GNR DESENVOLVE OPERAÇÃO “LAGAREIRO 2013/2014”

lagareiroA GNR indicou que os militares do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) realizam, até 15 de Janeiro, em todo o país, acções de fiscalização em instalações fabris de produção de azeite.

A operação, denominada “Lagareiro 2013/2014”, tem como objectivo identificar e reprimir incumprimento à legislação em vigor, nomeadamente no que respeita ao funcionamento e licenciamento dos lagares de azeite e ao encaminhamento e gestão de resíduos, refere o comando-geral da Guarda Nacional Republicana (GNR), em comunicado.

A GNR adianta que a fiscalização dos lagares permite ainda “a aquisição de informação detalhada sobre o tipo e quantidade de resíduos produzidos, bem como do seu tratamento, acondicionamento e destino”.

Segundo a corporação, os militares do SEPNA da GNR vão estar atentos “ao licenciamento dos lagares, à gestão de todos os resíduos provenientes da transformação da azeitona em azeite, bagaço e águas ruças e outras situações ilegais que constituam infracção às normas de protecção do ambiente”.