apresentadas algumas novidades como uma pista de pôneis onde as crianças podem montar pôneis acompanhados por monitores, “O Comboio da Bruxa”, carros de circuito , o I Torneio de Futebol 3, bem como uma série de palestras.

Segunda-feira, 30, a Iberocio e Banco Foods Foundation Badajoz, organizaram o evento chamado “Input Solidariedade: 5.000 litros de solidariedade” onde o bilhete de entrada no certame será de 2 litros de leite. A meta é chegar a 5.000 litros de leite que será utilizado para as necessidades da Fundação Banco Alimentar de Badajoz.