A Autoridade de Gestão do INALENTEJO aprovou mais 19 projectos de investimento promovidos por microempresas do Alentejo no âmbito do Sistema de Incentivos às Microempresas do Interior, cujo investimento total ascende a 325 mil euros, com um incentivo FEDER associado de 141 mil euros, os quais vão permitir a criação de mais 32 novos postos de trabalho, com um prémio à criação de postos de trabalho de 415 mil euros.
Até ao momento, no âmbito deste Sistema de Incentivos, o INALENTEJO já apoiou 72 microempresas da Região Alentejo, permitindo a criação de 109 novos posto de trabalho. O investimento total a realizar associado a estes apoios ascende a 1.238 mil euros, a que corresponde um incentivo FEDER total de 589 mil euros e um prémio total à criação de postos de trabalho de 1.147 mil euros.
Os projectos agora aprovados correspondem à Fase IV do Sistema de Incentivos às Microempresas do Interior, abrangem diversos concelhos da Região Alentejo e enquadram-se em sectores de actividade diversificados, que passam pelo turismo, comércio, indústria e serviços.
O Sistema de Incentivos às Microempresas do Interior, que se enquadra no programa Valorizar Criar Valor com o Território, é um sistema simplificado de incentivos. Aplica-se a projectos de investimento inferior a 5 mil euros, ou igual ou superior a 5 mil euros, mas inferior a 25 mil euros nas freguesias não rurais, e à criação de até 2 postos de trabalho durante 12 meses.
A V e última fase de apoios do Sistema de Incentivos às Microempresas do Interior arrancou no dia 8 de Outubro e está aberta até ao dia 9 de Dezembro, dando oportunidade às microempresas para apresentarem as suas candidaturas a apoios, quer de promoção do investimento, quer de apoio à criação de postos de trabalho. Em complemento, há ainda a possibilidade de a parte do investimento não coberto por fundo perdido poder ser financiado através da linha de crédito INVESTE QREN.