Secretário de Estado da Cultura visitou MACE

SECEstCulturaO Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier visitou na tarde desste sábado, dia 16 novembro, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE).

Jorge Barreto Xavier deixou a sua opinião sobre o espaço à Rádio ELVAS referindo que não foi a primeira vez que visitou o espaço cultural e elogiou o projeto desenvolvido pelo município de Elvas e pelo Comendador António Cachola.  “Trata-se de um projeto com dimensão e visibilidade nacional e internacional”.

O colecionador António Cachola,  revelou a sua satisfação pela visita deste membro do governo ao museu.

No MACE está patente ao público a exposição monográfica de Julião Sarmento, um dos mais conceituados artistas plásticos portugueses. A exposição tem a curadoria de João Silvério. Elsa grilo, vice-presidente do município de Elvas ,congratulou-se pela visita de Jorge Barreto Xavier, ao mesmo tempo que destacou o “sucesso” que a exposição patente “Index” tem tido.

Este domingo, dia 17,  o governante é aguardado na Herdade das Argamassas, nas instalações da Delta Cafés, no decurso de uma visita particular que traz Jorge Barreto Xavier a Elvas e Campo Maior.

Investimento Angolano “é sucesso” no Alentejo

oleoga1A empresa “Oleoga, Lda” assinalou este sábado, dia 16, o seu 5º aniversário. O largar de azeite totalmente automatizado está Localizada na freguesia de Vila Boim, no concelho de Elvas. Trata-se de uma parceria entre o agricultor elvense José Garção, Monteiro Kapunga e Vanda Macedo, dois empresários angolanos que decidiram investir no Norte Alentejano.

Em dia de aniversário a nossa reportagem visitou a empresa que recebeu uma comitiva vinda de angola para celebrar a data.

Monteiro Kapunga , um dos empresários angolanos, revela-se satisfeito pelo tabalho desenvolvido. “Estou satisfeito, porque durante todo o período de investimento temos notado o seu progresso. Em três anos a produção triplicou. Vamos avançar para uma segunda fase, que consiste numa área de apoio ao que já existe”.

O empresário elvense, José Garção, está confiante no crecimento da empresa. “Estes cinco anos foram muito positivos. Temos em curso a contrução de uma nave direcionada para o produto acabado, no valor superior a um milhão de euros, numa área de cerca de 4 mil metros quadrados”. oleoga2

As previsões de produção para este ano estão estimadas em “cinco a seis milhões de quilos de azeitonas”, o que convertido em azeite ascende a cerca de “um milhão de litros”.

Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas,  reconheceu o investimento dos empresários neste projeto.

Noventa por cento da produção é destinada à exportação, não só para Angola, mas também para outros países do continente africano e americano. O lagar tem uma capacidade de laboração diária de 100 toneladas de azeitonas e uma capacidade de produção de 600 mil litros mensais.