FÁBRICA DE PILOTOS NA ROBINSON (PORTALEGRE)

Fabrica_de_pilotos_14Nuno Matos e a sua equipa proporcionaram, no passado domingo, um dia diferente a cerca de 70 crianças da região de Portalegre que, por breves, mas inesquecíveis momentos, puderam ocupar por o lugar de Filipe Serra no Opel Mokka Proto que desde o início da época compete no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT).

Antecipando a Baja Portalegre 500, a ação juntou mais de 1.500 pessoas no Espaço Robinson, na cidade de Portalegre

Balcão Único Empresarial já está disponível em Beja e Portalegre

Balcao_Unico_EmpresarialA Turismo do Alentejo, ERT e a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal estabeleceram uma parceria que visa a instalação do Balcão Único Empresarial (BUE), nas delegações da ERT, situadas nas cidades de Beja e Portalegre.

Em funcionamento desde hoje, dia 30 de Outubro, o BUE tem por objectivo facilitar a resolução dos processos burocráticos com que os empresários da região se deparam, nomeadamente no que respeita à instalação de empresas ou à gestão quotidiana da mesma.

O Balcão Único Empresarial disponibiliza assim um conjunto polivalente de serviços, como por exemplo o fornecimento de energia, certificação e eficiência energética, seguros, telecomunicações, medicina e segurança no trabalho, entre muitos outros.

Em Évora, a AHRESP conta também com um BUE – a funcionar no Parque Industrial e Tecnológico – e para além dos espaços físicos espalhados um pouco por todo o país, o Balcão está ainda disponível em www.bue.pt e através de uma aplicação BUE Móvel, para smartphones ou tablets.

IV EXPO AVES ELVAS Em “À Conversa Com”

paulopepeA IV edição da Expo Aves Elvas 2013 realiza-se entre sexta-feira e domingo próximos, dias 1e 3 de novembro, no centro de negócios transfronteiriço da cidade.

Paulo Pepe (na foto), presidente da associação ornitológica de Elvas, apresentou o certame na edição desta quarta-feira, dia 30 de outubro, de “À Conversa Com” na Rádio Campo Maior.

Os expositores são provenientes de vários pontos da região e Espanha e “cerca de 300 aves” estarão disponíveis para o público apreciar. o certame abre ao público às 16 horas de sexta-feira, dia 1 de novembro.

Ouvir aqui À Conversa Com

 

ÉVORA/GNR: MILITARES SEM TREINO DE TIRO HÁ UM ANO

tiroA Associação de Profissionais da Guarda (APG – GNR) exigiu a “reativação imediata” da carreira de tiro de Évora, alertando para as “implicações gravíssimas” provocadas pela “falta de treino” dos militares.

António Barreira, da APG, em entrevista, relatou a situação em que se encontram os militares do comando de Évora da GNR.

A associação evoca ainda o investimento efetuado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) numa carreira de tiro, em Évora, inaugurada em 2009, e que nunca esteve operacional.

Ouvir aqui António Barreira

ALENTEJO TEM 312 MIL PESSOAS SEM ATIVIDADE (CENSOS 2011)

popuO Alentejo volta a atingir uma taxa de inatividade igual à registada em 1981, com os mesmos 41,2% de habitantes sem qualquer ocupação, depois de em 2001 ter baixado a média para 40,8.

Quer isto dizer, segundo censos de 2011, há 312 mil pessoas inativas entre os distritos de Évora, Beja, Portalegre e Litoral Alentejano.

Portalegre é o distrito que exibe os valores mais preocupantes, com 44,7% da população inativa, quando já em 2001 chegava aos 44,5, existindo ainda no Norte Alentejano concelhos que ultrapassam a média regional.

No Crato, a inatividade é de 58,2%, enquanto Nisa chega aos 55,2 e Castelo de vide aos 52,3.

Já o Alentejo Central exibe valores mais baixos, com 40,8, sendo o concelho de Alandroal o que se destaca pela negativa, com 46,9. Exatamente o mesmo valor apurado no ano de 2001.

“Colecção D. Luís” inaugurada hoje no Paço Ducal de Vila Viçosa

ColeoDLuisA Fundação da Casa de Bragança e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM),  inauguram a segunda parte da exposição “Colecção D. Luís”, a maior e mais importante colecção numismática de Portugal, que será apresentada por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da Fundação da Casa de Bragança, e por Rodrigo Brum, vogal do Conselho de Administração da INCM, dia 30 de outubro, pelas 16h00, no Paço Ducal de Vila Viçosa.

Esta colecção, que resulta da colaboração entre a INCM e a Fundação da Casa de Bragança, compreende dois núcleos expositivos: a coleção de moedas greco-romanas, suevas, visigodas e muçulmanas, disponíveis para visita em Vila Viçosa, e as moedas portuguesas compreendidas entre os reinados de D. Afonso Henriques e D. Pedro V, com exposição patente no átrio da Casa da Moeda, em Lisboa.

A iniciativa pretende contribuir para a preservação e valorização de um importante legado histórico e cultural, ajudando a conhecer um pouco melhor a figura do Rei D. Luís e fomentando o interesse pelo colecionismo e pela numismática.