Vila Viçosa: Prazo para entrega de trabalhos termina hoje

CECHAP_-_Concurso_Fotogrfico_2013Termina hoje a entrega dos trabalhos do II Concurso Fotográfico «A Paisagem do Ouro Branco».

Este concurso é uma organização do Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CECHAP) e pretende mostrar portas e janelas em mármore que possam ser encontradas nos concelhos de Borba, Estremoz e Vila Viçosa .

O Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património é uma associação sem fins lucrativos constituída em 2011, com sede em Vila Viçosa, distrito de Évora. Visa descentralizar o estudo nas áreas da cultura, da história, das artes e dos patrimónios, procurando a salvaguarda e a promoção das potencialidades culturais das comunidades locais nomeadamente no interior do país.

 

Detidas seis pessoas por furto de azeitona em Campo Maior

Azeitona2Foram detidas seis pessoas, na passada quarta-feira, dia 18, por furto de azeitona, em Campo Maior.

De acordo com o comandante da GNR de Campo Maior, Cláudio Godinho, “após uma denúncia feita no posto da GNR de Campo Maior foram detidos seis indivíduos, quatro deles de nacionalidade portuguesa e dois de nacionalidade romena, por furto de azeitona”.

Na sequência destas detenções, foram recuperados cerca de mil quilos de azeitona, uma viatura ligeira de passageiros e diverso material de colheita de azeitona. Os seis indivíduos encontram-se sujeitos a termo de identidade e residência e o processo passou para a fase de inquérito.

Tribunal Constitucional chumba corte de 10% nas pensões

Tribunal_560O Tribunal Constitucional (TC) chumbou ontem a convergência das pensões da Caixa Geral de Aposentações com o regime geral da Segurança Social, que previa um corte de 10% nas reformas da Função Pública. Perante o chumbo, o Governo coloca em cima da mesa a hipótese de aumentar os impostos para conseguir os 710 milhões.

Recorde-se que o corte médio de 10% iria verificar-se nas pensões da Caixa Geral de Aposentações (CGA) a partir dos 600 euros ilíquidos.

O chumbo foi aprovado por unanimidade pelos juizes do TC, por considerarem que a proposta do Governo viola o princípio da protecção da confiança.